Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5385
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O Lugar das docentes no curso de relações internacionais: ensaio analítico entre a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Universidade de Brasília (UNB) e a Universidade Federal de Goiás (UFG)
Título(s) alternativo(s): The place of teachers in the international relations course: analytical essay between the Federal University of Grande Dourados (UFGD), University of Brasilia (UNB) and the Federal University of Goiás (UFG)
EL Lugar del profesor en el curso de relaciones internacionales: ensayo analítico entre la Universidad Federal de Grande Dourados (UFGD), La Universidad de Brasilia (UNB) y la Universidad Federal de Goiás (UFG)
Autor(es): Santos, Laryssa Fernanda de Oliveira
Primeiro Orientador: Becker, Simone
metadata.dc.contributor.referee1: Galhera, Katiuscia Moren
metadata.dc.contributor.referee2: Maso, Tchella Fernandes
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo principal, analisar a representatividade feminina no corpo docente do curso de Relações Internacionais entre a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Universidade de Brasília (UnB) e Universidade Federal de Goiás (UFG). Inicialmente, o estudo utiliza-se de bibliografias, pesquisas e documentos de modo a relatar as adversidades vivenciadas e as resistências na carreira docente. A pesquisa aponta que, em umas das universidades analisadas, essas mulheres representam apenas 27,3% do corpo docente efetivo. Desse modo, a partir do contexto histórico do tema e das leituras realizadas, as considerações desejam trazer reflexões acerca da desigualdade de gênero, presente em todos os âmbitos da sociedade brasileira, com o foco principalmente na Ciência. Por fim, apresentará uma análise de dados comparativos entre a quantidade de homens e mulheres no quadro permanente dos professores do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) com a Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade Federal de Goiás (UFG), ambas instituições públicas do Centro-Oeste e reconhecidas pelo Ministério da Educação.
Abstract: The main objective of this research is to analyze the female representation in the faculty of the International Relations course between Federal University of Grande Dourados (UFGD), University of Brasília (UnB) and Federal University of Goiás (UFG) Initially, the study makes use of bibliographies, researches and documents in order to report the adversities experienced and the resistances in the teaching career. The research shows that, in one of the analyzed universities, these women represent only 27,3% of the effective faculty. Thus, from the historical context of the theme and the readings carried out, the considerations aim to bring reflections on the gender inequality, present in all spheres of Brazilian society, with a focus on Science. Finally, it will present an analysis of comparative data between the number of men and women in the permanent staff of professors of the International Relations course at the Federal University of Grande Dourados (UFGD) with the University of Brasília (UnB) and the Federal University of Goiás (UFG), both public institutions in the Midwest and recognized by the Ministry of Education.
El objetivo principal de esta investigación es analizar la representación femenina en la facultad del curso de Relaciones Internacionales entre la Universidad Federal de Grande Dourados (UFGD), la Universidad de Brasilia (UnB) y la Universidad Federal de Goiás (UFG). Inicialmente, el estudio utiliza bibliografías, investigaciones y documentos para reportar las adversidades vividas y las resistencias en la carrera docente. La investigación muestra que, en una de las universidades analizadas, estas mujeres representan solo el 27,3% del profesorado efectivo. Así, desde el contexto histórico del tema y las lecturas realizadas, las consideraciones apuntan a traer reflexiones sobre la desigualdad de género, presente en todos los ámbitos de la sociedad brasileña, con un enfoque principalmente en la Ciencia. Finalmente, se presentará un análisis de datos comparativos entre el número de hombres y mujeres en la plantilla permanente de profesores del curso de Relaciones Internacionales de la Universidad Federal de Grande Dourados (UFGD) con la Universidad de Brasilia (UnB) y la Universidad Federal. de Goiás (UFG), ambas instituciones públicas del Medio Oeste y reconocidas por el Ministerio de Educación.
Palavras-chave: Mulheres
Women
Docência
Teaching (Occupation)
Educação superior
Higher education
CNPq: CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Direito e Relações Internacionais
Citação: SANTOS, Laryssa Fernanda de Oliveira. O Lugar das docentes no curso de relações internacionais: ensaio analítico entre a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Universidade de Brasília (UNB) e a Universidade Federal de Goiás (UFG). 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Internacionais) – Faculdade de Direito e Relações Internacionais, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5385
Data do documento: 12-Nov-2021
Aparece nas coleções:Relações Internacionais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LaryssaFernandadeOliveiraSantos.pdf1,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.