Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5422
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Potencial cicloviário: um estudo de caso entre as avenidas Marcelino Pires e Weimar Gonçalves Torres em Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil
Título(s) alternativo(s): Cycling potential: a case study between Marcelino Pires and Weimar Gonçalves Torres avenues in Dourados, Mato Grosso do Sul, Brazil
Autor(es): Baracat, Lucas Alves
Primeiro Orientador: Altran, Daniele Araujo
metadata.dc.contributor.referee1: Barboza, Christian Souza
metadata.dc.contributor.referee2: Figueiredo, Nathalia Leite Bittencourt
Resumo: A bicicleta é considerada um meio de transporte sustentável, pois não emite gases poluentes durante o deslocamento e pode ser também uma alternativa econômica e facilitada ao desenfreado tráfego de veículos motores que cada vez mais ocupam e congestionam as ruas das cidades. Como forma de buscar e incentivar os meios não motorizados de transporte, este trabalho tem como objetivo analisar a potencialidade cicloviária da cidade de Dourados no estado de Mato Grosso do Sul, mais especificamente para duas importantes avenidas: Marcelino Pires e Weimar Gonçalves Torres. O estudo se dividiu em duas etapas. Na primeira foi abordado um estudo a respeito das características da cidade de forma mais abrangente analisando critérios como relevo, clima e tamanho, obtendo um determinado nível de potencialidade. Na segunda etapa, foi realizada a coleta de dados e informações referentes a cada uma das duas avenidas em questão, pontuando de acordo com os critérios de viabilidade técnica, segurança viária, facilidade para bicicletas, adaptabilidade e qualidade espacial e ambiental, obtendo os resultados de potencialidades parciais para cada um destes critérios em cada avenida. Dessa forma, os resultados obtidos foram satisfatórios para a primeira etapa, resultando em um potencial cicloviário muito alto para a cidade, e também satisfatórios para a segunda etapa, mais especificamente para a Avenida Marcelino Pires que recebeu potencialidade cicloviária alta, já a Avenida Weimar Gonçalves Torres obteve uma potencialidade média. Ao final, este trabalho também pode auxiliar aos órgãos públicos da cidade o planejamento e desenvolvimento de futuras rotas de transporte cicloviário.
Abstract: The bicycle is considered a sustainable means of transport, as it does not emit polluting gases during the journey and can also be an economical and facilitated alternative to the unbridled traffic of motor vehicles that increasingly occupy and congest city streets. As a way to seek and encourage nonmotorized means of transport, this work aims to analyze the cycling potential of the city of Dourados in the state of Mato Grosso do Sul, more specifically for two important avenues: Marcelino Pires and Weimar Gonçalves Torres. The study was divided into two stages. In the first one, a study about the characteristics of the city was approached in a more comprehensive way, analyzing criteria such as relief, climate and size, obtaining a certain level of potential. In the second stage, data and information were collected for each of the two avenues in question, scoring according to the criteria of technical feasibility, road safety, ease of bicycles, adaptability and spatial and environmental quality, obtaining the results of partial potentials for each of these criteria in each avenue. Thus, the results obtained were satisfactory for the first stage, resulting in a very high cycling potential for the city, and also satisfactory for the second stage, more specifically for Marcelino Pires avenue which received high cycling potential, whereas Weimar Gonçalves Torres avenue obtained an average capability. In the end, this work can also help the city's public bodies in the planning and development of future cycle transport routes.
Palavras-chave: Transporte cicloviário
Bicycle transportation
Mobilidade urbana
Urban mobility
Bicicleta
Bicycle
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Engenharia
Citação: BARACAT, Lucas Alves. Potencial cicloviário: um estudo de caso entre as avenidas Marcelino Pires e Weimar Gonçalves Torres em Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5422
Data do documento: 16-Nov-2021
Aparece nas coleções:Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LucasAlvesBaracat.pdf1,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.