Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5483
Tipo: Dissertação
Título: Grupo de estudos e apoio a profissionais e pais de pessoas com TEA: desafios da extensão universitária em atividades remotas
Título(s) alternativo(s): Study and support group for professionals and parents of people with ASD: university extension’s challenges in remote activities
Autor(es): Santos, Edilson Rebelo dos
Primeiro Orientador: Martins, Morgana de Fátima Agostini
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Veronica Aparecida
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Aline Maira da
Resumo: A presente dissertação objetivou compreender o percurso histórico e prático do Grupo de Estudos e Apoio a Profissionais e Pais de pessoas com TEA (GEAPPA), desde a sua criação. Em razão do GEAPPA ser um projeto de extensão universitária da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD, desde o ano de 2008, desenvolve atividades de suporte emocional, aconselhamento e formação continuada para familiares, profissionais da Saúde (Psicologia, Fisioterapia, entre outros) e profissionais da Educação que atuam nas Redes de Ensino Municipal, Estadual e Particular da cidade de Dourados-MS e região, pertinente a temática: Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Para tanto, utilizamos a abordagem da pesquisa qualitativa com base nos procedimentos do Estudo de Caso. Para tanto, usou-se os seguintes procedimentos metodológicos: uma coleta primária, ou seja, um levantamento documental da história do GEAPPA e a realização de entrevista semiestruturada com quatro participantes do grupo, para compreender as memórias e vivências ocorridas nos primeiros cinco anos de fundação do GEAPPA. Posteriormente uma coleta secundária realizada em duas etapas: a primeira etapa de abordagem qualitativa, que visava acompanhar as atividades promovidas pelo GEAPPA no período de execução das atividades remotas em virtude do contexto pandêmico, provocado pelo vírus da COVID-19, no período de abril a dezembro de 2021. E a segunda etapa, por meio da aplicação de questionário semiestruturado, online, para 87 membros do GEAPPA. As respostas apontam que: em virtude de as atividades serem realizadas remotamente, possibilitou que outras pessoas de Dourados e região participassem do grupo, ampliando assim, os conhecimentos sobre o TEA. Enfim, observou-se que o GEAPPA ao longo de sua história, em especial, no período de pandemia da COVID-19 tem se apresentado como um espaço de estudo, formação continuada, troca de vivências e práticas pedagógicas na perspectiva da inclusão escolar para alunos com TEA, desse modo, objetivando a transmissão, para seu público-alvo, de informações de qualidade e com segurança, ação tão difícil de achar na rede hoje. Portanto, entende-se que o GEAPPA cumpre a função da extensão universitária como processo interdisciplinar de interação entre Universidade e sociedade.
Abstract: This dissertation has aimed to understand the historical and practical path of the Study and Support Group for Professionals and Parents of People with ASD (Grupo de Estudos e Apoio a Profissionais e Pais de pessoas com TEA - GEAPPA), since its creation. Because GEAPPA is a university extension project of the Education College of Universdade Federal da Grande Dourados - UFGD, since 2008, it has been developing emotional support, counseling and continuing education activities for family members, health professionals (Psychology, Physiotherapy, among others) and education professionals who work in the Municipal, State and Private Education Networks in Dourados-MS and region, relevant to the theme: Autism Spectrum Disorder (ASD). For that, we used a qualitative approach research based on Case Study Procedures. To this end, the following methodological procedures were used: a primary collection, that is, a documentary survey of the history of GEAPPA and a semi-structured interview with four participants of the group, to understand the memories and experiences that occurred in the first five years of its foundation. Subsequently, a secondary assembly carried out in two stages: the first stage of a qualitative approach, which aimed to monitor the activities promoted by GEAPPA during the period of execution of remote activities due to the pandemic context, caused by the COVID-19 virus, in the period from April to December 2021. And the second stage, through the application of a semi-structured online questionnaire to 87 GEAPPA members. The answers indicate that: due to the activities being carried out remotely, it made it possible for other people from Dourados and region to participate in the group, thus expanding knowledge about ASD. Finally, it was observed that GEAPPA throughout its history, especially during the COVID-19 pandemic period has presented itself as a space for study, continuing education, exchange of experiences and pedagogical practices from the perspective of school inclusion for students with ASD, in this way, allowing the transmission, to its target audience, of quality information and with security, an action that is so difficult to find on the educational network nowadays. Therefore, it is understood that GEAPPA fulfills the function of university extension as an interdisciplinary process of interaction between university and society.
Palavras-chave: Autismo
Autism
Educação especial
Special education
Extensão universitária
University extension
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: SANTOS, Edilson Rebelo dos. Grupo de estudos e apoio a profissionais e pais de pessoas com TEA: desafios da extensão universitária em atividades remotas. 2021. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5483
Data do documento: 27-Mai-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EdilsondosSantosRebelo.pdf3,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.