Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5484
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Santos, Reinaldo dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7850164594444032pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Aline Maira da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0119179612439892pt_BR
dc.contributor.referee2Miranda, Angélica Conceição Dias-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2480208555392243pt_BR
dc.creatorSilva Filho, Givaldo Ramos da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6553805347490410pt_BR
dc.date.accessioned2023-05-02T14:19:47Z-
dc.date.available2023-05-02T14:19:47Z-
dc.date.issued2021-06-13-
dc.identifier.citationSILVA FILHO, Givaldo Ramos da. Educação, ciência e inclusão: arranjo de tecnologia assistiva para acessibilidade de pessoas com deficiência visual em periódicos científicos (BOCA-Pub). 2022. 224 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5484-
dc.description.abstractThis thesis aims at developing a social assistive technology by means of a social, pedagogical, and technical product to contribute to citizenship development and life quality of visually impaired people in the interaction with scientific knowledge. The methodology of exploratory research with documentary and bibliographic approach was adopted following the prescription, description and proposition approach model (PDP), initially considering the legislation and technical norms as reference for visually impaired people in scientific publications. Afterwards, academic publications on digital content accessibility, visual impairment and assistive technology were gathered, helping to describe the accessibility resources for visually impaired people, and supporting the arrangement of assistive technology for creating and turning scientific papers accessible to visually impaired readers. As a result, this research presents a prototype that provides, free of charge, an accessible version of scientific papers, converting the papers electronic original versions into videos played on the YouTube platform with larger textual elements and text content read aloud by a human voice.en
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo desenvolver uma tecnologia social assistiva por meio de um produto técnico-pedagógico-social visando promover a acessibilidade das pessoas com deficiência visual ao conhecimento disponibilizado em periódicos científicos. A metodologia utilizada foi a da pesquisa exploratória com abordagem documental e bibliográfica, seguindo o modelo de abordagem de prescrição, descrição e proposição (PDP), sendo abordado inicialmente o prescrito na legislação e nas normas técnicas como referencial de acessibilidade para pessoas com deficiência visual em publicações científicas. Na sequência, foi realizada a coleta de documentos e artigos científicos dos periódicos mais bem avaliados pela CAPES com o objetivo de verificar elementos de acessibilidade em publicações científicas. Em seguida, foi feita a recuperação de trabalhos sobre acessibilidade em conteúdos digitais, deficiência visual e Tecnologia Assistiva. Essa etapa fundamentou a descrição dos recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência visual e subsidiou a proposição de um arranjo de Tecnologia Assistiva para a elaboração e a adaptação de artigos científicos a fim de torná-los acessíveis a pessoas com deficiência visual. Como resultado, esta pesquisa apresenta um protótipo que disponibiliza gratuitamente, na plataforma on-line YouTube, a versão acessível em vídeo de artigos científicos originalmente publicados em formato eletrônico, com elementos textuais em fonte aumentada e áudio com leitura do conteúdo realizada por voz humana e entonada.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcos Pimentel (marcospimentel@ufgd.edu.br) on 2023-05-02T14:19:47Z No. of bitstreams: 1 GivaldoRamosdaSilvaFilho.pdf: 7515607 bytes, checksum: d981a99445173d183257961efbfbe192 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-05-02T14:19:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GivaldoRamosdaSilvaFilho.pdf: 7515607 bytes, checksum: d981a99445173d183257961efbfbe192 (MD5) Previous issue date: 2021-06-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProdução científicapt_BR
dc.subjectScientific productionen
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.subjectVisual impairmentsen
dc.subjectTecnologia assistivapt_BR
dc.subjectAssistive technologyen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEducação, ciência e inclusão: arranjo de tecnologia assistiva para acessibilidade de pessoas com deficiência visual em periódicos científicos (BOCA-Pub)pt_BR
dc.title.alternativeEducation, science and inclusion: arrangement of assistive technology for accessibility of visually impaired people in scientific journals (BOCA-Pub)en
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GivaldoRamosdaSilvaFilho.pdf7,34 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.