Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5489
Tipo: Dissertação
Título: Práticas de letramento na educação infantil: análise de material pedagógico para o ensino remoto
Título(s) alternativo(s): Prácticas de literacidad en educación infantil: análisis de material pedagógico utilizado para la enseñanza remota
Autor(es): Dias, Priscila da Rosa Lescano
Primeiro Orientador: Silva, Thaise da
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Aline Maira da
metadata.dc.contributor.referee2: Alencar, Edvonete Souza de
metadata.dc.contributor.referee3: Troquez, Marta Coelho Castro
Resumo: Esta investigação tem como tema central o letramento dos alunos da Educação Infantil. O objetivo geral é analisar se na proposta de material pedagógico apresentada pelos educadores durante o ensino remoto (Cadernos de Atividades Pedagógicas) estão inseridas atividades que permitem o letramento e, em caso positivo, como ele aparece representado. Os objetivos específicos são: refletir sobre a relevância do letramento na Educação Infantil, principalmente durante o distanciamento social; identificar e discutir os tipos de exercícios presentes nos Cadernos de Atividades da pré-escola, no que diz respeito às práticas e eventos de letramento; e contribuir com a sociedade ao oferecer uma análise e reflexão de como o letramento para esse grupo de estudantes foi demonstrado no material disponibilizado para as aulas a distância de uma escola do interior do Brasil, em 2020. Parte-se do pressuposto de que toda criança já possui uma bagagem de letramento quando inicia os estudos em uma instituição de Educação Infantil, bem como essas práticas são culturais e necessitam ser estimuladas no trabalho didático. Para compreensão do objeto deste estudo, utiliza-se como aporte teórico os Novos Estudos do Letramento (NLS) e, para obtenção dos dados, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa em Ciências Humanas, com o uso de técnicas de análise documental. Para tanto, examinou-se os Cadernos supracitados elaborados pelos professores de uma escola municipal de Amambai/MS para a educação remota infantil, em substituição às aulas presenciais durante a pandemia do coronavírus (covid-19). Observou-se a importância do papel mediador que o docente desempenha, e também foi possível perceber que quando os projetos de atividades para a Educação Infantil são limitados a tarefas impressas, deixam de se tornar atrativas e significativas, privando os discentes de vivenciar situações concretas de aprendizagem e, muitas vezes, dão mais valor ao fator conteudista do que ao desenvolvimento integral deles. Sendo assim, esta pesquisa atenta-se para o fato de que atividades de letramento também podem ser pedagogizadas afastando-se das propostas a que se destinam na esfera social.
Abstract: Esta investigación tiene como tema central la literacidad de los alumnos de Educación Infantil. El objetivo general es analizar si en la propuesta de material pedagógico presentada por los profesores durante la enseñanza remota (Cuadernos de Actividades Pedagógicas) hay actividades que posibilitan la literacidad y, en caso afirmativo, cómo aparece representada. Los objetivos específicos, son: reflexionar sobre la importancia de la literacidad en la Educación Infantil, especialmente durante el distanciamiento social; identificar y discutir los tipos de ejercicios presentes en los Cuadernos de Actividades del preescolar, en relación con las prácticas y eventos de literacidad; y contribuir a la sociedad ofreciendo un análisis y una reflexión sobre cómo se presentó la literacidad en el material puesto a disposición de un grupo de estudiantes con enseñanza remota de una escuela del interior de Brasil en el año 2020. Se supone que todo niño ya tiene conocimientos de literacidad cuando ingresa a una institución de Educación Infantil, así como que estas prácticas son culturales y necesitan ser estimuladas en el trabajo pedagógico. Para comprender el objeto de este estudio, se presenta como aporte teórico los Nuevos Estudios de Literacidad (NEL), y para la obtención de los datos se realizó una investigación cualitativa en ciencias humanas, utilizando técnicas de análisis de documentos. Para ello, se analizaron los Cuadernos de Actividades Pedagógicas elaborados por docentes de una escuela municipal de Amambai/MS para la enseñanza remota preescolar, en sustitución a las clases presenciales durante la pandemia del coronavirus (covid-19). Se observó la importancia del papel mediador que desempeña el docente y también se pudo constatar que cuando las propuestas de actividades para la Educación Infantil se limitan a actividades impresas, no consiguen ser atractivas y significativas, privando a los alumnos de experimentar situaciones concretas de aprendizaje y, muchas veces, dando más valor al factor contenido que a su desarrollo pleno. Por lo tanto, esta investigación llama la atención sobre el hecho de que las actividades de literacidad también pueden ser pedagógicas distanciándose de las propuestas del ámbito social.
Palavras-chave: Educação infantil
Early childhood education
Letramento
Literacy
Ensino à distância
Distance education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: DIAS, Priscila da Rosa Lescano. Práticas de letramento na educação infantil: análise de material pedagógico para o ensino remoto. 2022. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5489
Data do documento: 7-Mar-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PrisciladaRosaLescanoDias.pdf1,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.