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Tipo: Dissertação
Título: Inclusão escolar nas aulas de Educação Física: revisão sistemática sobre a prática pedagógica dos professores
Título(s) alternativo(s): School inclusion in Physical Education classes: systematic review of teachers' pedagogical practice
Inclusión escolar en las clases de Educación Física: revisión sistemática de la práctica pedagógica de los docentes
Autor(es): Almeida, Rodrigo Santos de
Primeiro Orientador: Silva, Aline Maira da
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Thaise da
metadata.dc.contributor.referee2: Rebelo, Andressa Santos
metadata.dc.contributor.referee3: Martins, Morgana de Fátima Agostini
Resumo: Nosso estudo trata das práticas pedagógicas inclusivas desenvolvidas nas aulas de Educação Física em escolas regulares. Buscamos mapear e analisar a produção científica nacional e internacional que investigou as práticas pedagógicas inclusivas nas aulas de Educação Física escolar; sistematizar estudos nacionais e internacionais sobre as práticas pedagógicas de professores de Educação Física com vistas a promoção da aprendizagem e do desenvolvimento dos alunos com deficiência; descrever e analisar os resultados encontrados pelos estudos sobre a efetividade de práticas pedagógicas inclusivas nas aulas de Educação Física; identificar práticas pedagógicas que promovam a participação e o aprendizado dos alunos com deficiência em classes comuns do ensino regular. Para alcançarmos os objetivos propostos, realizamos uma pesquisa bibliográfica de abordagem quantitativa e qualitativa, por meio de revisão sistemática, tendo como fonte de dados artigos científicos indexados na base de dados Web of Science. Organizamos e descrevemos todas as etapas da revisão sistemática em conformidade com o referencial adotado. 11 estudos foram considerados elegíveis de acordo os critérios de seleção empregados. Para análise temática, dividimos os artigos divididos em dois grupos: no grupo um, cinco artigos em abordaram processos de intervenção nos contextos investigados; no grupo dois, seis artigos que se debruçaram em reunir informações junto aos participantes. Observamos entre os resultados o abandono de práticas pedagógicas que estavam centradas no desenvolvimento de competências e habilidades recrutadas nos conteúdos de modalidades esportivas, por práticas que consideravam a diversidade de necessidades e promoção de múltiplas estratégias para atendê-las. Todas as cinco pesquisas reunidas no grupo um demonstraram sucesso nas intervenções, a atuação prática dos professores foi transformada, alterando positivamente os indicadores de escolarização dos alunos público-alvo da Educação Especial durante as aulas de Educação Física. Por outro lado, reconhecemos que, em alguns estudos, a escolarização dos alunos público-alvo da Educação Especial não acontecia de maneira efetiva. A colaboração entre pesquisadores e professores, entre professores, entre professores e alunos ou mesmo aquela reclamada pelos pais, contribuiu para a promoção de um contexto favorecedor de aprendizagem, em que todos se sentiram seguros para avançar na mudança de paradigma que compreende a sala de aula como sendo diversa e heterogênea, na qual as especificidades dos alunos são consideradas e a diversidade é celebrada.
Abstract: Our study deals with inclusive pedagogical practices developed in regular school Physical Education classes. We aim to map and analyze the national and international scientific production that investigated inclusive pedagogical practices in physical education classes; systematize national and international studies on physical education teachers' pedagogical practices to promote the learning and development of students with disabilities and describe and analyze the findings of studies on the effectiveness of inclusive pedagogical practices in physical education classes. In order to achieve the proposed objectives, we conducted a literature search with a quantitative and qualitative approach through a systematic review, having as a data source scientific articles indexed in the database Web of Science. We organized and described all stages of the systematic review following the adopted framework. Eleven studies were considered eligible, according to the selection criteria used. For the thematic analysis, we divided the papers into two groups: in group one, five articles addressed intervention processes in the contexts investigated; in group two, six articles focused on gathering information from the participants. Among the results, we observed the abandonment of pedagogical practices centered on developing competencies and skills recruited in the content of sports modalities by practices that considered the diversity of needs and the promotion of multiple strategies to meet them. All five studies gathered in group one showed success in the interventions; the practical performance of teachers was transformed, positively changing the schooling indicators of the target audience of Special Education during Physical Education classes. On the other hand, we recognize that, in some studies, the schooling of the target public of Special Education did not happen effectively. In this study, collaboration among researchers and teachers, among teachers themselves, among teachers and students, and even parents collaborated to the promotion of favorable learning contexts in which everyone felt safe to advance in the paradigm shift that understands the classroom as being diverse and heterogeneous, and the specificities of students are taken into consideration and diversity is celebrated.
Palavras-chave: Prática pedagógica inclusiva
Inclusive Pedagogical Practice
Educação física
Physical education
Pesquisa bibliográfica
Bibliographical research
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: ALMEIDA, Rodrigo Santos de. Inclusão escolar nas aulas de Educação Física: revisão sistemática sobre a prática pedagógica dos professores. 2022. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5491
Data do documento: 9-Ago-2022
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