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Tipo: Dissertação
Título: O Ensino de matemática na escola do campo Joaquim Vaz de Oliveira: considerações a partir das concepções pedagógicas de professores
Autor(es): Ferreira, Alex Sandro Alves
Primeiro Orientador: Oliveira, Maria Aparecida Mendes de
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Cintia Melo dos
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Ana Aline de Medeiros
metadata.dc.contributor.referee3: Camacho, Rodrigo Simão
Resumo: O objetivo dessa pesquisa é analisar como a disciplina de matemática vem sendo trabalhada na escola do campo Joaquim Vaz de Oliveira (JVO), a partir da concepção pedagógica dos professores de matemática. O trabalho foi desenvolvido tomando a partir de dois momentos: a análise das propostas para a Educação do Campo presentes em documentos normativos que regulamentam esta modalidade de ensino, e dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP); análise das entrevistas com os professores de matemática da escola. A compreensão de como a Educação do Campo no Brasil vem sendo instituída devido à luta da população do campo, com objetivo de garantir o direito à educação adequada às suas necessidades e especificidades, foi fundamental para fazermos um paralelo entre o que está proposto e o desdobramento destas propostas na escola. Encontramos no programa Etnomatemática uma possibilidade de refletir também sobre as propostas da Educação do Campo, pois estas consideram a necessidade de articular, no currículo da escola, os conhecimentos presentes na vivência de grupos socioculturais, particularmente, o saber/fazer no contexto da população do campo. Utilizamos como metodologia de organização dos dados produzidos no diálogo com os professores, a proposta do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) de Lefèvre e Lefèvre (2000). Ao analisarmos os dados, verificamos que, a partir da percepção dos professores, a escola cumpre a função de ser uma escola localizada no campo, isto é, os estudantes têm o direito de serem educados onde vivem — sítios, fazendas e chácaras da área rural na região de Dourados. Contudo, ainda muito é preciso para que a escola JVO alcance uma prática pedagógica pertinente ao proposto tanto pela Educação do Campo, quando pela Etnomatemática.
Abstract: The objective of this research is to analyze how the mathematics discipline has been working in the rural school Joaquim Vaz de Oliveira (JVO) from the pedagogical conception of mathematics teachers. This paper was developed in two diferent moments, one of it is the analysis of the proposals for Rural Education present in normative documents that regulate this modality of teaching, the other way was about the Pedagogical Political Projects (PPP), adding interviews with Mathematics teachers who work in the school. Understanding how Rural Education in Brazil has been instituted by the struggle of the rural population with the objective of guaranteeing the right and adequated education to their needs and specificities was fundamental for us to make a parallel between what is proposed and the unfolding of these proposals in this school. Ethnomathematics program shows a possibility of reflecting between the links with the proposals for Rural Education, considering that these establish relationships, for considering the needed articulating in this school curriculum to the knowledge present in the experience of sociocultural groups, particularly, knowing/doing in this context of the rural population. As a methodology for organizing the data produced in the dialogue with the teachers, the proposal of the Discourse of the Collective Subject (DSC) by Lefèvre and Lefèvre (2000) was used. When analyzing the data, we found out the teachers' perception, in the school fulfills the function of being "in rural area", that means, students have the right to be educated, thinking about where they live — farmstead, farms and other rural places in this especific region of Dourados city. However, much remains to be done for the JVO school to achieve a pedagogical practice that is relevant to what is proposed by both Rural Education and Ethnomathematics.
Palavras-chave: Professores de matemática
Mathematics teachers
Educação rural
Rural education
Etnomatemática
Ethnomathematics
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade Intercultural Indígena
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação e Territorialidade
Citação: FERREIRA, Alex Sandro Alves. O Ensino de matemática na escola do campo Joaquim Vaz de Oliveira: considerações a partir das concepções pedagógicas de professores. 2022. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Territorialidade) - Faculdade Intercultural Indígena, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5501
Data do documento: 12-Dez-2022
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