Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5515
Tipo: Dissertação
Título: A Percepção da aprendizagem dos discentes de sociologia antes e após “ensino” remoto: o caso da escola Juscelino Kubitschek de Santa Luzia D’oeste – RO
Título(s) alternativo(s): Del aprendizaje de dos estudiantes de la disciplina de sociologia del bachillerato de la escola estadual de ensino fundamental e Juscelino Kubitschek del municipio de Santa Luzia D'oeste - RO
Autor(es): Segatto, Neusila
Primeiro Orientador: Martins, Daniel Valério
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Marschner, Walter Roberto
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Denise
metadata.dc.contributor.referee2: Martins, Racquel Valério
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo primordial realizar um estudo comparativo do aprendizado dos discentes na disciplina de Sociologia do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Juscelino Kubitschek do município de Santa Luzia D’Oeste – RO e compreender quais as expectativas sobre a universidade antes e após o “ensino” remoto. O retorno às aulas no mês de abril de 2020 foi caracterizado pela modalidade de ensino supracitado, o que levou professores a utilizarem métodos até então pouco conhecidos. Junto à nova modalidade de ensino proposta pelo Estado adveio o debate por parte da comunidade estudantil, elencando as dificuldades provocadas por questões objetivas para ter acesso às aulas. Destacam-se a importância sobre uma maioria dos estudantes que é oriunda da classe trabalhadora de baixa renda que não têm instrumentos como smartphones e computadores, a minoria que tem esses instrumentos não têm programas compatíveis, e devemos lembrar que a internet e a energia elétrica não atendem à demanda necessária. Observam-se que a educação no contexto atual enfrenta desafios que vão desde a adequação dos profissionais à realidade enfrentada pelos discentes e familiares, e consequentemente a dificuldade de aguçar a curiosidade dos mesmos, que enfrentam problema em adaptar-se a ausência física das aulas e em disciplinarem-se nos horários de estudos, além da insegurança em relação a seu futuro acadêmico. No cenário atual, o discurso mostrado por parte das autoridades em educação sobre a qualidade do “ensino” remoto1 é questionado pela maneira que foi imposto para a comunidade escolar, pois a disparidade no acesso às ferramentas, podem trazer consequências e fortalecer as desigualdades sociais. Quanto a metodologia, foi desenvolvida através de questionários e estudos documentais, aplicando o método misto – qualitativo seguido pelos dados quantitativos - alicerçados na perspectiva êmica, ética e dialética que dará um aspecto completo da visão dos entrevistados e do pesquisador, aplicando técnica de observação, análise de discurso e análise de conteúdo fazendo uma triangulação entre os documentos pesquisados com a percepção de aprendizagem dos discentes do ensino médio na disciplina de Sociologia da EEEFM Juscelino Kubistchek no município de Santa Luzia D’Oeste - RO. Os indicadores da pesquisa apontaram as condições de acesso dos estudantes às aulas nos períodos, antes e após o “ensino” remoto e mapeou o rendimento escolar dos alunos da disciplina de Sociologia do Ensino Médio entre o período de 2019-2022, comparou os resultados antes e após o “ensino” remoto, e ao mesmo tempo observou e identificou as diferentes expectativas dos discentes sobre os estudos universitários.
Abstract: El objetivo principal de esta investigación es realizar un estudio comparativo del aprendizaje de dos estudiantes de la disciplina de Sociología del bachillerato de la Escola Estadual de Ensino Fundamental e Juscelino Kubitschek del municipio de Santa Luzia D'Oeste - RO y comprender cuáles eran las expectativas sobre la universidad antes y después de la “enseñanza” a distancia. El regreso a las clases en el mes de abril de 2020 se caracterizó por la mencionada modalidad de enseñanza mencionado, que llevó a los docentes a utilizaren métodos que en ese momento eran poco conocidos. Junto a la nueva modalidad de enseñanza propuesta por el Estado surgió el debate por la comunidad estudiantil, enumerando las dificultades que generadas por cuestiones objetivas para tener acceso a las clases. Resaltamos la importancia de una mayoría de estudiantes que son de la clase trabajadora de pocos recursos que no cuentan con instrumentos como smartphones y ordenadores, la minoría que cuentan con estos instrumentos no cuentan con programas compatibles, y debemos mencionar que el internet y la electricidad no cubre la demanda necesaria. Se observa que la educación en el contexto actual enfrenta desafíos que van desde la adecuación de los profesionales a la realidad que enfrentan los estudiantes y sus familias, y consecuentemente la dificultad de despertar su curiosidad, quienes enfrentan problemas para adaptarse a la ausencia física de las clases y disciplinarse en los horarios de estudio, además de la inseguridad en relación a su futuro académico. En el escenario actual, el discurso mostrado por las autoridades educativas sobre la calidad de la “enseñanza” a distancia es cuestionado por la forma en que se impuso a la comunidad escolar, ya que la disparidad en el acceso a las herramientas puede tener consecuencias y fortalecer las desigualdades sociales. En cuanto a la metodología, se desarrolló a través de cuestionarios y estudios documentales, aplicando el método mixto - cualitativo seguido de datos cuantitativos - basado en la perspectiva émica, ética y dialéctica que dará un aspecto completo de la mirada de los entrevistados y del investigador. aplicando la técnica de observación, análisis del discurso y análisis de contenido haciendo una triangulación entre los documentos investigados con la percepción de aprendizaje de los estudiantes de bachillerato en la disciplina de Sociología en EEFM Juscelino Kubistchek en el municipio de Santa Luzia D'Oeste - RO. Los indicadores de la investigación señalaron las condiciones de acceso de los estudiantes a las clases en los períodos, antes y después de la “enseñanza” a distancia, y mapearon el rendimiento académico de los estudiantes en la disciplina de Sociología del bachillerato entre el período 2019-2022, compararon los resultados antes y después de la “enseñanza” a distancia, y al mismo tiempo observar e identificar las diferentes expectativas de los estudiantes sobre los estudios universitarios.
Palavras-chave: Educação
Education
Ensino à distância
Distance education
Percepção dos alunos
Students perception
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade Intercultural Indígena
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação e Territorialidade
Citação: A Percepção da aprendizagem dos discentes de sociologia antes e após “ensino” remoto: o caso da escola Juscelino Kubitschek de Santa Luzia D’oeste – RO. 2023. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Territorialidade) - Faculdade Intercultural Indígena, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5515
Data do documento: 3-Abr-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação e Territorialidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NeusilaSegatto.pdf2,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.