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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Estudo das manifestações patológicas de pavimento flexível em um trecho da rua Balbina de Matos na cidade de Dourados/MS
Título(s) alternativo(s): Study of pathological manifestations of flexible pavement in a section of rua Balbina de Matos in the city of Dourados/MS
Autor(es): Santos, Bianca Tagara dos
Primeiro Orientador: Walz, Leonardo da Rosa
metadata.dc.contributor.referee1: Mello, André Felipe Aparecido de
metadata.dc.contributor.referee2: Altran, Daniele Araujo
Resumo: O pavimento é uma superestrutura formada por camadas compostas por materiais combinados para resistir aos esforços e cálculos dimensionados para o tráfego da via. Entretanto, devido a diversos fatores, as pavimentações podem sofrer de manifestações patológicas. O presente estudo busca analisar de forma qualitativa e quantitativa as condições de um trecho da Rua Balbina de Matos, Dourados-MS, via de ligação para a região universitária da cidade. A pesquisa foi realizada através da utilização das Normas DNIT 005/2003 – TER, DNIT 006/2003 – PRO e DNIT 009/2003 – PRO. A partir da normativa de terminologia dos defeitos, se faz possível a análise visual das manifestações patológicas encontradas, possibilitando sua quantificação. Já com o uso da Norma DNIT 006/2003 – PRO e utilização dos dados coletados na via, foi realiza a aplicação do método de avaliação objetiva usando o Índice de Gravidade Global – IGG – que indica o se o estado de conservação do pavimento está ótimo, bom, regular, ruim ou péssimo. Através do estudo realizado, foi constatado que o trecho em questão apresenta valor de IGG correspondente ao conceito de conservação ruim, apresentando várias manifestações patológicas, como panelas, fissuras, trincas interligadas e isoladas e afundamento plástico, o que infere na necessidade de implementação de melhorias para que se obtenha uma via com bom estado de rolamento, segurança e economia para o usuário.
Abstract: The pavement is a superstructure formed by layers composed of materials combined to resist the efforts and calculations dimensioned for the road traffic. However, due to several factors, the paving can suffer pathological manifestations. The present study seeks to analyze qualitatively and quantitatively the conditions of a section of Rua Balbina de Matos, Dourados-MS, a connection route to the university region of the city. The research was carried out using the Norms DNIT 005/2003 – TER, DNIT 006/2003 – PRO and DNIT 009/2003 – PRO. Based on the standard defect terminology, it is possible to visually analyze the pathological manifestations found, allowing their quantification. With the use of Norm DNIT 006/2003 – PRO and the use of data collected on the road, an objective evaluation method was applied using the Global Gravity Index – GGI – which indicates whether the state of conservation of the pavement is excellent, good, regular, bad or very bad. Through the study carried out, it was verified that the section in question presents a GGI value corresponding to the concept of poor conservation, presenting several pathological manifestations, such as pans, fissures, interconnected and individual cracks and plastic foundation, which infers the need to implement improvements in order to obtain a road with good rolling condition, safety and economy for the user.
Palavras-chave: Pavimento flexível
Flexible pavement
Análise patológica (Construção Civil)
Pathological analysis (Construction)
Via urbana
Urban road
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Engenharia
Citação: SANTOS, Bianca Tagara dos. Estudo das manifestações patológicas de pavimento flexível em um trecho da rua Balbina de Matos na cidade de Dourados/MS. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5571
Data do documento: 24-Abr-2023
Aparece nas coleções:Engenharia Civil

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