Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5622
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Desenvolvimento de produtos digitais em uma startup foodtech
Título(s) alternativo(s): Digital product development in a startup foodtech
Desarrollo de productos digitales en una startup foodtech
Autor(es): Melo, Oliver Sanabria de
Primeiro Orientador: Silva, Marcos Meurer da
metadata.dc.contributor.referee1: Freitas, Larissa Diniz
metadata.dc.contributor.referee2: Facó, Renata Tilemann
Resumo: Entende-se uma startup como uma empresa em estágio inicial, que resolve uma solução dentro de um modelo de negócios escalável. A empresa estudada é um startup que tem um modelo de negócios de plataforma. No modelo de plataforma a empresa tem mais de um cliente a ser atendido, sendo no caso do startup estudada, três clientes, os consumidores, os criadores de conteúdo e os fornecedores. Nesse sentido, foram aplicadas ferramentas de desenvolvimento de produtos digitais, para melhorar o modelo de negócios da empresa e construir propostas de valor que atendam aos seus criadores de conteúdo. Como metodologia foram utilizadas ferramentas de ideação e entrevistas com os usuários para construção da nova proposta de valor. Como resultado final foram desenhadas duas sugestões de proposta de valor para a startup, sendo analisadas seus impactos negativos e positivos. Com as sugestões desenhadas foi observado um maior interesse por parte dos criadores de conteúdo em aderir a plataforma.
Abstract: Startup is understood as a company in an early stage, which develops a solution on a scalable business model. The company which was analyzed is a startup with a platform business model. At this model, the company has more than one customer to be served, specifically in the studied case three customers: the consumers, content creators and providers. In this sense, digital product development tools were applied to improve the company's business model and build value propositions that serve its content creators. As a methodology, ideation tools and user interviews were utilized to construct a new value proposition. As a final result, two value proposition suggestions for the startup were designed and they were analyzed on its negative and positive impacts. With the designed suggestions, a greater interest on the part of content creators in joining the platform was observed.
Startup se entiende como una empresa en una etapa temprana, que desarrolla una solución sobre un modelo de negocio escalable. La empresa analizada es una startup con modelo de negocio de plataforma. En este modelo, la empresa tiene más de un cliente al que atender, concretamente en el caso estudiado tres clientes: los consumidores, los creadores de contenidos y los proveedores. En este sentido, se aplicaron herramientas de desarrollo de productos digitales para mejorar el modelo de negocio de la empresa y construir propuestas de valor que sirvan a sus creadores de contenido. Como metodología, se utilizaron herramientas de ideación y entrevistas a usuarios para construir una nueva propuesta de valor. Como resultado final, se diseñaron dos sugerencias de propuestas de valor para la startup y se analizaron sus impactos negativos y positivos. Con las sugerencias diseñadas se observó un mayor interés por parte de los creadores de contenido en unirse a la plataforma.
Palavras-chave: Produto digital
Digital product
Plano de negócios
Business planning
Valor de mercado
Market value
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Engenharia
Citação: MELO, Oliver Sanabria de. Desenvolvimento de produtos digitais em uma startup foodtech. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5622
Data do documento: 8-Out-2021
Aparece nas coleções:Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OliverSanabriadeMelo.pdf683,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.