Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5659
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Martins, Daniel Valério-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5153427373291259pt_BR
dc.contributor.referee1Knapp, Cássio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4857348638767680pt_BR
dc.contributor.referee2Sousa, Maria Veirislene Lavor-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8794003337133142pt_BR
dc.creatorCardozo, Cibeli Gonçalves-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/0346838726030327pt_BR
dc.date.accessioned2023-08-02T22:04:45Z-
dc.date.available2023-08-02T22:04:45Z-
dc.date.issued2023-04-11-
dc.identifier.citationCARDOZO, Cibeli Gonçalves. Uma Análise inter e sobrecultural a partir da ótica dos sujeitos envolvidos no terceiro ano do ensino médio da Escola Intercultural Indígena Guateka entre os anos de 2019 e 2022. 2023. 160 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Territorialidade) - Faculdade Intercultural Indígena, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5659-
dc.description.abstractThe history of Brazilian indigenous education is associated with colonization, as the Portuguese e Spanish, upon encountering the natives, subjected them to catechism and assimilation into a new culture, modeled after Europe. This period was marked by violence and exploitation of indigenous peoples. It was only in 1988 that indigenous Brazilians were effectively protected by the State and had their rights guaranteed, including the right to school education. This bilingual, intercultural, and differentiated teaching granted autonomy to administrators and teachers to develop their own learning processes, elaborate specific curricula and pedagogical projects, thus considering all their specificities. Knowing that indigenous school education should be intercultural, we investigated, through a Quali-qualitative ethnographic approach, the understanding of graduates and teachers from Guateka school regarding the term interculturality. The results pointed to the need for interculturality to be better explored, especially by teachers, due to their superficial understanding of its concept and applicability.en
dc.description.resumoA história da educação escolar indígena brasileira está associada à colonização. Os portugueses e espanhóis, ao se depararem com os nativos, submeteram-nos à catequização e à assimilação de uma nova cultura, nos moldes europeus, um período marcado por violência e exploração dos povos indígenas. Foi apenas em 1988 que o indígena brasileiro de fato passou a ser protegido pelo Estado e teve seus direitos garantidos, dentre eles o direito à educação escolar. Este se dá a partir de um ensino bilíngue, intercultural e diferenciado, que concedeu autonomia aos gestores e professores para desenvolverem processos próprios de aprendizagem, elaborar currículos e Projetos Pedagógicos específicos, contemplando assim todas as suas especificidades. Sabendo que a educação escolar indígena deve ser intercultural, investigamos por meio da abordagem Quali-Quantitativa e etnográfica, a compreensão de egressos e docentes da escola Guateka, acerca do termo interculturalidade. Os resultados apontaram para a necessidade de a interculturalidade ser melhor explorada, em especial pelos docentes, devido à compreensão superficial acerca do seu conceito e sua aplicabilidade.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcos Pimentel (marcospimentel@ufgd.edu.br) on 2023-08-02T22:04:45Z No. of bitstreams: 1 CibeliGonçalvesCardozo.pdf: 3089151 bytes, checksum: 06a84c1f8e55e4dea9d61642262566cd (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-02T22:04:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CibeliGonçalvesCardozo.pdf: 3089151 bytes, checksum: 06a84c1f8e55e4dea9d61642262566cd (MD5) Previous issue date: 2023-04-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade Intercultural Indígenapt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Educação e Territorialidadept_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPovos indígenas - educaçãopt_BR
dc.subjectIndigenous peoples - educationen
dc.subjectRelações culturaispt_BR
dc.subjectCultural relationsen
dc.subjectEducação culturalpt_BR
dc.subjectCultural educationen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICASpt_BR
dc.titleUma Análise inter e sobrecultural a partir da ótica dos sujeitos envolvidos no terceiro ano do ensino médio da Escola Intercultural Indígena Guateka entre os anos de 2019 e 2022pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação e Territorialidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CibeliGonçalvesCardozo.pdf3,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.