Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5701
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A Internacionalização da empresa FS bioenergia: a relevância do marketing internacional e das pautas esg
Título(s) alternativo(s): The Internationalization of FS Bioenergia Company: the relevance of international marketing and the ESG guidelines
La Internacionalización de la compañia FS Bioenergia: La relevancia del marketing internacional y los criterios ESG
Autor(es): Paredes, Taynara Leandra Torquato
Primeiro Orientador: Silva, Luciano Pereira Duarte
metadata.dc.contributor.referee1: Moreira Junior, Hermes
metadata.dc.contributor.referee2: Firmino, Paul Clívilan Santos
Resumo: A internacionalização de uma empresa pode ocorrer através de algumas formas como: exportação de seus produtos, inserção da empresa em território estrangeiro ou ampliação de seu Investimento Estrangeiro Direto (IED). Dessa forma, iremos analisar como o marketing internacional participa desse processo e como ele hoje passa a incorporar de forma mais intensa o fenômeno do ESG (Environment, Social, Governance). Para realizar tais reflexões o trabalho tem como caso de estudo a empresa FS Bioenergia, que iniciou a instalação de unidades produtivas no estado do Mato Grosso a partir de 2015. Para isso, foram realizadas análises bibliográficas acerca dos pontos de internacionalização, marketing, ESG e sustentabilidade; levantamento e análise de peças de marketing divulgados pela empresa FS Bioenergia; assim como a realização de uma entrevista com o chefe de marketing da mesma empresa para reflexão e aprofundamento. A conclusão que se tem é que a internacionalização da empresa que foi objeto de análise tem acontecido de forma especialmente voltada à busca pela ampliação de seu IED e relacionamento com os investidores que operam no mercado financeiro. Relacionado a isso, observa-se uma maior importância do marketing, especialmente preocupado em destacar a imagem de produção sustentável da empresa, assim como suas ações voltadas para o meio ambiente, sociedade e governança.
Abstract: The internationalization of a company can occur through a few ways, such as: exporting its products, inserting the company in foreign territory or expanding its Foreign Direct Investment (FDI). That way, we will analyze how international marketing participates in this process and how the company intensively incorporates the phenomenon of ESG (Environment, Social, Governance). To carry out such reflections, the paper has as a case study of the company FS Bioenergia, which started the installation of plants in the state of Mato Grosso in 2015. For this, bibliographic analyzes were carried out on the points of internationalization, marketing, ESG and sustainability; survey and analysis of marketing pieces published by the company FS Bioenergia; as well as conducting an interview with the head of marketing of the same company for reflection and deepening. The conclusion reached is that the internationalization of the company that was the object of analysis has been especially focused on the search for the expansion of its FDI and relationship with investors operating in the financial market. Related to this, there is a greater importance of marketing, especially concerned with highlighting the company's image of sustainable production, as well as its actions aimed at the environment, society and governance.
La internacionalización de una compañia puede darse mediante de algunas maneras como: exportación de sus productos, inserción de la empresa en territorio extranjero o expansión de su Inversión Extranjera Directa (IED). Así, analizaremos cómo el marketing internacional participa en este proceso y cómo ahora incorpora con más intensidad el fenómeno ESG (Environment, Social, Governance). Para llevar a cabo tales reflexiones, el trabajo tiene como estudio de caso la compañia FS Bioenergia, que inició la instalación de unidades de producción en el estado de Mato Grosso en 2015. Para ello, se realizaron análisis bibliográficos sobre los puntos de internacionalización, marketing, ESG y sostenibilidad; encuesta y análisis de piezas de marketing publicadas por la empresa FS Bioenergia; así como realizar una entrevista con el responsable de marketing de la misma empresa para su reflexión y profundización. La conclusión es que la internacionalización de la empresa que fue objeto de análisis se ha producido de una manera especialmente enfocada a la búsqueda de la expansión de su IED y la relación con los inversores que operan en el mercado financiero. Relacionado con esto, existe una mayor importancia del marketing, especialmente preocupado por resaltar la imagen de producción sostenible de la empresa, así como sus acciones centradas en el medio ambiente, la sociedad y la gobernanza.
Palavras-chave: Internacionalização
Internationalization
Marketing verde
Green marketing
Empresas - finanças
Business enterprises - finance
CNPq: CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Direito e Relações Internacionais
Citação: PAREDES, Taynara Leandra Torquato. A Internacionalização da empresa FS bioenergia: a relevância do marketing internacional e das pautas esg. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Internacionais) - Faculdade de Direito e Relações Internacionais, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5701
Data do documento: 29-Nov-2022
Aparece nas coleções:Relações Internacionais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TaynaraLeandraTorquatoParedes.pdf5,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.