Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5709
Tipo: | Dissertação |
Título: | O Papel do lugar na geografia escolar: uma análise a partir das trajetórias de migrantes nordestinos no município de Angélica/MS |
Título(s) alternativo(s): | The role of place in school geography: an analysis based on the trajectories of northeastern migrants in the city of Angélica/MS |
Autor(es): | Silva, Talita Pádua Dias da |
Primeiro Orientador: | Mondardo, Marcos Leandro |
metadata.dc.contributor.referee1: | Nunes, Flaviana Gasparotti |
metadata.dc.contributor.referee2: | Bomtempo, Denise Cristina |
Resumo: | Este estudo constitui uma análise do papel do lugar na Geografia escolar a partir das trajetórias de alunos(as), migrantes nordestinos, na rede estadual do município de Angélica/MS, considerando suas vivências e experiências. Para isso, analisamos nesta pesquisa o ensino da Geografia tendo como ponto de partida a discussão de lugar, corroborando com o contexto cultural na construção da identidade dos alunos(as) vindos da região Nordeste, uma vez que esses estudantes pertencem à cultura, crenças e memórias diferentes das atualmente vivenciadas. O lugar é a categoria geográfica que se refere ao espaço vivido, onde se estabelecem as relações próximas. Este trabalho tem uma abordagemepistemológica sobre o lugar na formação do estudante, evidenciando as práticas docentes e o processo de ensino e aprendizagem de modo que se possa compreender a problemática do trabalho educacional, com foco nas metodologias ativas para o estimulo da formação estudantil e a construção social. A partir dos dados analisados nesta pesquisa é possível afirmar que há possibilidade de construção do conhecimento geográfico por meio da relação professor e aluno nordestino e não nordestino, como algo relevante, levando em conta o envolvimento dos mesmos no decorrer das aulas, respaldando-se nas memórias, histórias e trajetórias. |
Abstract: | In this study, it constitutes an analysis of the study of place in school Geography, from the trajectories of northeastern migrant students in the state network of the municipality of Angélica/MS, considering their experiences and experiences, that is, we will analyze in this research the teaching of Geography , having as a starting point the discussion of place corroborating with the cultural context in the construction of the identity of students from the Northeast region, since these students belong to a culture, beliefs and memories different fromthose currently experienced. For the place is the geographic category that refers to the lived space, where close relationships are established. The work has an epistemological approach about the "place" in student education, highlighting teaching practices and the teaching and learning process, so that it can understand the problem of educational work, focusing on activemethodologies that stimulate student training and the social construction. And from the data analyzed in this research, we can consider the possibility of building geographic knowledge through the relationship between professor and student, Northeastern and non-Northeastern, as something relevant, taking into account their involvement during the classes, supporting the memories, stories , and trajectories. |
Palavras-chave: | Geografia - ensino e aprendizagem Geography - study and teaching Trajetória de vida Life trajectory Migrantes Migrants |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Grande Dourados |
Sigla da Instituição: | UFGD |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Humanas |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de pós-graduação em Geografia |
Citação: | SILVA, Talita Pádua Dias da. O Papel do lugar na geografia escolar: uma análise a partir das trajetórias de migrantes nordestinos no município de Angélica/MS. 2023. 106 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5709 |
Data do documento: | 14-Jul-2023 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Geografia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TalitaPáduaDiasdaSilva.pdf | 3,78 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.