Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5735
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Aquino, Juliana Maria de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4826642580306424pt_BR
dc.contributor.referee1Carvalho, Leandro Vinícios-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3895324843750146pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Pedro Rodrigues de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2027376969941649pt_BR
dc.creatorVilhalba, Gabriely Marangon-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/4412224221343763pt_BR
dc.date.accessioned2023-09-21T15:27:13Z-
dc.date.available2023-09-21T15:27:13Z-
dc.date.issued2023-08-31-
dc.identifier.citationVILHALBA, Gabriely Marangon. Educação financeira no ensino médio: uma análise de impacto do currículo de referência do Mato Grosso do Sul sobre o conhecimento dos estudantes em Itaporã. 2023. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Econômicas) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5735-
dc.description.abstractThis study aims to evaluate the impact of implementing a curriculum that includes financial education in public high schools in Itaporã, Mato Grosso do Sul, Brazil. This evaluation is based on a comparative analysis between high school and elementary school students. By using pre-and post-implementation curriculum questionnaires, the students' financial knowledge, behaviors, and perceptions were explored. Statistical techniques such as means, proportions, and tests of mean differences were employed, revealing that the new curriculum was positively associated with a greater understanding of finance. In high schools, there was an increase in grades and in the perceived importance of financial education. Moreover, there were improvements in the comprehension of investments. These results underscore the positive connection between the intervention and students' financial knowledge and behaviors.en
dc.description.resumoEste estudo visa avaliar o impacto da implementação do currículo que inclui a educação financeira nas escolas públicas de Ensino Médio em Itaporã/MS, a partir de uma análise comparativa entre alunos do Ensino Médio e Ensino Fundamental. Por meio da aplicação de questionários pré e pós-implantação do currículo, explorou-se o conhecimento, o comportamento financeiro e as percepções dos alunos. Utilizando técnicas estatísticas, como médias, proporções e testes de diferenças de médias, descobriu-seque o novo currículo se associou positivamente a um maior conhecimento sobre finanças, pois no Ensino Médio houve um aumento nas notas e na percepção da importância da educação financeira, e também houve ganhos no entendimento sobre investimentos. Esses resultados destacam a associação positiva da intervenção no conhecimento e comportamento financeiro dos alunos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcos Pimentel (marcospimentel@ufgd.edu.br) on 2023-09-21T15:27:13Z No. of bitstreams: 1 GabrielyMarangonVilhalba.pdf: 1113948 bytes, checksum: d756fa107c1fd4dc445ed96e197e45c3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-09-21T15:27:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GabrielyMarangonVilhalba.pdf: 1113948 bytes, checksum: d756fa107c1fd4dc445ed96e197e45c3 (MD5) Previous issue date: 2023-08-31en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectFinancial educationen
dc.subjectCurrículo escolarpt_BR
dc.subjectSchool curriculumen
dc.subjectEducação básica - ensino médiopt_BR
dc.subjectHigh educationen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.titleEducação financeira no ensino médio: uma análise de impacto do currículo de referência do Mato Grosso do Sul sobre o conhecimento dos estudantes em Itaporãpt_BR
dc.title.alternativeFinancial education in high school: an analysis of the impact of the reference curriculum in Mato Grosso do Sul on students' knowledge in Itaporãen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GabrielyMarangonVilhalba.pdf1,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.