Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5735
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Educação financeira no ensino médio: uma análise de impacto do currículo de referência do Mato Grosso do Sul sobre o conhecimento dos estudantes em Itaporã |
Título(s) alternativo(s): | Financial education in high school: an analysis of the impact of the reference curriculum in Mato Grosso do Sul on students' knowledge in Itaporã |
Autor(es): | Vilhalba, Gabriely Marangon |
Primeiro Orientador: | Aquino, Juliana Maria de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Carvalho, Leandro Vinícios |
metadata.dc.contributor.referee2: | Oliveira, Pedro Rodrigues de |
Resumo: | Este estudo visa avaliar o impacto da implementação do currículo que inclui a educação financeira nas escolas públicas de Ensino Médio em Itaporã/MS, a partir de uma análise comparativa entre alunos do Ensino Médio e Ensino Fundamental. Por meio da aplicação de questionários pré e pós-implantação do currículo, explorou-se o conhecimento, o comportamento financeiro e as percepções dos alunos. Utilizando técnicas estatísticas, como médias, proporções e testes de diferenças de médias, descobriu-seque o novo currículo se associou positivamente a um maior conhecimento sobre finanças, pois no Ensino Médio houve um aumento nas notas e na percepção da importância da educação financeira, e também houve ganhos no entendimento sobre investimentos. Esses resultados destacam a associação positiva da intervenção no conhecimento e comportamento financeiro dos alunos. |
Abstract: | This study aims to evaluate the impact of implementing a curriculum that includes financial education in public high schools in Itaporã, Mato Grosso do Sul, Brazil. This evaluation is based on a comparative analysis between high school and elementary school students. By using pre-and post-implementation curriculum questionnaires, the students' financial knowledge, behaviors, and perceptions were explored. Statistical techniques such as means, proportions, and tests of mean differences were employed, revealing that the new curriculum was positively associated with a greater understanding of finance. In high schools, there was an increase in grades and in the perceived importance of financial education. Moreover, there were improvements in the comprehension of investments. These results underscore the positive connection between the intervention and students' financial knowledge and behaviors. |
Palavras-chave: | Educação financeira Financial education Currículo escolar School curriculum Educação básica - ensino médio High education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Grande Dourados |
Sigla da Instituição: | UFGD |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia |
Citação: | VILHALBA, Gabriely Marangon. Educação financeira no ensino médio: uma análise de impacto do currículo de referência do Mato Grosso do Sul sobre o conhecimento dos estudantes em Itaporã. 2023. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Econômicas) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5735 |
Data do documento: | 31-Ago-2023 |
Aparece nas coleções: | Ciências Econômicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GabrielyMarangonVilhalba.pdf | 1,09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.