Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5801
Tipo: Tese
Título: Educação e descolonização dos currículos: o ensino de História e Cultura indígena nos livros didáticos e as relações étnico-raciais nas escolas estaduais do município de Sete Quedas – Mato Grosso do Sul
Título(s) alternativo(s): Education and curriculum’s decolonization: The teaching of Indigenous History and Culture in textbooks and ethnic-racial relations in public schools from the municipality of Sete Quedas - Mato Grosso do Sul
Educación y decolonización de los curriculos: la enseñanza de Historia y Cultura indígena en los libros didácticos y las relaciones étnico-raciales en las escuelas estaduales del municipio de Sete Quedas – Mato Grosso do Sul
Autor(es): Silva, Joselaine Dias de Lima
Primeiro Orientador: Cavalcante, Thiago Leandro Vieira
metadata.dc.contributor.referee1: Rodrigues, Isabel Cristina
metadata.dc.contributor.referee2: Maciel, Jeanne Mariel Brito de Moura
metadata.dc.contributor.referee3: Novak, Éder da Silva
metadata.dc.contributor.referee4: Mendes, Luís César Castrillon
Resumo: A lei 11.645/2008 promulgada no intuito de corresponder aos anseios e exigências das centenas de etnias indígenas existentes no Brasil, carrega consigo uma conquista oriunda dos avanços e das lutas dos movimentos indígenas ao reivindicarem que a sociedade não indígena passasse a conhecer a diversidade étnica histórica e cultural dos povos originários, a fim de desconstruir a imagem estereotipada e preconceituosa que perpassa no imaginário da população brasileira. Torna-se obrigatório, a partir dessa Lei, o ensino de História e Cultura dos povos indígenas na educação básica, nas escolas públicas e privadas em todo o território nacional, abrindo um leque de possibilidades e desafios a serem enfrentados no ensino de História. A obrigatoriedade em promover a inclusão da temática indígena traz em pauta as relações étnico-raciais a fim de ir além das datas comemorativas. Essa pauta nasce do aspecto de que as Histórias indígenas brasileiras foram marginalizadas, sobressaindo, nos livros didáticos uma história focada no olhar europeu. É significativo discutir essas relações, trazendo o assunto do preconceito, do racismo e da negação que impede o diálogo com o Outro. Considerando a objetividade da lei, esta tese analisa às coleções didáticas do Projeto Araribá História, aprovadas pelo PNLD para o componente curricular de História 2008 a 2010, PNLD 2011 a 2013, PNLD 2014 a 2016, e o PNLD 2017 a 2019, destinados aos Anos Finais do Ensino Fundamental, utilizados por docentes e estudantes nas escolas estaduais do município de Sete Quedas, MS. A análise ocorre a partir da teoria decolonial, na direção, de investigar como acontece o processo de inclusão ou exclusão da temática indígena nesses espaços de ensino. Destaco a aldeia Sombrerito, dos Guarani Ñandeva, presente no município de Sete Quedas, MS, entretanto, não (re)conhecida por grande parte dos estudantes, professores e gestores das instituições escolares investigadas. O campo do ensino em História necessita da descolonização dos currículos, do pensamento único e universal impregnados de estereótipos, visto que ocorre no cotidiano escolar práticas que reproduzem a visão romântica do indígena no passado e não apresentam a História indígena do tempo presente que precisa ser abordada e discutida nas aulas de história. Neste enfoque, a descolonização do currículo exige que se narre os acontecimentos históricos a partir do olhar do outro. Este olhar difere-se do modelo ocidental único e permite o desenvolvimento de um pensamento crítico oriundo dos povos originários.
Abstract: The law 11.645/2008 proclaimed to respond to the desires and demands of the hundreds of indigenous ethnic groups existing in Brazil, carries with it an achievement arising from the advances and struggles of indigenous movements by claiming that non-indigenous society would come to know the ethnic, historical and cultural diversity of the original peoples, to deconstruct the stereotyped and prejudiced image that pervades the imagination of the Brazilian population. The Law makes it mandatory to teach History and Culture of indigenous peoples in Basic Education, in public and private schools throughout the national territory, opening a range of possibilities and challenges to be faced in the teaching of History. The obligation to promote the inclusion of indigenous themes brings ethnic-racial relations to the agenda to go beyond commemorative dates. This agenda arises from the aspect that Brazilian indigenous Histories have been marginalized, with a history focused on the European perspective standing out in textbooks. It is significant to discuss these relationships, bringing up the subject of prejudice, racism and denial that prevents dialogue with the Other. Considering the objectivity of the law, this thesis analyzes the didactic collections of the Araribá História Project, approved by the PNLD for the curricular component of History 2008 to 2010, PNLD 2011 to 2013, PNLD 2014 to 2016, and PNLD 2017 to 2019, destined for the Final Years Elementary School, used by teachers and students in state schools in the city of Sete Quedas, MS. The analysis takes place from the decolonial theory, in the direction of investigating how the process of inclusion or exclusion of the indigenous theme happens in these teaching spaces. I highlight the Sombrerito village of the Guarani Ñandeva, present in the municipality of Sete Quedas, MS, however, not (re)known by most students, teachers, and managers in the investigated educational institutions. The field of teaching in History needs the curriculum’s decolonization, a unique and universal thought impregnated with stereotypes, since practices that reproduce the romantic vision of the indigenous in the past and do not present the present time indigenous History that needs to be addressed and discussed in history classes. In this approach, the curriculum’s decolonization demands that historical events be narrated from the point of view of the other. This view differs from the unique western model and allows the development of critical thinking coming from native peoples.
Palavras-chave: Descolonização
Decolonization
História e cultura indígena
Indigenous history and culture
Livro didático
Didatic books
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em História
Citação: SILVA, Joselaine Dias de Lima. Educação e descolonização dos currículos: o ensino de História e Cultura indígena nos livros didáticos e as relações étnico-raciais nas escolas estaduais do município de Sete Quedas – Mato Grosso do Sul. 2023. 281 f. Tese (Doutorado em História) – Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5801
Data do documento: 10-Jun-2023
Aparece nas coleções:Doutorado em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JoselaineDiasdeLimaSilva.pdf6,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.