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Tipo: Dissertação
Título: Categorização Emergente com Ideogramas Chineses
Título(s) alternativo(s): Emerging Categorization with Chinese Ideograms
Autor(es): Takayama, Cintia Dias
Primeiro Orientador: Ferreira, Paulo Roberto dos Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Felipe Maciel dos
metadata.dc.contributor.referee2: Pereira, Vanessa Ayres
Resumo: A dissertação tratou da investigação experimental da formação de relações de equivalência e categorização emergente em dez estudantes universitários, utilizando ideogramas chineses como estímulos. Nesta perspectiva, a pesquisa objetivou realizar uma replicação sistemática de investigações prévias, propondo, de forma alternativa, a adoção dos ideogramas empregados no estudo clássico de Clark Hull em substituição aos quadros de pintores utilizados anteriormente. O objetivo principal foi analisar se os participantes estabeleceriam simultaneamente relações de equivalência e categorização com os referidos estímulos, a fim de entender se os resultados apresentados na literatura a respeito da categorização emergente seriam estendidos a estímulos gráficos. O desenho experimental consistiu na aplicação de procedimento de discriminação condicional matching to sample (MTS), no qual os participantes foram solicitados a escolher um estímulo dentre três comparações após a apresentação de um estímulo modelo, sendo a escolha correta reforçada. Os resultados demonstraram um padrão consistente de acertos significativamente acima do acaso em 75% dos casos, com diferenças notáveis nas respostas a estímulos conhecidos versus desconhecidos, e uma heterogeneidade nas respostas individuais que, no entanto, reflete uma média de acertos coletiva indicativa do efeito do treino sobre o desempenho em teste. O estudo pode contribuir para a compreensão dos processos básicos de categorização e comportamento simbólico em contextos educacionais, com implicações relevantes para o ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, como o chinês.
Abstract: The dissertation focused on the experimental investigation of the emergence of equivalence relations and categorization among ten university students, utilizing Chinese ideograms as stimuli. In this perspective, the research aimed to systematically replicate previous investigations, proposing an alternative approach by employing the ideograms used in Clark Hull's classic study instead of the previously used paintings. The main objective was to analyze whether the participants would simultaneously establish relations of equivalence and categorization with the aforementioned stimuli, aiming to understand if the results presented in the literature regarding emergent categorization would extend to graphic stimuli. The experimental design consisted of applying a conditional discrimination procedure called matching-to-sample (MTS), in which participants were asked to choose one stimulus among three comparisons after the presentation of a model stimulus, with the correct choice being reinforced. The results showed a consistent pattern of significantly higher-than-chance accuracy in 75% of cases, with notable differences in responses to familiar versus unfamiliar stimuli and a heterogeneity in individual responses that, nevertheless, reflected a collective average accuracy indicative of the training effect on test performance. The study may contribute to understanding the fundamental processes of categorization and symbolic behavior in educational contexts, with relevant implications for the teaching and learning of foreign languages, such as Chinese.
Palavras-chave: Categorização emergente
Emergent categorization
Equivalência de estímulos
Stimulus equivalence
Categorização
Categorization
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Psicologia
Citação: TAKAYAMA, C. D. Categorização emergente com ideogramas chineses. 2023. 37 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5842
Data do documento: 15-Set-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia

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