Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5853
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise da capacidade de atendimento de caixas de um supermercado da região de Piracicaba por meio de Modelagem e Simulação
Título(s) alternativo(s): Analysis of the cashier service capacity of a supermarket in the Piracicaba region through Modeling and Simulation
Autor(es): Geraldini, João Vitor Correr
Primeiro Orientador: Santos, Vinícius Carrijo dos
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Rogério da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Camparotti, Carlos Eduardo Soares
Resumo: Esta pesquisa buscou identificar melhorias para o setor de atendimento de clientes de um supermercado por meio da modelagem e simulação. O processo envolveu uma coleta de dados inicial referente ao sistema de filas do estabelecimento, para embasar a modelagem do sistema real, além disso, foram coletados dados referentes ao tempo entre chegadas de cliente e o tempo de atendimento no caixa. O modelo do sistema real foi desenvolvido para verificação de sua validade, que, uma vez concluída, propiciou análise dos principais indicadores de desempenho. Esta análise serviu de base para a proposição de cenários alternativos, onde marcos como filas menores, tempos de espera menores, maximização da utilização dos atendentes e aumento da capacidade de atendimento do sistema foram alcançados e por fim foi escolhido o melhor cenário baseando-se nesses ganhos, como o aumento de 18 clientes atendidos no mesmo período devido à redução do tempo de espera.
Abstract: This research sought to identify improvements for the customer service sector of a supermarket through modeling and simulation. The process involved initial data collection regarding the establishment's queuing system, to support the modeling of the real system. In addition, data was collected regarding the time between customer arrivals and the service time at the cash register. The real system model was developed to verify its validity, which, once completed, provided analysis of the main performance indicators. This analysis served as the basis for proposing alternative scenarios, where milestones such as shorter queues, shorter waiting times, maximizing the use of attendants and increasing the system's service capacity were achieved and finally the best scenario was chosen based on these earnings, such as the increase of 18 customers served in the same period due to the reduction in waiting time.
Palavras-chave: Capacidade produtiva
Production Capacity
Teoria das Filas
Queue Theory
Modelagem
Modeling
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Engenharia
Citação: GERALDINI, João Vitor Correr. Análise da capacidade de atendimento de caixas de um supermercado da região de Piracicaba por meio de Modelagem e Simulação. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5853
Data do documento: 1-Dez-2023
Aparece nas coleções:Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JoãoVitorCorrerGeraldini.pdf1,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.