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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Mendonça, Jane Correapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8439393300744502pt_BR
dc.contributor.referee1Gomes, Narciso Bastospt_BR
dc.contributor.referee2Almeida, Marcos Souza dept_BR
dc.creatorMatos, Marcelo de Oliveirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9836701099327541pt_BR
dc.date.accessioned2025-04-08T18:13:26Zpt_BR
dc.date.available2024-02-28pt_BR
dc.date.available2025-04-08T18:13:26Zpt_BR
dc.date.issued2024-02-28pt_BR
dc.identifier.citationMATOS, Marcelo de Oliveira. Impactos do Covid-19 no turismo de compras na região de Dourados - MS. 2024. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5980pt_BR
dc.description.abstractShopping tourism is a common practice in Dourados, MS, with popular destinations such as Brás in São Paulo and the 44 regions in Goiania. However, the COVID-19 pandemic has severely impacted this economic activity, leading to disruptions in transport flows and border closures. Faced with these challenges, companies needed to adapt, prioritizing customer safety and offering safe alternatives. This study analyzes the impact of the pandemic on shopping tourism in Dourados, MS, identifying changes in consumer behavior and strategies adopted by the sector. The research, based on a case study and mixed methods, reveals that the majority of establishments have a physical and virtual store, showing a positive adaptation to e-commerce. The pandemic resulted in a significant reduction in travel, but measures adopted by companies, such as package shipping services, were well evaluated by consumers. Post-pandemic prospects indicate a shift in consumer preferences and the importance of technological adaptation.en
dc.description.resumoO turismo de compras é uma prática comum em Dourados, MS, com destinos populares como o Brás em São Paulo e a região da 44 em Goiânia. No entanto, a pandemia de COVID-19 impactou severamente essa atividade econômica, levando a interrupções nos fluxos de transporte e fechamento de fronteiras. Diante desses desafios, as empresas precisaram se adaptar, priorizando a segurança dos clientes e oferecendo alternativas seguras. Este estudo analisa o impacto da pandemia no turismo de compras em Dourados, MS, identificando mudanças no comportamento do consumidor e estratégias adotadas pelo setor. A pesquisa, baseada em estudo de caso e métodos mistos, sendo eles quantitativos e qualitativos. Através dos dados obtidos com a pesquisa é possível identificar que a maioria dos estabelecimentos tem loja física e virtual, evidenciando uma adaptação positiva ao comércio eletrônico. A pandemia resultou em uma redução significativa nas viagens, mas as medidas adotadas pelas empresas, como serviços de envio de encomendas, foram bem avaliadas pelos consumidores. O resultado do estudo indica que as perspectivas pós-pandêmicas indicam uma mudança nas preferências do consumidor e a importância da adaptação tecnológica.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Claudeir Guilhermino (claudeirguilhermino@ufgd.edu.br) on 2025-04-08T18:13:26Z No. of bitstreams: 1 MarcelodeOliveiraMatos.pdf: 625299 bytes, checksum: b3426844fc8545e6314427fcb88408e9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-08T18:13:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MarcelodeOliveiraMatos.pdf: 625299 bytes, checksum: b3426844fc8545e6314427fcb88408e9 (MD5) Previous issue date: 2024-02-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTurismo de negóciospt_BR
dc.subjectBusiness tourismen
dc.subjectTurismo de modapt_BR
dc.subjectFashion tourismen
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectPandemicen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.titleImpactos do Covid-19 no turismo de compras na região de Dourados - MSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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