Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5980
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Impactos do Covid-19 no turismo de compras na região de Dourados - MS
Autor(es): Matos, Marcelo de Oliveira
Primeiro Orientador: Mendonça, Jane Correa
metadata.dc.contributor.referee1: Gomes, Narciso Bastos
metadata.dc.contributor.referee2: Almeida, Marcos Souza de
Resumo: O turismo de compras é uma prática comum em Dourados, MS, com destinos populares como o Brás em São Paulo e a região da 44 em Goiânia. No entanto, a pandemia de COVID-19 impactou severamente essa atividade econômica, levando a interrupções nos fluxos de transporte e fechamento de fronteiras. Diante desses desafios, as empresas precisaram se adaptar, priorizando a segurança dos clientes e oferecendo alternativas seguras. Este estudo analisa o impacto da pandemia no turismo de compras em Dourados, MS, identificando mudanças no comportamento do consumidor e estratégias adotadas pelo setor. A pesquisa, baseada em estudo de caso e métodos mistos, sendo eles quantitativos e qualitativos. Através dos dados obtidos com a pesquisa é possível identificar que a maioria dos estabelecimentos tem loja física e virtual, evidenciando uma adaptação positiva ao comércio eletrônico. A pandemia resultou em uma redução significativa nas viagens, mas as medidas adotadas pelas empresas, como serviços de envio de encomendas, foram bem avaliadas pelos consumidores. O resultado do estudo indica que as perspectivas pós-pandêmicas indicam uma mudança nas preferências do consumidor e a importância da adaptação tecnológica.
Abstract: Shopping tourism is a common practice in Dourados, MS, with popular destinations such as Brás in São Paulo and the 44 regions in Goiania. However, the COVID-19 pandemic has severely impacted this economic activity, leading to disruptions in transport flows and border closures. Faced with these challenges, companies needed to adapt, prioritizing customer safety and offering safe alternatives. This study analyzes the impact of the pandemic on shopping tourism in Dourados, MS, identifying changes in consumer behavior and strategies adopted by the sector. The research, based on a case study and mixed methods, reveals that the majority of establishments have a physical and virtual store, showing a positive adaptation to e-commerce. The pandemic resulted in a significant reduction in travel, but measures adopted by companies, such as package shipping services, were well evaluated by consumers. Post-pandemic prospects indicate a shift in consumer preferences and the importance of technological adaptation.
Palavras-chave: Turismo de negócios
Business tourism
Turismo de moda
Fashion tourism
Pandemia
Pandemic
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
Citação: MATOS, Marcelo de Oliveira. Impactos do Covid-19 no turismo de compras na região de Dourados - MS. 2024. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5980
Data do documento: 28-Fev-2024
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MarcelodeOliveiraMatos.pdf610,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.