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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Formação docente em educação física: percepções sobre gênero e sexualidade
Autor(es): Oliveira, Mayara Teodoro de
Primeiro Orientador: Furlan, Cássia Cristina
metadata.dc.contributor.referee1: Taques, Marcelo José
Resumo: Vivemos num período de estreita convivência entre as diferenças, mas ainda são perceptíveis discriminações, preconceitos e até mesmo crimes de ódio na sociedade. O ambiente escolar ainda reafirma desigualdades ao negar a legitimidade de discussões e conteúdos sobre gênero e sexualidade. E a Educação Física (EF) corrobora para a diferenciação dos gêneros quando, na sua prática, não possibilita formas de mudanças. Nesse contexto, a proposta do estudo é investigar as percepções e significados atribuídos aos debates de gênero e sexualidade por acadêmicos/as do curso de Licenciatura em Educação Física, refletindo sobre a percepção dos graduandos quanto ao papel da EF. Este estudo é pesquisa qualitativa do tipo descritiva, que buscou analisar, classificar e interpretar o ponto de vista dos estudantes a respeito da temática gênero e sexualidade no ambiente educacional. As respostas obtidas mostraram que ainda existe certa confusão sobre termos e uma interpretação rasa sobre a diversidade. Evidenciou-se que a EF permanece num ciclo vicioso onde a cultura enraizada interfere na forma como os graduandos se relacionam com as discussões que lhe são apresentados. Por isso, os currículos universitários precisam conter disciplinas específicas, com conteúdos que permitam (re)significar gênero, sexualidade e demais temas da diversidade.
Abstract: We live in a period of close coexistence between differences, but discriminations, prejudices, and even hate crimes are still noticeable in society. The school environment still reinforces inequalities by denying the legitimacy of discussions and content about gender and sexuality. Physical education also contributes to the differentiation of genders when, in its practice, it does not allow for changes. In this context, the study's proposal is to investigate the perceptions and meanings attributed to gender and sexuality debates by students of the Physical Education Teaching degree, reflecting on the undergraduates' perception of the role of physical education. This study is a qualitative descriptive research that sought to analyze, classify, and interpret the students' point of view regarding the gender and sexuality theme in the educational environment. The responses obtained showed that there is still some confusion about terms and a shallow interpretation of diversity. It was evident that physical education remains in a vicious cycle where ingrained culture interferes with how students engage with the discussions presented to them. Therefore, university curricula need to include specific disciplines with content that allows for (re)signifying gender, sexuality, and other diversity themes.
Palavras-chave: Licenciatura
Teaching degree
Educação Física
Physical Education
Gênero
Gender
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências da Saúde
Citação: TEODORO, Mayara. Formação docente em educação física: percepções sobre gênero e sexualidade. 2024. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5984
Data do documento: 21-Fev-2024
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