Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5998
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Figueiredo, Tiago Dziekaniakpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7770844451787872pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, Renata Viviane Raffapt_BR
dc.contributor.referee2Laurino, Débora Pereirapt_BR
dc.creatorBoreggio, Joyce Carolina Trombinipt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/4339850951449383pt_BR
dc.date.accessioned2025-04-09T20:26:30Zpt_BR
dc.date.available2024-07-24pt_BR
dc.date.available2025-04-09T20:26:30Zpt_BR
dc.date.issued2024-03-04pt_BR
dc.identifier.citationBOREGGIO, J. C. T. Professores e professoras que ensinam matemática e seus discursos sobre a metodologia de projetos de aprendizagem e tecnologias digitais. 124 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5998pt_BR
dc.description.abstractThe advances in the digital world influence the ways of being in closed conversation networks. Such involvement implies the need to understand the use of active methodologies and digital technologies in cultures that participate in the technological advances that drive the direction of our society. In this sense, the research seeks to understand how a closed network of conversations made up of teachers who teaches mathematics in Basic Education, and who participated in the the continuing education course are structured around training for understanding and planning classes involving the methodology of learning projects using digital technologies? By carrying out a survey on the theme surrounding the research, it is possible to identify initiatives that aim to unveil the teacher’s constitution for the pedagogical use of active methodologies and digital technologies. However, it is clear that this aspect does not run out, considering that we live in a society undergoing constant transformation, and it is important to continue searching for elements capable of making us continue to be capable of forming citizens in the 21st Century. For the development of the research, which is focused on the qualitative research approach, was offered an online course to 40 teachers who teach mathematics in the public education system in the region comprised by the 18th Regional Education of the state of Rio Grande do Sul, which comprises the cities of Rio Grande, São José do Norte, Santa Vitória do Palmar and Chuí. 15 teachers participated in the training and, consequently, in the research. For data collection, a digital questionnaire with three open questions was used as an instrument and the data was analyzed using the collective subject discourse technique. Through discourse analysis, it is clear how the particularities of each person reveal themselves spontaneously in the same way as the approaches to the ways of being in the profession were outlined in the construction of collective discourse that represents the entire collective. The collective discourse were able to highlight the understandings of a group of teachers who teach mathematics about the methodology of learning projects and digital technologies, as well as their potential in an intertwined way. Possibilities and challenges based on the training and infrastructure of education spaces are guiding elements in comprehension about understanding and interests of this studied collectivity.en
dc.description.resumoOs avanços do mundo digital influenciam as formas de ser e estar nas redes fechadas de conversações. Tal envolvimento implica na necessidade de compreender o uso de metodologias ativas e tecnologias digitais em culturas que coparticipam dos avanços tecnológicos que impulsionam os rumos de nossa sociedade. Neste sentido, a pesquisa busca compreender como uma rede fechada de conversações constituídas por professores e professoras que ensinam matemática na Educação Básica, e que participaram do curso de formação continuada se estruturam em torno da formação para o entendimento e o planejamento de aulas envolvendo a metodologia de projetos de aprendizagem com o uso de tecnologias digitais? Ao fazer um levantamento sobre a temática que envolve a pesquisa é possível identificar iniciativas que vislumbram desvendar a constituição do professor para o uso pedagógico das metodologias ativas e tecnologias digitais. Entretanto, percebe-se que esta vertente não se esgota, tendo em vista que vivemos uma sociedade em constantes transformações, sendo importante continuar buscando elementos capazes de nos fazer continuarmos sendo capazes de formar cidadãos no Século XXI. Para o desenvolvimento da pesquisa, que está centrado na abordagem qualitativa de pesquisa, foi ofertado de forma online um curso para 40 professores/professoras que ensinam matemática na rede pública de ensino da região compreendida pela 18ª Coordenadoria Regional de Educação do estado do Rio Grande do Sul que compreende as cidades de Rio Grande, São José do Norte, Santa Vitória do Palmar e Chuí. Participaram da formação e, consequentemente da pesquisa, 15 professores/professoras. Para coleta de dados utilizamos como instrumento um questionário digital com três questões abertas e os dados foram analisados por meio da técnica dos discursos do sujeito coletivo. Por meio da análise dos discursos percebe-se o quanto as particularidades de cada um e cada uma se revelam de forma espontânea, da mesma forma como as aproximações sobre as formas de ser e estar na profissão foram alinhavadas na construção de discursos coletivos que representam toda coletividade. Os discursos coletivos foram capazes de evidenciar as compreensões de um grupo de professores e professoras que ensinam matemática sobre a metodologia de projetos de aprendizagem e as tecnologias digitais, bem como as suas potencialidades de forma imbricada. Possibilidades e desafios pautados na formação e na infraestrutura dos espaços educativos são elementos balizadores na compreensão sobre os entendimentos e interesses dessa coletividade estudada.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Claudeir Guilhermino (claudeirguilhermino@ufgd.edu.br) on 2025-04-09T20:26:30Z No. of bitstreams: 1 JoyceCarolinaTrombiniBoreggio.pdf: 1803071 bytes, checksum: 2a455e4a724c7a0f7de64db5171cda33 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-09T20:26:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JoyceCarolinaTrombiniBoreggio.pdf: 1803071 bytes, checksum: 2a455e4a724c7a0f7de64db5171cda33 (MD5) Previous issue date: 2024-03-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Exatas e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMetodologia de Projetos de Aprendizagempt_BR
dc.subjectLearning Projects Methodologyen
dc.subjectFormação de Professores(as) que Ensinam Matemáticapt_BR
dc.subjectTraining of Teacher who Teach Mathematicsen
dc.subjectDiscurso do Sujeito Coletivopt_BR
dc.subjectCollective Subject Discourseen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.titleProfessores e professoras que ensinam matemática e seus discursos sobre a metodologia de projetos de aprendizagem e tecnologias digitaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JoyceCarolinaTrombiniBoreggio.pdf1,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.