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http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5999
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Rodrigues, Renata Viviane Raffa | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2462843431778854 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Kichow, Irio Valdir | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Oliveira, Lais Maria Costa Pires de | pt_BR |
dc.creator | França, Maria Eduarda Valença de | pt_BR |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/1815368142529553 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-04-09T21:05:40Z | pt_BR |
dc.date.available | 2025-07-18 | pt_BR |
dc.date.available | 2025-04-09T21:05:40Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024-07-02 | pt_BR |
dc.identifier.citation | FRANÇA, M.E.V. Aspectos do raciocínio proporcional de alunos do 7.º ano do ensino fundamental: um foco nas resoluções escritas de uma tarefa exploratória. 2024. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5999 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo teve como objetivo compreender aspectos referentes ao raciocínio proporcional de oito grupos de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, a partir da análise das produções escritas por eles no desenvolvimento de uma tarefa exploratória em formato digital. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que os dados foram coletados por meio da produção escrita de alunos no processo de resolução de uma tarefa exploratória. A tarefa foi desenvolvida na plataforma digital Genially, em que foram utilizados elementos lúdicos a partir da história de “Alice no País das Maravilhas” e “Alice através do espelho”, com o intuito de promover o engajamento dos alunos com a atividade. A partir da análise das resoluções escritas de cada um dos grupos, foi possível identificar dificuldades, processos e capacidades específicas relacionadas ao raciocínio proporcional dos alunos. Embora alguns tenham apresentado dificuldades de descrever os modos pelos quais se configurava a covariação entre as grandezas, a partir da constante de proporcionalidade, destaca-se que a maioria dos alunos conseguiu fazer comparações, identificando e estabelecendo relações de natureza multiplicativa entre as quantidades. Esses resultados evidenciam o potencial de tarefas exploratórias em sala de aula, especialmente com o uso de tecnologias digitais, para favorecer a mobilização de aspectos fundamentais ao raciocínio proporcional dos alunos. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo teve como objetivo compreender aspectos referentes ao raciocínio proporcional de oito grupos de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, a partir da análise das produções escritas por eles no desenvolvimento de uma tarefa exploratória em formato digital. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que os dados foram coletados por meio da produção escrita de alunos no processo de resolução de uma tarefa exploratória. A tarefa foi desenvolvida na plataforma digital Genially, em que foram utilizados elementos lúdicos a partir da história de “Alice no País das Maravilhas” e “Alice através do espelho”, com o intuito de promover o engajamento dos alunos com a atividade. A partir da análise das resoluções escritas de cada um dos grupos, foi possível identificar dificuldades, processos e capacidades específicas relacionadas ao raciocínio proporcional dos alunos. Embora alguns tenham apresentado dificuldades de descrever os modos pelos quais se configurava a covariação entre as grandezas, a partir da constante de proporcionalidade, destaca-se que a maioria dos alunos conseguiu fazer comparações, identificando e estabelecendo relações de natureza multiplicativa entre as quantidades. Esses resultados evidenciam o potencial de tarefas exploratórias em sala de aula, especialmente com o uso de tecnologias digitais, para favorecer a mobilização de aspectos fundamentais ao raciocínio proporcional dos alunos. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Claudeir Guilhermino (claudeirguilhermino@ufgd.edu.br) on 2025-04-09T21:05:40Z No. of bitstreams: 1 MariaEduardaValençadeFrança- Embargado.pdf: 50729 bytes, checksum: 45c0d85e9c6ea7047f3085c230317872 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-04-09T21:05:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MariaEduardaValençadeFrança- Embargado.pdf: 50729 bytes, checksum: 45c0d85e9c6ea7047f3085c230317872 (MD5) Previous issue date: 2024-07-02 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Grande Dourados | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFGD | pt_BR |
dc.rights | Acesso Embargado | pt_BR |
dc.subject | Raciocínio Proporcional | pt_BR |
dc.subject | Tarefa Exploratória | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamenta | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.title | Aspectos do raciocínio proporcional de alunos do 7.º ano do ensino fundamental: um foco nas resoluções escritas de uma tarefa exploratória | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Matemática |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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