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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Renata Viviane Raffapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2462843431778854pt_BR
dc.contributor.referee1Kichow, Irio Valdirpt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Lais Maria Costa Pires dept_BR
dc.creatorFrança, Maria Eduarda Valença dept_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/1815368142529553pt_BR
dc.date.accessioned2025-04-09T21:05:40Zpt_BR
dc.date.available2025-07-18pt_BR
dc.date.available2025-04-09T21:05:40Zpt_BR
dc.date.issued2024-07-02pt_BR
dc.identifier.citationFRANÇA, M.E.V. Aspectos do raciocínio proporcional de alunos do 7.º ano do ensino fundamental: um foco nas resoluções escritas de uma tarefa exploratória. 2024. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5999pt_BR
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo compreender aspectos referentes ao raciocínio proporcional de oito grupos de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, a partir da análise das produções escritas por eles no desenvolvimento de uma tarefa exploratória em formato digital. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que os dados foram coletados por meio da produção escrita de alunos no processo de resolução de uma tarefa exploratória. A tarefa foi desenvolvida na plataforma digital Genially, em que foram utilizados elementos lúdicos a partir da história de “Alice no País das Maravilhas” e “Alice através do espelho”, com o intuito de promover o engajamento dos alunos com a atividade. A partir da análise das resoluções escritas de cada um dos grupos, foi possível identificar dificuldades, processos e capacidades específicas relacionadas ao raciocínio proporcional dos alunos. Embora alguns tenham apresentado dificuldades de descrever os modos pelos quais se configurava a covariação entre as grandezas, a partir da constante de proporcionalidade, destaca-se que a maioria dos alunos conseguiu fazer comparações, identificando e estabelecendo relações de natureza multiplicativa entre as quantidades. Esses resultados evidenciam o potencial de tarefas exploratórias em sala de aula, especialmente com o uso de tecnologias digitais, para favorecer a mobilização de aspectos fundamentais ao raciocínio proporcional dos alunos.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo compreender aspectos referentes ao raciocínio proporcional de oito grupos de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, a partir da análise das produções escritas por eles no desenvolvimento de uma tarefa exploratória em formato digital. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que os dados foram coletados por meio da produção escrita de alunos no processo de resolução de uma tarefa exploratória. A tarefa foi desenvolvida na plataforma digital Genially, em que foram utilizados elementos lúdicos a partir da história de “Alice no País das Maravilhas” e “Alice através do espelho”, com o intuito de promover o engajamento dos alunos com a atividade. A partir da análise das resoluções escritas de cada um dos grupos, foi possível identificar dificuldades, processos e capacidades específicas relacionadas ao raciocínio proporcional dos alunos. Embora alguns tenham apresentado dificuldades de descrever os modos pelos quais se configurava a covariação entre as grandezas, a partir da constante de proporcionalidade, destaca-se que a maioria dos alunos conseguiu fazer comparações, identificando e estabelecendo relações de natureza multiplicativa entre as quantidades. Esses resultados evidenciam o potencial de tarefas exploratórias em sala de aula, especialmente com o uso de tecnologias digitais, para favorecer a mobilização de aspectos fundamentais ao raciocínio proporcional dos alunos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Claudeir Guilhermino (claudeirguilhermino@ufgd.edu.br) on 2025-04-09T21:05:40Z No. of bitstreams: 1 MariaEduardaValençadeFrança- Embargado.pdf: 50729 bytes, checksum: 45c0d85e9c6ea7047f3085c230317872 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-09T21:05:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MariaEduardaValençadeFrança- Embargado.pdf: 50729 bytes, checksum: 45c0d85e9c6ea7047f3085c230317872 (MD5) Previous issue date: 2024-07-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Exatas e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectRaciocínio Proporcionalpt_BR
dc.subjectTarefa Exploratóriapt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.titleAspectos do raciocínio proporcional de alunos do 7.º ano do ensino fundamental: um foco nas resoluções escritas de uma tarefa exploratóriapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática

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