Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/600
Tipo: Dissertação
Título: Uma Leitura dos indicadores avaliativos do INEP: Provinha Brasil: o caso das escolas indígenas no MS
Autor(es): Figueiredo, Alexandra Aparecida de Araújo
Primeiro Orientador: Pereira, Maria Ceres
Resumo: Esse estudo é parte do Projeto Investigações em Linguística Aplicada. Entre Política Linguística à Educação Bilíngue – O Caso dos Tekohá Kuera no MS, projeto este financiado pela CAPES via edital do Observatório da Educação Escolar Indígena. O presente trabalho tem como objetivo realizar uma leitura do dispositivo avaliativo oficial do INEP/DEB a Provinha Brasil, 2011 e 2012, aplicada nas escolas indígenas de Dourados. Como pano de fundo interpretativo dos documentos, utilizamos narrativas de representantes das escolas indígenas, professores e gestores, por meio de reuniões e seminários. Considerando se tratar de uma educação bilíngue e diferenciada, buscamos entender os métodos de organização, como tradução, aplicação e interpretação dos resultados a partir das orientações da Provinha e das opiniões dos professores indígenas em relação à aplicação dessa avaliação, considerando não ser uma obrigatoriedade. O contexto em questão possui a segunda maior população indígena do país, com oito escolas indígenas municipais e uma estadual, este fator é o que justifica este estudo. Buscamos contribuir para entender quais os fatores que exercem influência nos resultados das avaliações realizadas pela Provinha Brasil e estudar o que é dito e o que é entendido por uma proposta de educação diferenciada, intercultural e bilíngue para as escolas indígenas e principalmente, qual a posição dos agentes mais envolvidos nesse processo avaliativo. A base teórica da pesquisa se apoia no Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas (RCNEI) e visa à valorização das diferentes línguas presentes no âmbito escolar. A metodologia desse estudo se coloca na perspectiva da pesquisa qualitativa, documental e interpretativa.
Abstract: Este estudio forma parte del Proyecto de Investigación en Lingüística Aplicada. Entre Política Lingüística para la Educación Bilingüe - El caso de Tekohá Kuera en la EM, este proyecto financiado por el anuncio de la CAPES por el Observatorio de la Educación Indígena. El presente estudio tiene como objetivo llevar a cabo un dispositivo de lectura evaluativa oficial INEP / DEB Provinha a Brasil, 2011 y 2012, se aplica en las escuelas indígenas de oro. Como telón de fondo a los documentos interpretativos, las narrativas utilizadas por los representantes de las escuelas indígenas, maestros y administradores, a través de reuniones y seminarios. Teniendo en cuenta que es una educación bilingüe y diferenciada, que tratamos de comprender los métodos de organización, tales como la traducción, la interpretación y aplicación de los resultados de las directrices Provinha y cuáles son las opiniones de los maestros indígenas en relación con la aplicación de esta evaluación, teniendo en cuenta no una obligatorio. El contexto en cuestión tiene la segunda mayor población indígena del país, con ocho escuelas de la India y un estado municipal, este factor es lo que justifica este estudio. Nos esforzamos por entender qué factores influyen en los resultados de las evaluaciones realizadas por Provinha Brasil y estudiar lo que se dice y lo que se entiende por una propuesta de educación diferenciada, las escuelas interculturales y bilingües para indígenas y sobre todo, cuál es la posición de los agentes más involucrado en el proceso de evaluación. La base teórica de la investigación se basa en la Referencia Curricular Nacional para las Escuelas Indígenas (RCNEI) y tiene por objeto la puesta en valor de las diferentes lenguas que se hablan en la escuela. La metodología de este estudio se plantea desde la perspectiva de la investigación cualitativa, documentales e interpretativos.
Palavras-chave: Povos indígenas - educação
Indigenous peoples - Education
Avaliação educacional
Educational assessment
Educação básica
Elementary education
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Comunicação, Artes e Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Letras
Citação: FIGUEIREDO, Alexandra Aparecida de Araújo. Uma Leitura dos indicadores avaliativos do INEP: Provinha Brasil: o caso das escolas indígenas no MS. 2013. 199 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/600
Data do documento: 27-Mar-2013
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AlexandraAparecidadeAraujoFigueiredo.pdf35,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.