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Tipo: Dissertação
Título: O brincar na Escola Municipal Indígena Tengatuí Marangatu em Dourados/MS
Autor(es): Cordeiro, Brenda Maria Alves
Primeiro Orientador: Troquez, Marta Coelho Castro
metadata.dc.contributor.referee1: Landa, Beatriz dos Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Thaíse da
Resumo: A pesquisa teve como objetivo geral evidenciar como o brincar se faz presente nos documentos curriculares e nas proposições de práticas pedagógicas para crianças indígenas de 5 (cinco) a 10 (dez) anos, da Escola Municipal Indígena Tengatuí Marangatu (EMITM), da Reserva Indígena de Dourados (RID), localizada na cidade de Dourados, no estado de Mato Grosso do Sul/MS. A partir de uma abordagem qualitativa, a metodologia adotada considerou os pressupostos teórico-metodológicos da Educação em diálogo com a Antropologia e a História para a produção, análise e interpretação dos dados. Para a produção dos dados, utilizou-se a análise documental e a entrevista semiestruturada. Para as análises, foi utilizada a técnica de Análise de Conteúdo. Quanto aos resultados, verificou-se que o brincar das crianças indígenas reflete a vivência, a compreensão, experimentação e construção da formação cultural por meio da socialização incorporada pelas estruturas de pensamento do seu grupo social, ao mesmo tempo em que reelaboram sua própria herança cultural frente às relações interculturais. Contudo, nos documentos curriculares nacionais, estaduais e locais da escola,o brincar é mais explorado como prática pedagógica no âmbito da Educação Infantil. E, no Ensino Fundamental,a disciplina de Educação Física, desconsiderando sua importância e especificidade para a educação integral de todas as crianças, sobretudo das crianças indígenas. As entrevistas apontam que o brincar já faz parte do planejamento das atividades escolares dos/as profissionais da EMITM, mas que ainda há entre os/as docentes dificuldades para perceber todo o seu potencial interdisciplinar e as diversas maneiras de se brincar. Desta forma, fica evidente que há desafios a serem superados para o planejamento e a realização das práticas educativas envolvendo o brincar na escola indígena.
Abstract: The general objective of the research was to show how playing is included in the curriculum documents and in the propositions of pedagogical practices for indigenous children from Five to tem years old from the Municipal Indigenous School Tengatuí Marangatu (EMITM) in the Indigenous Reserve of Dourados (RID), located in the city of Dourados state of Mato Grosso do Sul (MS) Brazil. From a qualitative approach, the methodology provided the dialogue between the theoretical-methodological assumptions of Education with Anthropology and History for the production, analysis and interpretation of data. Documental analysis and semi-structured interviews were used to obtain data that were analyzed using the Content Analysis technique. As for the results, it was verified that the playing of indigenous children reflects the experience, understanding, experimentation and construction of cultural formation through the socialization incorporated by the thought structures of their social group, at the same time they re-elaborate their own cultural heritage in the face of the intercultural relations. However, in the school's national, state and local curriculum documents, playing is more explored as a pedagogical practice in the scope of Early Childhood Education. And in Elementary Education within the scope of Physical Education, disregarding its importance and specificity for the comprehensive education of all children, especially indigenous children. The interviews point out that playing is already part of the planning of school activities by EMITM professionals, but that there are still difficulties among teachers to understand its full interdisciplinary potential and the different ways of playing. In this way, it is evident that there are challenges to be overcome for the planning and implementation of educational practices involving playing in the indigenous school.
Palavras-chave: Infância Indígena
Indigenous Childhood
Brincar
Playing
Práticas Pedagógicas
Pedagogical Practices
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: CORDEIRO, Brenda Maria Alves. O brincar na Escola Municipal Indígena Tengatuí Marangatu em Dourados/MS. 2023. 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6004
Data do documento: 17-Abr-2023
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