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Tipo: Dissertação
Título: Tecnologia assistiva para alunos indígenas com deficiência
Autor(es): Souto, Fernanda Alves
Primeiro Orientador: Troquez, Marta Coelho Castro
metadata.dc.contributor.referee1: Levandoski, Gustavo
metadata.dc.contributor.referee2: Medeiros, Heitor
metadata.dc.contributor.referee3: Silva , Thaisa da
Resumo: O uso de Tecnologia Assistiva (TA) em contexto escolar indígena é um campo de investigação relativamente novo e, por isso, demanda novas pesquisas para traçar um panorama da sua situação em cada contexto específico. Este estudo teve por objetivo analisar os recursos de TA e seus usos na Escola Municipal Francisco Meireles junto a alunos indígenas com deficiência. A escola se localiza dentro da Missão Evangélica Caiuá, em Dourados/MS, e recebe prioritariamente alunos indígenas provenientes da reserva próximo a ela. A metodologia adotada foi pautada em uma abordagem qualitativa e, como instrumentos de produção de dados, foram utilizados: 1) análise documental, na qual buscou-se delinear as temáticas de Educação Especial, de Tecnologia Assistiva e de Educação Escolar Indígena; 2) realização de entrevistas, com o diretor da escola, com a professora da Sala de Recursos Multifuncional (SRM) e com a professora de apoio que atende os alunos com deficiência no hospital da Missão, a fim de conhecer as atividades realizadas com TA neste contexto; 3) aplicação de questionário aos demais professores da escola, com perguntas fechadas e abertas a fim de verificar seu entendimento sobre a temática da TA e se este estava vinculado à sua formação; e 4) observação na SRM e em salas de aula do ensino regular com o intuito de verificar as TA existentes. Foram identificados alguns recursos e materiais de TA tanto na SRM - na qual pode-se destacar o uso do tablet, jogos, atividades de alfabetização e material bilíngue com adequação -, quanto nas salas de aula, nas quais se destacam materiais como os calendários e cartazes com adequação. Os recursos encontrados se encaixam nas seguintes categorias: auxílios para a vida diária e vida prática, comunicação aumentativa e alternativa, recursos de acessibilidade ao computador, auxílios de mobilidade, auxílios para ampliação da função visual e recursos que traduzem conteúdos visuais em áudio ou informação tátil. De acordo com as análises observa-se que os professores informantes possuíam algum entendimento sobre a TA em decorrência de algum curso de formação continuada, de participação em projetos de extensão ou por frequentar a pós-graduação. Foi possível constatar que muitos professores utilizam a TA em sua prática pedagógica, mas por não saber com clareza o que é um recurso de TA carecem de formação continuada sobre a Tecnologia Assistiva, de forma a suprir esta lacuna com conhecimento mais aprofundado.
Abstract: The use of Assistive Technology (AT) in the indigenous school context is a relatively new field of research and therefore requires further studies to provide an overview of its situation in each specific context. This study aims to analyze AT resources and their use in the Francisco Meireles Municipal School for indigenous students with disabilities. The school is located within the Caiuá Evangelical Mission, in Dourados/MS, and primarily receives indigenous students from the nearby reserve. The methodology adopted was based on a qualitative approach and the following data production tools were used: 1) documentary analysis, in which we sought to outline the themes of Special Education, Assistive Technology and Indigenous School Education; 2) interviews, with the school‟s director, the teacher of the Multifunctional Resource Room (SRM) and the support teacher who attends to students with disabilities at the Mission hospital, in order to find out about the activities carried out with AT in this contexto; 3) application of a questionnaire to the other teachers at the school, with closed and open questions, in order to check their understanding of the AT theme and whether this was linked to their training; and 4) observation at the SRM and in mainstream classrooms in order to check for existing AT. A number of AT resources and materials were identified both in the SRM - in particular the use of the tablet, games, literacy activities and appropriate bilingual material - and in the classrooms, such as calendars and appropriate posters. The resources found fall into the following categories: aids for daily life and practical life, augmentative and alternative communication, computer accessibility resources, mobility aids, aids for extending visual function and resources that translate visual content into audio or tactile information. According to the analysis, the informant teachers had some understanding of AT as a result of some continuing education course, participation in extension projects or attending postgraduate courses. It was possible to see that many teachers use AT in their teaching practice, but because they don't clearly know what an AT resource is, they need further training on Assistive Technology in order to fill this gap with more in-depth knowledge.
Palavras-chave: Educação Escolar Indígena
Indigenous School Education
Educação Especial
Special Education
Tecnologia Assistiva
Assistive Technology
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: SOUTO, Fernanda Alves. Tecnologia assistiva para alunos indígenas com deficiência. 2023. 93 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6010
Data do documento: 24-Ago-2023
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