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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Scaff, Elisângela Alves da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5361997694984880pt_BR
dc.contributor.referee1Camargo, Rubens Barbosa de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0406496907482429pt_BR
dc.contributor.referee2Lima, Paulo Gomes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5109357037661496pt_BR
dc.creatorSousa, Ana Paula Moreira de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8451456429395450pt_BR
dc.date.accessioned2019-04-16T12:46:29Z-
dc.date.available2019-04-16T12:46:29Z-
dc.date.issued2013-05-07-
dc.identifier.citationSOUSA, Ana Paula Moreira de. Desafios à gestão escolar em contextos adversos. 2013. 98 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/602-
dc.description.abstractThis research aims to analyze the challenges to school management in adverse contexts. It is a qualitative study, funded procedures bibliographic and documentary field. The field research was conducted in six schools peripheral Dourados-MS and documentary research Projects Political Pedagogical these educational units were read and analyzed. Data collection was developed through interviews with six coordinators who work in selected schools, working mainly in the early years of elementary school. The results reveal that the coordinators have difficulty working with students' families, however, the actions and interventions needed to ensure that problems are solved are not executed. We found that the actions undertaken in schools consist in reproducing projects arising from federal and municipal agencies, which reveals a hard school to plan and execute projects and actions aimed at their needs, beyond that limit their autonomy as to adopt projects outside their interventions needed are emptied because it has actually met the real needs of its agents and school. The coordinators indicate the difficulty, insecurity and lack of financial resources to invest in the continuing education of teachers, however, the training conducted in most schools come from municipal or federal government, through pre-set programs. Based on the data collected, we consider the situation experienced by schools demonstrates the need for initiatives that allow overcoming the barriers observed, ie, ―the adverse contexts‖, especially with regard to the actions of these professionals, we believe that many buildings need to be rethought, problematized and transformed so that the learning process becomes effective in educational site.en
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo analisar os desafios à gestão escolar em contextos adversos. É um trabalho qualitativo, subsidiado nos procedimentos bibliográficos, de campo e documental. A pesquisa de campo foi realizada em seis escolas periféricas do município de Dourados-MS e na pesquisa documental os Projetos Político Pedagógicos dessas unidades educativas foram lidos e analisados. A coleta dos dados foi desenvolvida por meio de entrevistas com seis coordenadores pedagógicos que trabalham nas escolas selecionadas, atuando principalmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os resultados revelam que os coordenadores pedagógicos possuem dificuldade em trabalhar com as famílias dos alunos, entretanto, as ações e intervenções necessárias para que os problemas sejam resolvidos não são executadas. Verificamos que as ações desenvolvidas nas escolas consistem na reprodução de projetos advindos de órgãos federais e municipais, o que revela uma dificuldade da escola em planejar e executar projetos e ações voltados para as suas necessidades, além do que limitam sua autonomia, pois ao adotarem projetos externos, as suas intervenções necessárias são esvaziadas, pois não tem atendido de fato as necessidades reais e de seus agentes escolares. Os coordenadores pedagógicos indicam a dificuldade, precariedade e falta de recursos financeiros para investir na formação continuada de professores, porém, as capacitações realizadas na grande maioria das escolas advêm do governo municipal ou federal, por meio de programas pré-estabelecidos. Com base nos dados levantados, consideramos que a situação vivenciada pelas escolas demonstra a necessidade de iniciativas que possibilitem a superação dos entraves constatados, ou seja, ―os contextos adversos‖, principalmente no que se refere às ações desses profissionais, pois acreditamos que muitas construções precisam ser repensadas, problematizadas e transformadas para que o processo pedagógico se efetive no contexto educacional local.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-04-16T12:46:29Z No. of bitstreams: 1 AnaPaulaMoreiradeSousa.pdf: 1363274 bytes, checksum: f5903d6502c65206c695b73c4f15b9ac (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-16T12:46:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AnaPaulaMoreiradeSousa.pdf: 1363274 bytes, checksum: f5903d6502c65206c695b73c4f15b9ac (MD5) Previous issue date: 2013-05-07en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação, Artes e Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectSchool administrationen
dc.subjectRelação escola-famíliapt_BR
dc.subjectFamily school relationshipen
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleDesafios à gestão escolar em contextos adversospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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