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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Aranda, Maria Alice de Mirandapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2155809586937730pt_BR
dc.contributor.referee1Scaff, Elisangela Alves da Silvapt_BR
dc.contributor.referee2Militão, Silvio Cesar Nunespt_BR
dc.contributor.referee3Souza, Kellcia Rezendept_BR
dc.contributor.referee4Perboni, Fábiopt_BR
dc.creatorBarcelos, Fabiany dos Santospt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4043254946505140pt_BR
dc.date.accessioned2025-04-14T20:46:54Zpt_BR
dc.date.available2023-12-09pt_BR
dc.date.available2025-04-14T20:46:54Zpt_BR
dc.date.issued2023-11-10pt_BR
dc.identifier.citationBARCELOS, Fabiany dos Santos. A comissão municipal de monitoramento e avaliação do plano municipal de educação de Ponta Porã-MS: desafios, perspectivas e consolidações. 2023. 201 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6055pt_BR
dc.description.abstractThis Doctoral Thesis analyzes the performance of the Municipal Monitoring and Evaluation Commission (CMMA) of the Municipal Education Plan (PME) of Ponta Porã-MS, in terms of challenges, perspectives and consolidations during the period between 2015 and 2022. The study is associated with the Research Line ‘Policies and Education Management', of the Postgraduate Program in Education (PPGEdu), of the Faculty of Education (FAED), of the Federal University of Grande Dourados (UFGD) and is a result of the Collaborative Research Project (2017) entitled 'Monitoring of Municipal Education Plans (PMEs) of the State of Mato Grosso do Sul (MS)', subsidized by FUNDECT. The problematization of the research was systematized by the following question: how was the performance of the Municipal Monitoring and Evaluation Commission of Ponta Porã during the monitoring and evaluation process of the Municipal Education Plan/Ponta Porã (2015-2025), in terms of challenges , perspectives and consolidations? This is a qualitative research with a bibliographic, documentary and field-based approach. The field research took place through the application of semi-structured interviews and an online questionnaire with the participants of CMMA/Ponta Porã. Considering the analyzes undertaken, the thesis is that the performance of CMMA/PME-Ponta Porã-MS in the monitoring and evaluating process of PME/Ponta Porã, conducted by CMMA, has shown progress regarding the organization of the commission, document elaboration and goal achievement, demonstrating progress in local educational planning policy. The data show that, although the PME/Ponta Porã Municipal Monitoring and Evaluation Commission has been committed to its functions, the local scenario still indicates lfew advances concerning the consolidation of the Municipal Education Plan, as the challenges revealed difficulties in PME monitoring and evaluation processes, such as the absence/outdated of data, lack of coordination among the organizations involved in the process, limited participation of civil society in debates and mobilizations, lack of investment and discontinuity of public educational policies. In summary, the research indicates that the CMMA of Ponta Porã presents an instrumental participation in the PME monitoring and evaluation process, rather than an active and political participation aimed at promoting social control of educational policy. Through this study, the aim is to collaborate with the strengthening of educational planning in the municipality of Ponta Porã/MS, in compliance with the PME, Law N. 4.100, of June 2, 2015, as well as to contribute to research on the evaluation and monitoring of the Deccenial Education Plans.en
dc.description.resumoA presente Tese de Doutorado analisa a atuação da Comissão Municipal de Monitoramento e Avaliação (CMMA) do Plano Municipal de Educação (PME) de Ponta Porã-MS, em termos de desafios, perspectivas e consolidações no período compreendido entre 2015 e 2022. O estudo está vinculado à Linha de Pesquisa ‘Políticas e Gestão da Educação’, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu), da Faculdade de Educação (FAED), da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e é decorrente do Projeto de Pesquisa em Rede (2017) intitulado ‘Monitoramento dos Planos Municipais de Educação (PMEs) do Estado de Mato Grosso do Sul (MS)’, subsidiado pela FUNDECT. A problematização da pesquisa foi sistematizada pela seguinte questão: como se deu a atuação da Comissão Municipal de Monitoramento e Avaliação de Ponta Porã, no processo de monitoramento e avaliação do Plano Municipal de Educação/Ponta Porã (2015-2025), em termos de desafios, perspectivas e consolidações? Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter bibliográfico, documental e de campo. A pesquisa de campo se deu por meio da aplicação de entrevista semiestruturada e de questionário na modalidade on-line com os sujeitos participantes da CMMA/Ponta Porã. Mediante as análises empreendidas, tem-se como Tese que a atuação da CMMA/PME-Ponta Porã-MS no processo de monitoramento e avaliação do PME/Ponta Porã, exercido pela CMMA, tem evidenciado progressos no que se refere à organização da comissão, elaboração de documentos e alcance de metas, demonstrando avanço na política de planejamento educacional local. Os dados evidenciam que, embora a Comissão Municipal de Monitoramento e Avaliação do PME/Ponta Porã tenha se empenhado em suas funções, o cenário local ainda indica poucos avanços no que tange às consolidações do Plano Municipal de Educação, visto que os desafios revelaram dificuldades nos processos de monitoramento e avaliação do PME, como a ausência/desatualização de dados, falta de articulação entre os órgão envolvidos no processo, pouca participação da sociedade civil em debates e mobilizações, falta de investimento e descontinuidade das políticas públicas educacionais. Em suma, a pesquisa evidencia que a CMMA de Ponta Porã apresenta uma participação instrumental no processo de monitoramento e avaliação do PME, e não uma participação política e ativa com vistas à promoção do controle social da política educacional. Por meio desse estudo, intenta-se colaborar com o fortalecimento do planejamento educacional do município de Ponta Porã/MS, no cumprimento do PME, Lei N. 4.100, de 02 de junho de 2015, assim como contribuir com pesquisas sobre avaliação e monitoramento dos Planos Decenais de Educação.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Claudeir Guilhermino (claudeirguilhermino@ufgd.edu.br) on 2025-04-14T20:46:54Z No. of bitstreams: 1 FabianydosSantosBarcelos.pdf: 5913689 bytes, checksum: d0a19da18888e0da2ed980bc2c4a35a5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-14T20:46:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FabianydosSantosBarcelos.pdf: 5913689 bytes, checksum: d0a19da18888e0da2ed980bc2c4a35a5 (MD5) Previous issue date: 2023-11-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMonitoramento e Avaliaçãopt_BR
dc.subjectMonitoring and Evaluationen
dc.subjectPlanejamento Educacionalpt_BR
dc.subjectEducational Planningen
dc.subjectPlano Municipal de Educaçãopt_BR
dc.subjectMunicipal Education Planen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleA comissão municipal de monitoramento e avaliação do plano municipal de educação de Ponta Porã-MS: desafios, perspectivas e consolidaçõespt_BR
dc.typeTesept_BR
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