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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pereira , Levi Marquespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1669550558445333pt_BR
dc.contributor.referee1Nascimento, Adir Casaro dopt_BR
dc.contributor.referee2Mota, Lúcio Tadeupt_BR
dc.contributor.referee3Crespe, Aline Castilhopt_BR
dc.contributor.referee4Novak, Éder da Silvapt_BR
dc.creatorLescano , Claudemiro Pereirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3739356042245685pt_BR
dc.date.accessioned2025-04-15T21:07:42Zpt_BR
dc.date.available2024-11-19pt_BR
dc.date.available2025-04-15T21:07:42Zpt_BR
dc.date.issued2024-02-22pt_BR
dc.identifier.citationLESCANO, Claudemiro Pereira. ÁRA YPY – O TEMPO E O ESPAÇO: Noções de temporalidade e espacialidade do povo Tavyterã. 2024. 139 f. Tese (Doutorado em História) – Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6075pt_BR
dc.description.abstractArá Ypy rehegua, ko tembiapo jehaipyre ha‘e héra tese doutoradopegua 2019 há 2024 peve, oñembyaty koape ñeporandukue ñane ramõi arandukuemi. Ko tembiapo ojoaju – Mbo‘epy renda Historia Indigena ha Indigenismo, pe Programa há‘e Pós-Graduação em História – ojehúva pe Universidade Federal Grande Douradospe. Ko tempiapo omombeu ñande arandu te‘e ouva Ñande Ramõigui. Tuvicha ave oipytyvõ ko tembiapo pe SAHLINS ohai va‘ekue (2004), herava ilha de historia. Peape jehaí há‘e omohesakã mbaeichapa ikatu ñamombeu há jahai pe ñande arando há ñande reko ndahaeiva Karai kuera aranduicha. Ko tembiapo jehai koapeguava omoñesyru hekoite rupi historia indígena he‘i haicha. Ñe porandu rupive, oñema‘e teko há tekohare, há avei kuatia kuera oñemoñe‘e rupive omohesakã porãve haguã Tavyterã arando kuera kuatia jeha‘i rehe. Ko kuatia jehai há‘e imombyry arandu ambu‘e gui pe Ára rehegua. Ara ypy há‘e Tavyterã arandu te‘e, ojekua‘a upepe mbohapy ará, ( yvy ete rehe, yvy rendy rehe há jasy retã rehe) upea arandu oñembohasa petei tei oikuaa hagua teko te‘e rupive ojeiko haguã avei mbaeichapa ko teko pyahu onhemohenda mbegue katupe. Ko tembiapópe oñemohenda péicha; oñemombe‘u ára ypy rehe, mbaeichapa historiador ohai nhande rehegua há avei teko pyahu tekoha reserva rehe. Ñande reko pyahupe mbaeichapa ikatu jaiko nhamombarete haguape arandu tee nhande mbae. Oñemoñe‘ẽ kuatia jehai oĩmáva, ojapo va‘ekue ha avei umi ñande re‘yikuera rembiapokue, mestradopeguare há doutor kuera rembiapokue heta jevy oipytyvõ ko tembiapo osẽ haĝua.gn
dc.description.resumoEsta pesquisa objetiva compreender e descrever os processos e conceitos aplicados pelos Tavyterã para formularem noções e categorias sobre sua própria história. O já clássico trabalho de Sahlins (2004), Ilhas de História, apresentou uma formulação inovadora no estudo da perspectiva histórica de povos fora da tradição histórica do ocidente, sintetizada na frase ―outras sociedades, outras histórias‖, que passou a ser repetido quase como um mantra por pesquisadores dedicados ao estudo de histórias de povos fora da tradição ocidental. O estudo aqui proposto aplica metodologias da história recorrentes nos estudos de história indígena, como a realização de entrevistas, observação etnográfica e cotejamento de documentos a partir de referenciais da abordagem da etno-história para pensar o modo como os Tavyterã pensam sua própria história. Situado no campo da história indígena, o estudo busca demonstrar como a percepção da história do Guarani Kaiowá (Tavyterã1) conjuga duas noções que o pensamento ocidental discrimina como distintas, a saber: temporalidade e espacialidade. Dessa forma, para o Guarani Kaiowá (Tavyterã) a categoria de ára ou áry expressa conjuntamente às noções de tempo e espaço. Essa conjugação de tempo e espaço se desdobra em outras consequências: a passagem do tempo implicaria na interconexão de diversos tempos e espaço ara, pensados como habitados por diversas categorias de seres, distribuídos em distintos patamares de existência. Todos os patamares que mobilizam o tempo e espaço -ára estariam associados a um modo próprio de existir, que se produz em espaço distinto, e que reúnem as condições apropriadas à produção desse modo de existir. Num corte sincrônico, conviveriam em um mesmo momento várias temporalidades, conectadas entre si e estabelecendo influências múltiplas. A história, enquanto processo de transformação, resultaria da variabilidade e interconexões dessas influências entre distintos espaços e modos de existir. A existência dos Tavyterã e a produção de sua vida social é resultado de interconexão e produção de tempo e espaço. A pesquisa analisa relatos da memória dos mais velhos, ou seja, mestres tradicionais, levando em consideração também o comportamento das gerações que vivem no tempo presente, sem se considerarem profundamente vinculados ao que se denomina como tradicional, que configurariam o mesmo tempo e espaço atual – ara pyahu, em transformação, mas que segue sendo compreendido enquanto o modo de existir Tavyterã, em seu próprio ara. A pesquisa desenvolve a hipótese inicial ou parte do pressuposto de que a categoria de temporalidade e espacialidade Tavyterã se articula a partir de um conjunto de valores culturais que se movimentam a partir de sinais visíveis, especialmente aos conhecedores tradicionais ou xamãs, evidenciados em eventos e manifestações climáticas ou mesmo em transformações geradas pela força da natureza. Para os Tavyterã, a manifestação de sinais e transformações é provocada pelos guardiões teko jara kuera, habitantes dos distintos patamares celestes, que vivem em seu próprio tempo e espaço, e indicam o início e o fim das temporadas e das fases de tempo na vida do povo e do sujeito, de modo que essas manifestações enunciam a implantação de outras etapas nos processos culturais, seguindo preceitos basilares dessa tradição cultural. Os patamares celestes constituem a diversidades nos céus yva’y-yvaga 2, cuidados e orientados por seus guardiões jara, sendo que seus movimentos interferem diretamente na vida humana e, especificamente, no modo de ser dos Tavyterã. Para os Tavyterã, seu modo de vida foi herdado diretamente de Ñanderuvussu3, a divindade original, e tem conexão com as manifestações que ocorrem no universo, ou melhor, dito, multiverso, ou seja, existe uma engrenagem que conecta a relação entre os patamares celestes. Os mestres tradicionais Tavyterã entendem que as conexões entre os diversos tempos e espaços ára mobilizam e transformam a vida dos seres no mundo, não só dos humanos, mas de outras ordens de seres. Por isso, estudar este movimento permitirá entender melhor a dinâmica de mobilidade desses fenômenos, que estão conectados permanentemente com a vida dos Tavyterã. A análise dos vestígios deixados na trajetória de sucessão de fatos e eventos, em especial, os provocados pela colonização imposta aos territórios e as comunidades Tavyterã no último século, permitirão compreender as formas de resistências e transformações desse povo, com destaque para o modo como elas se conectam a própria noção de temporalidade Tavyterã. O trabalho pretende demonstrar ainda que o sujeito Tavyterã é, desde o seu nascimento, vinculado ao pertencimento ao criador desse povo, ou Ñandejara, orientado a buscar sempre pela terra sem mal yvy marãne’y4 , como condição para o retorno do tekoha araguyje-aldeia sagrada, na busca da perfeição do jeito de ser Tavyterã, sendo que esse caminho pode ajudar a superar toda a crise imposta pela sociedade não indígena.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Claudeir Guilhermino (claudeirguilhermino@ufgd.edu.br) on 2025-04-15T21:07:42Z No. of bitstreams: 1 ClaudemiroPereiraLescano.pdf: 4841749 bytes, checksum: 42189498eb66c82bf45ff065ef274aaf (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-15T21:07:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ClaudemiroPereiraLescano.pdf: 4841749 bytes, checksum: 42189498eb66c82bf45ff065ef274aaf (MD5) Previous issue date: 2024-02-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistória indígenapt_BR
dc.subjectÑe‘e mbykymign
dc.subjectTavyterãpt_BR
dc.subjectKaiova ñembo‘epygn
dc.subjectPatamares celestespt_BR
dc.subjectArandu tee ha Jerovia teegn
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleÁRA YPY – O TEMPO E O ESPAÇO: Noções de temporalidade e espacialidade do povo Tavyterãpt_BR
dc.typeTesept_BR
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