Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6122
Tipo: Dissertação
Título: Plataforma Geoguia: guia para o desenvolvimento de aulas de campo em geografia nos ensinos fundamental e médio
Autor(es): Silva, Heder de Oliveira
Primeiro Orientador: Marinho, Vera Lúcia Freitas
metadata.dc.contributor.referee1: Rampazzo, Camila Riboli
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, João Batista Alves de
Resumo: A presente pesquisa traz uma discussão referente à Aula de Campo enquanto procedimento metodológico integrador da teoria e prática na promoção da aprendizagem de estudantes tanto do Ensino Fundamental quanto do Médio, no componente curricular de Geografia. De cunho quantitativo e qualitativo, o estudo tem como objetivo geral discutir e correlacionar o tema Aula de Campo como uma metodologia integradora da teoria-prática no ensino de Geografia. Como objetivos específicos, o estudo se propõe a criar um recurso virtual relacionando a Aula de Campo ao contato teoria-prática no ensino de Geografia; produzir uma ferramenta didática aqui apresentada na plataforma eletrônica para o desenvolvimento de Aula de Campo; e, por fim, desenvolver um produto educacional visando estreitar as relações tecnologia, professor-aluno-objeto de estudo, experienciando novos métodos de aprendizagem na aplicação de conteúdos, conceitos e categorias abordados no ensino de Geografia. Os resultados apresentam, além da discussão teórica e empírica acerca da Aula de Campo no ensino de Geografia, a construção de um produto educacional – Plataforma Geoguia cujos conteúdos são voltados ao planejamento e à execução de Aulas de Campo, incluindo as exigências presentes nos documentos oficiais, como, por exemplo, o Protocolo da Aula de Campo, publicado pela Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso. A incursão empírica revela que, entre os professores pesquisados, independente do nível de ensino em que atuem, reconhecem o potencial pedagógico das Aulas de Campo. No entanto, há implicações reais que dificultam desde o planejamento até a execução de Aulas de Campo e, embora, representem desafios, não impedem sua adoção. Neste sentido, a dissertação contribui em tratar e repensar a Aula de Campo no ensino de Geografia nos diferentes níveis acadêmicos e, sobretudo, visando a aprendizagem plena do aluno.
Abstract: The current research brings a discussion regarding the Field Class as methodological procedure integrative of theory and practice in the promotion of the learning of students in Elementary and Middle School as well as in High School, in the curricular component of Geography. Of quantitative and qualitative nature, the study has as general objective discuss and correlate the theme Field Class as a methodology integrative of theory-practice in the teaching of Geography. As specific objectives, the study proposes to create a virtual resource relating the Field Class to the contact theory-practice in the teaching of Geography; produce a didactic tool here presented in the electronic platform for the development of Field Class; and, lastly, develop an educational product aiming at strengthening the relations technology, teacher-student-object of study, experiencing new methods of learning in the application of contents, concepts and categories approached in the teaching of Geography. The results present, besides the theoretical and empirical discussion on the Field Class in the teaching of Geography, the construction of an educational product – Platform Geoguide (Geoguia) whose contents are focused on the planning and on the execution of the Field Classes, including the requirements presented on the official documents, such as the Protocol of Field Class, published by the Secretary of Education of the State of Mato Grosso, for example. The empirical incursion reveals that, among the researched teachers, independently of the teaching level in which they act, do recognize the pedagogical potential of the Field Classes. However, there are real implications which hamper from the planning to the execution of the Field Classes and, although they represent challenges, they do not impede the adoption. In this regard, the thesis contributed to tackle and rethink the Field Class in the teaching of Geography in the different academic levels and, above all, aiming for the full learning of the student.
Palavras-chave: Ensino de geografia
Teaching of geography
Aula de campo
Field class
Plataforma Geoguia
Platform Geoguide (Geoguia)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Geografia
Citação: SILVA, Heder de Oliveira. Plataforma Geoguia: guia para o desenvolvimento de aulas de campo em geografia nos ensinos fundamental e médio. 2024. 152 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede Nacional) – Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6122
Data do documento: 8-Mar-2024
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HederdeOliveiraSilva.pdf4,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.