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http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6128
Tipo: | Dissertação |
Título: | O cururu e o siriri entre a margem e o palco: projetos, narrativas e interesses na construção de uma identidade cultural em Mato Grosso no decorrer do século xx |
Autor(es): | Silva, Alécio Gonçalves da |
Primeiro Orientador: | Leite, Eudes Fernando |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Fernanda Martins da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Mendes, Luís César Castrillon |
Resumo: | A presente pesquisa pretende elucidar como, no estado de Mato Grosso, o processo de constituição de uma identidade cultural teve seu resultado a partir de uma complexa interface entre fatores objetivos e discursivos, tais como língua, território, história comum e criação de símbolos regionais, isso tudo, aliado à intervenção direta e criativa de intelectuais e políticos ligados a instituições e ao próprio Estado, incumbidos e desafiados a definir um aspecto subjetivo da memória coletiva regional. Nesse sentido, as manifestações de canto e dança de Cururu e Siriri, próprias da cultura popular, rural e marginalizada, passaram a ser ressignificadas, se dinamizaram. Ademais, no decorrer do século XX, por meio do ordenamento social, cultural e político do estado e do país, foram apreendidas enquanto aspectos simbólicos da comunidade imaginada que, por sua vez, buscava canalizar simbolicamente expressividades de uma dita tradição e cultura mato-grossense. Os projetos integracionistas do Estado Novo (1937-1945) e da Ditadura Militar (1964-1985), bem como os temores gerados pelas levas de migração, especialmente sulista, para o estado, a ruptura territorial e administrativa com a divisão e subsequente criação do estado de Mato Grosso do Sul em 1977, além de interesses de desenvolvimento econômico levaram instituições, políticos, intelectuais e os produtores culturais, principalmente da Baixada Cuiabana, a refletirem e a se empenharem na concretização de uma narrativa identitária efetiva tendo por base as manifestações de Cururu e Siriri, objetivando assim a integração dos mato-grossenses frente aos desafios impostos pela contemporaneidade em um fenômeno cujos efeitos ainda se reverberam. |
Abstract: | This research aims to elucidate how in the state of Mato Grosso the process of establishing a cultural identity resulted from a complex interface between objective and discursive factors, such as language, territory, common history and the creation of regional symbols, all of which , combined with the direct and creative intervention of intellectuals and politicians linked to institutions and the State itself, tasked and challenged with defining a subjective aspect of regional collective memory. In this sense, the singing and dancing manifestations of Cururu and Siriri, typical of popular, rural and marginalized culture, began to be given new meanings, became more dynamic, and throughout the 20th century, through the social, cultural and political ordering of the state and of the country, were seized as symbolic aspects of the imagined community which, in turn, sought to symbolically channel expressiveness of a so-called Mato Grosso tradition and culture. The integrationist projects of the New State (1937-1945) and the Military Dictatorship (1964-1985), as well as the fears generated by the waves of migration, especially from the south, to the state, the territorial and administrative rupture with the division and subsequent creation of the state of Mato Grosso do Sul in 1977, in addition to interests in economic development, led institutions, politicians, intellectuals and cultural producers, mainly from zone Cuiabana, to reflect and commit to the implementation of an effective identity narrative based on the practices of Cururu and Siriri, thus aiming to integrate the people of Mato Grosso in the face of the challenges imposed by contemporary times in a phenomenon whose effects are still reverberating. |
Palavras-chave: | Cururu Cururu Siriri Siriri Identidade cultural Mato-Grossense Mato Grosso cultural identity |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Grande Dourados |
Sigla da Instituição: | UFGD |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Humanas |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de pós-graduação em História |
Citação: | SILVA, Alécio G. O cururu e o siriri entre a margem e o palco: projetos, narrativas e interesses na construção de uma identidade cultural em Mato Grosso no decorrer do século XX. 2024. 139 f. Dissertação (Mestrado em História) – Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6128 |
Data do documento: | 22-Mar-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em História |
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