Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6136
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Nunes, Flaviana Gasparotti | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6054462862933545 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Roma, Claudia Marques | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Souza, João Batista Alves de | pt_BR |
dc.creator | Silva , Valdelice Pereira da | pt_BR |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/9534469198929626 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-04-24T17:40:01Z | pt_BR |
dc.date.available | 2024-11-20 | pt_BR |
dc.date.available | 2025-04-24T17:40:01Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024-09-11 | pt_BR |
dc.identifier.citation | SILVA, Valdelice Pereira da. Agronegócio e a crueldade contra os animais na produção de carne bovina em Tocantins. 2024. 101 f. Dissertação (Mestrado em Geografia – Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6136 | pt_BR |
dc.description.abstract | This work seeks to understand the geographical perceptions of the border of Ponta Porã and Pedro Juan Caballero by obtaining qualitative data, listening and looking at children in the face of socio-spatial reality. The main objective was to propose a playful activity that could direct research to analyze the production of drawings developed by students at Escola Lydio Lima, based on the idea of identity as a cultural, geographic and socio spatial construction. of the researcher's life, which is important to understand how the subjects who move between the two cities have relationships of belonging with both sides of the border. The reports captured through the drawings help to understand the relationships of belonging, spatial experience, border identities and living on the border, sometimes on one side and sometimes on the other, seeking to demonstrate the transit, identities, approaches and distances that exist in this space. From a pedagogical and geographical point of view, the students' drawings offer a holistic view of daily life on the border, highlighting not only the physical characteristics of the space, but also the social and cultural dynamics that shape identities and relationships in this context. By recognizing and valuing this diversity, we can promote a deeper and more inclusive understanding of the socio-spatial dynamics on the border. Counting the border based on the art mastery of children residing in this border is the core of this research. | en |
dc.description.resumo | Este trabalho busca compreender as percepções geográficas sobre a fronteira entre Ponta Porã e Pedro Juan Caballero a partir do olhar de crianças que vivenciam essa realidade socioespacial. A pesquisa, de caráter qualitativo, desenvolveu-se por meio de revisão bibliográfica em diálogo com a trajetória e vivências da própria autora, destacando o trânsito de sujeitos entre as duas cidades que ocasiona em relações de pertencimentos com os dois lados da fronteira. Além disso, como parte dos procedimentos metodológicos, foi realizada uma atividade lúdica em que estudantes do 1º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Lydio Lima elaboraram desenhos sobre seus trajetos de deslocamento de casa para a escola. Os relatos captados através dos desenhos ajudam a compreender as relações de pertencimento, vivência espacial, identidades fronteiriças e o viver na fronteira, ora estando de um lado, ora do outro, buscando, dessa forma, demostrar o trânsito, as identidades, as aproximações e distanciamentos existentes neste espaço. Do ponto de vista pedagógico e geográfico, os desenhos dos estudantes oferecem uma visão do cotidiano na fronteira, destacando não apenas as características físicas do espaço, mas também as dinâmicas sociais e culturais que moldam as identidades e relações nesse contexto. Ao reconhecer e valorizar essa diversidade, podemos promover uma compreensão mais profunda e inclusiva das dinâmicas socioespaciais na fronteira. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Claudeir Guilhermino (claudeirguilhermino@ufgd.edu.br) on 2025-04-24T17:40:01Z No. of bitstreams: 1 ValdelicePereiradaSilva.pdf: 3745087 bytes, checksum: dee99b4595231fc3b4c47ba6e6a3840a (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-04-24T17:40:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ValdelicePereiradaSilva.pdf: 3745087 bytes, checksum: dee99b4595231fc3b4c47ba6e6a3840a (MD5) Previous issue date: 2024-09-11 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Grande Dourados | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Ciências Humanas | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de pós-graduação em Geografia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFGD | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Fronteira | pt_BR |
dc.subject | Border | en |
dc.subject | Dinâmicas socioespaciais | pt_BR |
dc.subject | Socio-spatial | en |
dc.subject | Pedro Juan Caballero | pt_BR |
dc.subject | Pedro Juan Caballero | en |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.title | Percepções geográficas de crianças sobre a fronteira entre Ponta Porã e Pedro Juan Caballero | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Geografia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ValdelicePereiradaSilva.pdf | 3,66 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.