Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6136
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Nunes, Flaviana Gasparottipt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6054462862933545pt_BR
dc.contributor.referee1Roma, Claudia Marquespt_BR
dc.contributor.referee2Souza, João Batista Alves dept_BR
dc.creatorSilva , Valdelice Pereira dapt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/9534469198929626pt_BR
dc.date.accessioned2025-04-24T17:40:01Zpt_BR
dc.date.available2024-11-20pt_BR
dc.date.available2025-04-24T17:40:01Zpt_BR
dc.date.issued2024-09-11pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Valdelice Pereira da. Agronegócio e a crueldade contra os animais na produção de carne bovina em Tocantins. 2024. 101 f. Dissertação (Mestrado em Geografia – Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6136pt_BR
dc.description.abstractThis work seeks to understand the geographical perceptions of the border of Ponta Porã and Pedro Juan Caballero by obtaining qualitative data, listening and looking at children in the face of socio-spatial reality. The main objective was to propose a playful activity that could direct research to analyze the production of drawings developed by students at Escola Lydio Lima, based on the idea of identity as a cultural, geographic and socio spatial construction. of the researcher's life, which is important to understand how the subjects who move between the two cities have relationships of belonging with both sides of the border. The reports captured through the drawings help to understand the relationships of belonging, spatial experience, border identities and living on the border, sometimes on one side and sometimes on the other, seeking to demonstrate the transit, identities, approaches and distances that exist in this space. From a pedagogical and geographical point of view, the students' drawings offer a holistic view of daily life on the border, highlighting not only the physical characteristics of the space, but also the social and cultural dynamics that shape identities and relationships in this context. By recognizing and valuing this diversity, we can promote a deeper and more inclusive understanding of the socio-spatial dynamics on the border. Counting the border based on the art mastery of children residing in this border is the core of this research.en
dc.description.resumoEste trabalho busca compreender as percepções geográficas sobre a fronteira entre Ponta Porã e Pedro Juan Caballero a partir do olhar de crianças que vivenciam essa realidade socioespacial. A pesquisa, de caráter qualitativo, desenvolveu-se por meio de revisão bibliográfica em diálogo com a trajetória e vivências da própria autora, destacando o trânsito de sujeitos entre as duas cidades que ocasiona em relações de pertencimentos com os dois lados da fronteira. Além disso, como parte dos procedimentos metodológicos, foi realizada uma atividade lúdica em que estudantes do 1º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Lydio Lima elaboraram desenhos sobre seus trajetos de deslocamento de casa para a escola. Os relatos captados através dos desenhos ajudam a compreender as relações de pertencimento, vivência espacial, identidades fronteiriças e o viver na fronteira, ora estando de um lado, ora do outro, buscando, dessa forma, demostrar o trânsito, as identidades, as aproximações e distanciamentos existentes neste espaço. Do ponto de vista pedagógico e geográfico, os desenhos dos estudantes oferecem uma visão do cotidiano na fronteira, destacando não apenas as características físicas do espaço, mas também as dinâmicas sociais e culturais que moldam as identidades e relações nesse contexto. Ao reconhecer e valorizar essa diversidade, podemos promover uma compreensão mais profunda e inclusiva das dinâmicas socioespaciais na fronteira.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Claudeir Guilhermino (claudeirguilhermino@ufgd.edu.br) on 2025-04-24T17:40:01Z No. of bitstreams: 1 ValdelicePereiradaSilva.pdf: 3745087 bytes, checksum: dee99b4595231fc3b4c47ba6e6a3840a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-24T17:40:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ValdelicePereiradaSilva.pdf: 3745087 bytes, checksum: dee99b4595231fc3b4c47ba6e6a3840a (MD5) Previous issue date: 2024-09-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Geografiapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFronteirapt_BR
dc.subjectBorderen
dc.subjectDinâmicas socioespaciaispt_BR
dc.subjectSocio-spatialen
dc.subjectPedro Juan Caballeropt_BR
dc.subjectPedro Juan Caballeroen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titlePercepções geográficas de crianças sobre a fronteira entre Ponta Porã e Pedro Juan Caballeropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ValdelicePereiradaSilva.pdf3,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.