Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6140
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Figueiredo, Tiago Dziekaniakpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7770844451787872pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, Renata Viviane Raffapt_BR
dc.contributor.referee2Silveira, Daniel da Silvapt_BR
dc.creatorBrandão, Natália Iryna de Sant'Anapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5033000355766739pt_BR
dc.date.accessioned2025-04-24T18:41:08Zpt_BR
dc.date.available2023-05-08pt_BR
dc.date.available2025-04-24T18:41:08Zpt_BR
dc.date.issued2023-03-13pt_BR
dc.identifier.citationBRANDÃO, Natália Iryna de Sant’Ana. Deixa-me que te conte: discursos de formadores(as) de professores(as) de matemática sobre o Ensino Remoto Emergencial Mediado por Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. 2023. 95 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6140pt_BR
dc.description.abstractThis master's-level study, developed within the scope of the Graduate Program in Science and Mathematics Teaching at the Federal University of Grande Dourados (UFGD), deals with the relationship between digital information and communication technologies (TDIC), the training of teachers for Emergency Remote Teaching with Digital Information and Communication Technologies (EREMTDIC) and the resources available for the performance of teachers. The aim of this dissertation is to understand, through the collective discourses of the professors who train the Mathematics Education area of the Mathematics Degree course at UFGD, their knowledge and actions in relation to their training and the resources available for the use of TDIC in times of EREMTDIC . The study analyzed the Pedagogical Project of the UFGD Mathematics Course and also the construction and application of a research questionnaire in digital format composed of three open questions. The study had the participation of four teacher trainers and based on the collected data, three collective discourses were constructed using the DCS technique. The study pointed to the need to understand the importance of initial teacher training, which is established in an emerging context of new cultural and technological perspectives. Its purpose was to broaden the reflection on the subject from a concrete situation in the Brazilian university, seeking to subsidize the eminent demands of a society that lives in a network, which is transformed daily into a digital context, without failing to understand the human condition of who learns. The study presents potential contributions to the quality of education in Brazil, as it highlighted the discourse of professors who train mathematics teachers about training demands on educational technologies and remote teaching, pointing to the possibility of apprehending such considerations in future re-elaborations PPCs for a degree in Mathematics and also for the continuing education of current Mathematics teachers.en
dc.description.resumoEste estudo, em nível de mestrado, desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), trata da relação entre tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), a formação de professores para o Ensino Remoto Emergencial com Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (EREMTDIC) e os recursos disponíveis para a atuação dos professores e professoras. A dissertação tem por objetivo compreender, por meio dos discursos coletivos dos professores formadores da área de Educação Matemática do curso de Licenciatura em Matemática da UFGD, seus saberes e fazeres em relação à sua formação e aos recursos disponíveis para utilização de TDIC em tempos de EREMTDIC. No estudo foi feita a analise do Projeto Pedagógico do Curso de Matemática da UFGD e também a construção e aplicação de um questionário de pesquisa em formato digital composto por três questões abertas. O estudo contou com a participação de quatro professores(as) formadores(as) e com base nos dados coletados foram construídos, por meio da técnica do DSC, três discursos coletivos. O estudo apontou para a necessidade de perceber a importância da formação inicial de professores que se institui num contexto emergente de novas perspectivas culturais e tecnológicas. Seu intuito foi o alargar a reflexão sobre o tema a partir de uma situação concreta na universidade brasileira, buscando subsidiar as demandas eminentes de uma sociedade que vive em rede, que se transforma cotidianamente em um contexto digital, sem deixar de compreender a condição humana de quem aprende. O estudo apresenta potenciais contribuições para a qualidade da educação no Brasil, por ter destacado o discurso de docentes formadores de professores de matemática sobre demandas de formação sobre tecnologias educacionais e ensino remoto, apontando para a possibilidade de apreensão de tais considerações nas futuras re-elaborações de PPCs de licenciatura em matemática e também para a formação continuada dos atuais professores de matemática.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Claudeir Guilhermino (claudeirguilhermino@ufgd.edu.br) on 2025-04-24T18:41:08Z No. of bitstreams: 1 NatáliaIrynadeSant'AnaBrandão.pdf: 810551 bytes, checksum: c41a25a1b9f3f7660a9ea0418bdbfc27 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-24T18:41:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 NatáliaIrynadeSant'AnaBrandão.pdf: 810551 bytes, checksum: c41a25a1b9f3f7660a9ea0418bdbfc27 (MD5) Previous issue date: 2023-03-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Exatas e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTeacher educationen
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectMathematics teachingen
dc.subjectTDICpt_BR
dc.subjectTDICen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.titleDeixa-me que te conte: discursos de formadores(as) de professores(as) de matemática sobre o Ensino Remoto Emergencial Mediado por Tecnologias Digitais de Informação e Comunicaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NatáliaIrynadeSant'AnaBrandão.pdf791,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.