Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6141
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Simões, Bruno dos Santospt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2866948592212291pt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira, Fernando Cesarpt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Veleida Anahi dapt_BR
dc.creatorMilagres, Patricia Suziel Lima da Rochapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2745246475114488pt_BR
dc.date.accessioned2025-04-24T18:53:49Zpt_BR
dc.date.available2023-04-17pt_BR
dc.date.available2025-04-24T18:53:49Zpt_BR
dc.date.issued2023-04-04pt_BR
dc.identifier.citationMILAGRES, Patricia Suziel Lima da Rocha. Relações com o saber de docentes em relação às atividades experimentais nas aulas de ciências da natureza do ensino médio. 2023. 105 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6141pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation is the result of research that investigated the relationship that Natural Science teachers have with knowledge and how these relationships influence the adoption of experimental activities in their classes. The research was guided by the existing divergence between discourse and the practice of professors in Natural Sciences in public schools in the adoption of these activities in their classes. Data were collected through interviews with professors in different contexts and analyzed under a qualitative approach. During the interviews, we raised elements that led us to identify and understand the relational factors of these professors with themselves, with others and with the world, in the identity, social and epistemic dimensions, which reflected in their actions in face of the adoption of experimental activities in the classes of the area of Natural Sciences. We used Bernard Charlot's Theory of Relation with Knowledge as a theoretical basis for discussing the results, in which we deviated from the discourse of lack to make a positive reading, seeking to understand the relationships these subjects had with professional, scientific, and practical experimental knowledge and how these reflect in their performances. Identifying that teachers who develop more experimental activities in their classes and better understand their role in Science Teaching, presented stronger epistemic relationships during initial training intensified by their relationships of better opportunities in the social dimension. Even professors with better relationships with practical experimental knowledge presented misconceptions about the role of these activities in the construction of scientific knowledge. We emphasize the relevance of continuing education in Natural Sciences in order to strengthen the epistemic relationships of professors with scientific and experimental knowledge, so that deformations in their conceptions about the construction of scientific knowledge can be overcome.en
dc.description.resumoA presente dissertação é fruto de uma pesquisa que investigou a relação que os docentes de ciências da Natureza têm com saberes e como essas relações influenciam na adoção das atividades experimentais em suas aulas. A pesquisa orientou-se da divergência existente entre o discurso e a prática de docentes da área de Ciências da Natureza de escolas públicas na adoção dessas atividades em suas aulas. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com docentes em diferentes contextos e analisadas sob uma abordagem qualitativa. Durante as entrevistas, levantamos elementos que nos conduziram à identificação e à compreensão dos fatores relacionais desses docentes consigo mesmos, com os outros e com o mundo, nas dimensões identitária, social e epistêmica, que refletiram em suas atuações diante da adoção das atividades experimentais nas aulas da área de Ciências da Natureza. Utilizamos como base teórica para discussão dos resultados a Teoria da Relação com o Saber de Bernard Charlot, na qual desviamos do discurso da falta para fazer uma leitura positiva, buscando compreender as relações que esses sujeitos tiveram com os saberes profissional, científico e prático experimental e como elas refletem em suas atuações. Identificamos que os docentes que mais desenvolvem atividades experimentais em suas aulas e compreendem melhor o seu papel no Ensino de Ciências apresentaram relações epistêmicas mais fortes durante a formação inicial, intensificadas por suas relações de melhores oportunidades na dimensão social. Mesmo os docentes com melhores relações com o saber prático experimental apresentaram concepções equivocadas sobre o papel dessas atividades na construção do conhecimento científico. Ressaltamos a relevância das formações continuadas na área de Ciências da Natureza no sentido de fortalecer as relações epistêmicas dos docentes com os saberes científicos e experimentais, para que haja a superação das deformações em suas concepções sobre a construção do conhecimento científico.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Claudeir Guilhermino (claudeirguilhermino@ufgd.edu.br) on 2025-04-24T18:53:49Z No. of bitstreams: 1 PatriciaSuzielLimadaRochaMilagres.pdf: 1454856 bytes, checksum: f8c62bc1a526b53bf69067b6e229be51 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-24T18:53:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PatriciaSuzielLimadaRochaMilagres.pdf: 1454856 bytes, checksum: f8c62bc1a526b53bf69067b6e229be51 (MD5) Previous issue date: 2023-04-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Exatas e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAtividades experimentaispt_BR
dc.subjectExperimental activitiesen
dc.subjectRelação com o saberpt_BR
dc.subjectRelationship with knowledgeen
dc.subjectConcepção de docentes sobre atividades experimentaispt_BR
dc.subjectTeachers' conception of experimental activitiesen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.titleRelações com o saber de docentes em relação às atividades experimentais nas aulas de ciências da natureza do ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PatriciaSuzielLimadaRochaMilagres.pdf1,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.