Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6141
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Simões, Bruno dos Santos | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2866948592212291 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ferreira, Fernando Cesar | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Veleida Anahi da | pt_BR |
dc.creator | Milagres, Patricia Suziel Lima da Rocha | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2745246475114488 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-04-24T18:53:49Z | pt_BR |
dc.date.available | 2023-04-17 | pt_BR |
dc.date.available | 2025-04-24T18:53:49Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023-04-04 | pt_BR |
dc.identifier.citation | MILAGRES, Patricia Suziel Lima da Rocha. Relações com o saber de docentes em relação às atividades experimentais nas aulas de ciências da natureza do ensino médio. 2023. 105 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6141 | pt_BR |
dc.description.abstract | This dissertation is the result of research that investigated the relationship that Natural Science teachers have with knowledge and how these relationships influence the adoption of experimental activities in their classes. The research was guided by the existing divergence between discourse and the practice of professors in Natural Sciences in public schools in the adoption of these activities in their classes. Data were collected through interviews with professors in different contexts and analyzed under a qualitative approach. During the interviews, we raised elements that led us to identify and understand the relational factors of these professors with themselves, with others and with the world, in the identity, social and epistemic dimensions, which reflected in their actions in face of the adoption of experimental activities in the classes of the area of Natural Sciences. We used Bernard Charlot's Theory of Relation with Knowledge as a theoretical basis for discussing the results, in which we deviated from the discourse of lack to make a positive reading, seeking to understand the relationships these subjects had with professional, scientific, and practical experimental knowledge and how these reflect in their performances. Identifying that teachers who develop more experimental activities in their classes and better understand their role in Science Teaching, presented stronger epistemic relationships during initial training intensified by their relationships of better opportunities in the social dimension. Even professors with better relationships with practical experimental knowledge presented misconceptions about the role of these activities in the construction of scientific knowledge. We emphasize the relevance of continuing education in Natural Sciences in order to strengthen the epistemic relationships of professors with scientific and experimental knowledge, so that deformations in their conceptions about the construction of scientific knowledge can be overcome. | en |
dc.description.resumo | A presente dissertação é fruto de uma pesquisa que investigou a relação que os docentes de ciências da Natureza têm com saberes e como essas relações influenciam na adoção das atividades experimentais em suas aulas. A pesquisa orientou-se da divergência existente entre o discurso e a prática de docentes da área de Ciências da Natureza de escolas públicas na adoção dessas atividades em suas aulas. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com docentes em diferentes contextos e analisadas sob uma abordagem qualitativa. Durante as entrevistas, levantamos elementos que nos conduziram à identificação e à compreensão dos fatores relacionais desses docentes consigo mesmos, com os outros e com o mundo, nas dimensões identitária, social e epistêmica, que refletiram em suas atuações diante da adoção das atividades experimentais nas aulas da área de Ciências da Natureza. Utilizamos como base teórica para discussão dos resultados a Teoria da Relação com o Saber de Bernard Charlot, na qual desviamos do discurso da falta para fazer uma leitura positiva, buscando compreender as relações que esses sujeitos tiveram com os saberes profissional, científico e prático experimental e como elas refletem em suas atuações. Identificamos que os docentes que mais desenvolvem atividades experimentais em suas aulas e compreendem melhor o seu papel no Ensino de Ciências apresentaram relações epistêmicas mais fortes durante a formação inicial, intensificadas por suas relações de melhores oportunidades na dimensão social. Mesmo os docentes com melhores relações com o saber prático experimental apresentaram concepções equivocadas sobre o papel dessas atividades na construção do conhecimento científico. Ressaltamos a relevância das formações continuadas na área de Ciências da Natureza no sentido de fortalecer as relações epistêmicas dos docentes com os saberes científicos e experimentais, para que haja a superação das deformações em suas concepções sobre a construção do conhecimento científico. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Claudeir Guilhermino (claudeirguilhermino@ufgd.edu.br) on 2025-04-24T18:53:49Z No. of bitstreams: 1 PatriciaSuzielLimadaRochaMilagres.pdf: 1454856 bytes, checksum: f8c62bc1a526b53bf69067b6e229be51 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-04-24T18:53:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PatriciaSuzielLimadaRochaMilagres.pdf: 1454856 bytes, checksum: f8c62bc1a526b53bf69067b6e229be51 (MD5) Previous issue date: 2023-04-04 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Grande Dourados | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de pós-graduação em Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFGD | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Atividades experimentais | pt_BR |
dc.subject | Experimental activities | en |
dc.subject | Relação com o saber | pt_BR |
dc.subject | Relationship with knowledge | en |
dc.subject | Concepção de docentes sobre atividades experimentais | pt_BR |
dc.subject | Teachers' conception of experimental activities | en |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.title | Relações com o saber de docentes em relação às atividades experimentais nas aulas de ciências da natureza do ensino médio | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PatriciaSuzielLimadaRochaMilagres.pdf | 1,42 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.