Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6143
Tipo: Dissertação
Título: Processos de ensino e aprendizagem na elaboração de sequência didática interativa utilizando a perspectiva ciência, tecnologia, sociedade e ambiente
Autor(es): Costa Neto , Antônio
Primeiro Orientador: Pereira, Ademir de Souza
metadata.dc.contributor.referee1: Ferreira, Fernando Cesar
metadata.dc.contributor.referee2: Queirós, Wellington Pereira de
Resumo: A pesquisa teve a intenção de investigar como os participantes que atuam no subprograma da Licenciatura em Química, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), no Programa de Residência Pedagógica (PRP), mobilizam seus conhecimentos de química para elaborar uma Sequência Didática Interativa (SDI), utilizando a perspectiva Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), articulando tais conhecimentos com temáticas que possam contribuir para a formação da cidadania dos alunos da educação básica. A pesquisa foi de natureza qualitativa; contou com oito participantes que vivenciaram uma SDI, em formato de um Ciclo Formativo (CF), que ocorreu em duas etapas distintas, de maneira remota pelo Google Meet, durante um semestre letivo, com encontros semanais. Ocorreu uma terceira etapa que contou com a elaboração da SDI e mais outra etapa para apresentação da SDI de cada participante, que foi feita de maneira remota pelo Google Meet. Os encontros foram gravados e transcritos. Os instrumentos utilizados nesta pesquisa para a coleta dos dados foram: o relato de experiência, as transcrições dos momentos e o diário de campo do pesquisador. As SDI dos participantes constituíram o corpus das análises que foram estruturadas a partir de quatro categorias, a saber: reflexão, pensamento crítico, argumentação e tomada de decisão na perspectiva CTSA. Os dados foram analisados por dois vieses: qualitativo descritivo e pela metodologia de análise de conteúdo, de Bardin (2021) nas categorias a priori. A análise qualitativa descritiva dos dados mostrou que os participantes conhecem a perspectiva CTS/CTSA, bem como as estratégias de ensino e temáticas que podem ser abordadas no espaço escolar. Percebeu-se que as discussões, em grupo de estudo, favoreceram parcialmente as interações dos participantes quando discutiam sobre os artigos científicos na rodada de conversa. Considera-se que a proposta da SDI sobre a produção do Álcool etílico despertou o interesse dos participantes sobre a abordagem da perspectiva da CTSA, frente ao cenário pandêmico da COVID-19. A análise da categoria a priori Reflexão na ação ou nova ação, na abordagem da CTSA, mostrou que sete dos oito participantes demostraram habilidades didáticas na elaboração da SDI de forma a evidenciar a abordagem de temáticas da perspectiva CTSA, possibilitando atividades com foco na discussão das problemáticas socioambientais de CT frente ao fortalecimento do processo de formação da cidadania dos alunos da educação básica. As análises da categoria a priori pensamento crítico mostraram que sete participantes elaboraram a SDI para possibilitar a abordagem de temáticas da perspectiva CTSA para promover discussões de maneira crítica com base no conhecimento científico e fortalecer a formação cidadã dos alunos da educação básica, quando aplicada. As análises da categoria argumentação demostraram que seis participantes construíram a SDI para a abordagem de temáticas da perspectiva CTSA e possibilitaram a discussão para que os estudantes possam analisar, elaborar e defender seus argumentos embasados no conhecimento científico frente as problemáticas das atividades de CT. As análises da categoria tomada de decisão evidenciaram que sete participantes elaboraram a SDI com vista à abordagem de temáticas da perspectiva CTSA para discutir sobre posicionamentos e a tomar decisões frentes as demandas sociais e ambientais das atividades de CT. Portanto, foi possível concluir que as ações desenvolvidas nesta pesquisa contribuíram, potencialmente, para que os licenciandos em química do PRP/UFGD elaborassem propostas de intervenção para a abordagem de temáticas da perspectiva CTSA a fim de discutir e dialogar acerca das problemáticas das atividades de CT e que possibilitam fortalecer a formação cidadã dos alunos da educação básica, quando forem trabalhadas no espaço escolar. Por fim, destaca-se a necessidade de fortalecer as discussões sobre o enfoque CTS/CTSA, na formação inicial de professores e de oportunizar atividades que contemplem vivências como no PRP.
Abstract: The research had the intention of investigating how the participants who work in the subprogram of the Licentiate in Chemistry, of the Federal University of Grande Dourados (UFGD), in the Pedagogical Residency Program (PRP), mobilize their knowledge of chemistry, to elaborate an Interactive Didactic Sequence (SDI), using the Science, Technology, Society and Environment (CTSA) perspective, articulated with themes that can contribute to the formation of basic education students for citizenship. The esearchh was of a qualitative nature, with eight participants who experienced an SDI in the format of a Training Cycle (FC), which took place in two distinct stages, remotely via Google Meet, during a school semester, with weekly meetings. There was a third stage that included the elaboration of the SDI and another stage for the presentation of the SDI of each participant, which was presented remotely by Google Meet. The meetings were recorded and transcribed. The instruments used in this research for data collection were the experience report, the transcripts of moments and the researcher’s field diary. The SDI of the participants constituted the corpus of analysis in which four categories were structured a priori: reflection, critical thinking, argumentation and decision making in the CTSA perspective. The data were analyzed by two biases being descriptive qualitative and by Bardin’s (2021) content analysis methodology in the a priori categories. The descriptive qualitative analysis of the data showed that the participants know the STS/CTSA perspective, such as the teaching strategies and themes that can be addressed in the school environment. It was noticed that the discussions, in a study group, partially favored the interactions of the participants when they discussed the scientific articles in the conversation round. It is considered that the SDI proposal on the production of ethyl alcohol aroused the participants’ interest in approaching the CTSA perspective, in view of the COVID-19 pandemic scenario. The analysis of the a priori category Reflection in action or new action in approaching the CTSA, showed that seven of the eight participants demonstrated didactic skills in the elaboration of the SDI in order to highlight the approach of themes from the CTSA perspective and enable activities focused on the discussion of the problems TC socio-environmental measures against the strengthening of the citizenship formation process of basic education students, if applied. The analysis of the a priori critical thinking category showed that seven participants elaborated the SDI to make it possible to approach themes from the CTSA perspective to promote critical discussions based on scientific knowledge and strengthen the citizenship formation of basic education students, when applied. The analysis of the argumentation category showed that six participants built the SDI to approach themes from the CTSA perspective and enable the discussion so that students can analyze, elaborate and defend their arguments based on scientific knowledge in the face of the problems of CT activities. The analyzes of the decision-making category showed that seven participants prepared the SDI with a view to approaching themes from the CTSA perspective to discuss positions and make decisions regarding the social and environmental demands of CT activities. Therefore, it was possible to point out that the actions developed in this research contributed, potentially, for the PRP/UFGD chemistry undergraduates to elaborate intervention proposals to approach themes from the CTSA perspective to discuss and dialogue about the problems of CT activities and that it makes it possible to strengthen the citizenship formation of basic education students, when they are worked in the school space. Finally, we highlight the need to strengthen discussions on the STS/CTSA approach in initial teacher training and to create opportunities for activities that include experiences such as those in the PRP.
Palavras-chave: CTS/CTSA
STS/STSA
Sequência didática interativa
Interactive didactic sequence
Processos de ensino e aprendizagem
Teaching and learning processes
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Matemática
Citação: COSTA NETO, A. Processos de ensino e aprendizagem na elaboração de sequência didática interativa utilizando a perspectiva ciência, tecnologia, sociedade e ambiente. 2022. 247 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6143
Data do documento: 16-Dez-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AntonioCostaNeto.pdf2,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.