Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6144
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Yamazaki, Sérgio Choitipt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0421043286956592pt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira , Fernando Césarpt_BR
dc.contributor.referee2Batarce, Marcelo Sallespt_BR
dc.creatorLopes, Danielly Aparecidapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9839605930399018pt_BR
dc.date.accessioned2025-04-24T20:10:05Zpt_BR
dc.date.available2023-05-21pt_BR
dc.date.available2025-04-24T20:10:05Zpt_BR
dc.date.issued2023-03-27pt_BR
dc.identifier.citationLOPES, D. A. A experiência do pensamento computacional em aulas de matemática: explorando atividades desplugadas através do processo de equilibração de Jean Piaget. 2023. 115 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6144pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation examines the application of the Unplugged Computing strategy as a teaching method in mathematics classes, having Jean Piaget's epistemology as a theoretical reference. The study is motivated by the inclusion of Computational Thinking in the National Common Curricular Base (BNCC) for Teaching Mathematics and by the researchers' practical experiences with unplugged activities. The central issue concerns the actions aimed at implementing these strategies in the teaching and learning of mathematics in terms of Jean Piaget's equilibrium process in the classroom. The aim is to identify practical opportunities to improve cognitive development among students. The constructivist perspective, which sees the subject as an active learner, informs the theoretical basis of the research. This qualitative study employs a bibliographical, exploratory, and descriptive approach and uses lesson plans, materials, lesson recordings, and data analysis to evaluate the results of teaching methods. The analysis is based on three categories related to assimilation, accommodation and adaptation characteristics. In this research, we investigated the potential of the Unplugged Computing strategy to promote the cognitive development of participating students, applying Piaget's theory of balancing, which emphasizes the importance of balancing cognitive schemes with new information. The analysis highlights the importance of conducting research in the school environment, exemplifying and exposing accessible methodologies to be explored in mathematics teaching.en
dc.description.resumoEsta dissertação examina a aplicação da estratégia de Computação Desplugada como método de ensino nas aulas de matemática, tendo como referencial teórico a epistemologia de Jean Piaget. O estudo é motivado pela inclusão do Pensamento Computacional na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino de Matemática e pelas experiências práticas dos pesquisadores com atividades desplugadas. A questão central diz respeito às ações que visam a implementação dessas estratégias no ensino e aprendizagem da matemática em termos do processo de equilíbrio de Jean Piaget em sala de aula. O objetivo é identificar oportunidades práticas para melhorar o desenvolvimento cognitivo entre os alunos. A perspectiva construtivista, que vê o sujeito como um aprendiz ativo, informa a base teórica da pesquisa. Este estudo qualitativo emprega uma abordagem bibliográfica, exploratória e descritiva e usa planos de aula, materiais, gravações de aulas e análise de informações para avaliar os resultados dos métodos de ensino. A análise se baseia em três categorias relacionadas às características de assimilação, acomodação e adaptação. Nessa pesquisa, investigamos o potencial da estratégia da computação desplugada como promover o desenvolvimento cognitivo dos discentes participantes, aplicamos a teoria da equilibração de Piaget, que enfatiza a importância de equilibrar esquemas cognitivos com novas informações. As análises destaca a importância de realizar pesquisas no ambiente escolar, exemplificando e expondo metodologias acessíveis a ser exploradas no ensino de matemática.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Claudeir Guilhermino (claudeirguilhermino@ufgd.edu.br) on 2025-04-24T20:10:05Z No. of bitstreams: 1 DaniellyAparecidaLopes.pdf: 2160284 bytes, checksum: f49f9aed63ac5c8b96e512c2cddc6d21 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-24T20:10:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DaniellyAparecidaLopes.pdf: 2160284 bytes, checksum: f49f9aed63ac5c8b96e512c2cddc6d21 (MD5) Previous issue date: 2023-03-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Exatas e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectTeaching mathen
dc.subjectEpistemologia genéticapt_BR
dc.subjectGenetic epistemologyen
dc.subjectComputação desplugadapt_BR
dc.subjectUnplugged computingen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.titleA experiência do pensamento computacional em aulas de matemática: explorando atividades desplugadas através do processo de equilibração de Jean Piagetpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DaniellyAparecidaLopes.pdf2,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.