Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6146
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Miola, Adriana Fátima de Souzapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6668264157210877pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Patrícia Sândalopt_BR
dc.contributor.referee2Alencar, Edvonete Souza dept_BR
dc.contributor.referee3Franco Neto, Vanessapt_BR
dc.contributor.referee4Santos, Jose Wilson dospt_BR
dc.creatorAfonso, Dieine Jaquelinept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1403098902885467pt_BR
dc.date.accessioned2025-04-24T20:33:33Zpt_BR
dc.date.available2023-05-22pt_BR
dc.date.available2025-04-24T20:33:33Zpt_BR
dc.date.issued2023-03-31pt_BR
dc.identifier.citationAFONSO, D. J. A formação continuada de professores de matemática em uma perspectiva colaborativa: desafios e possibilidades vivenciados em uma escola pública de Dourados/MS. 2023. 149 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6146pt_BR
dc.description.abstractThe present study is aimed at the continuous professional development (CPD) of mathematics teachers in a collaborative context. We sought to “Analyze moments of reflection in a proposal for continuing development for mathematics teachers during and after the pandemic period in a public school in Dourados/MS”. By analyses of the steps of teaching, beginning with class planning; then, class observation and execution; ending with post-class/new class reflection, carried out with the research participants, their connection with the references of this area and our perspectives, we traced paths and definitions that point to the potential of a proposal for the CPD of mathematics teachers in collaborative contexts. In this sense, we took as the setting of this investigation, the development of an extension project entitled “Class Study as a Formative Process of Mathematics Teachers'' carried out during the second half of 2021 and the first half of 2022 in a State School of the Public Network of Education, in the city of Dourados/MS. The problem that outlines the search and production of the results of our study is focused on “What challenges and possibilities were experienced by a group of mathematics teachers during and after the pandemic – Covid-19 in a public school in Dourados/MS?” For that, the investigation, incorporated the interpretative qualitative approach. The group consisted of researchers, teachers, and coordinator, totaling 6 (six) mathematics teachers. The sessions of this training process lasted one year, starting in July 2021 and ending in July 2022. The group's meetings took place fortnightly during the second semester of 2021 remotely, through videoconference via google meet, on behalf of the Pandemic - Covid-19. In the first semester of 2022, the meetings were face-to-face, with all sessions being recorded and transcribed. The main theoretical references that guide our investigation are Baptista, (2012); Ghedin, (2012); Imbernón, (2010); Pimenta (2012); Ponte, (2012) and Schön (2000), among others. The assumed comprehensions regarding the theme of CPD of mathematics teachers in a collaborative context, based on formative experiences, studies and comparison with theory, allowed us to defend and bet on an idea of continuing education from a perspective of the Class Study. The analyzes of the constituent data of this type of training pointed to the action improvement, through collective reflection and the investigation of these teachers’ practices, from the school context, in addition to expanding their training horizons, assuming themselves as teachers in constant professional development.en
dc.description.resumoO presente estudo é voltado para formação continuada de professores de matemática em um contexto colaborativo. Buscamos “Analisar momentos de reflexão em uma proposta de formação continuada para professores de matemática durante e pós-período pandêmico em uma escola pública de Dourados/MS”. Por meio da análise das etapas do estudo de aula: Planejamento da Aula; Observação e Execução da Aula; e Reflexão Pós-Aula/Nova Aula, realizadas com os participantes da investigação, seu enlace com os referenciais desta área e as nossas perspectivas, traçamos caminhos e definições que apontam para o potencial de uma proposta de formação continuada de professores de matemática em contextos colaborativos. Neste sentido, tomamos como contexto desta investigação, o desenvolvimento de um projeto de extensão intitulado “Estudo de Aula como Processo Formativo de Professores de Matemática'' realizado durante o segundo semestre de 2021 e o primeiro semestre de 2022 em uma Escola Estadual da Rede Pública de Educação, no Município de Dourados/MS. A problemática que delineia a busca e produção dos resultados de nosso estudo, está voltada para “Quais desafios e possibilidades foram vivenciados por um grupo de professores de matemática durante e após pandemia – Covid-19 em uma escola pública de Dourados/MS?” Para isso, a investigação, incorporou a abordagem qualitativa interpretativa. O grupo constituiu pelas pesquisadoras, professores e coordenadora, totalizando 6 (seis) professores de matemática. As sessões desse processo formativo tiveram duração de um ano, tendo início em julho de 2021 e término em julho de 2022. Os encontros do grupo aconteceram quinzenalmente durante o segundo semestre de 2021 de forma remota, por meio de videoconferência via google meet, por conta da Pandemia - Covid-19. Já no primeiro semestre de 2022, os encontros foram presenciais, sendo que todas as sessões foram gravadas e transcritas. Os principais referenciais teóricos que norteiam nossa investigação são Baptista, (2012); Ghedin, (2012); Imbernón, (2010); Pimenta (2012); Ponte, (2012) e Schön (2000), dentre outros. As compreensões assumidas frente à temática da formação continuada de professores de matemática num contexto colaborativo, a partir das vivências formativas, dos estudos e cotejamento com a teoria, permitem-nos defender e apostar em uma ideia de formação continuada a partir de uma perspectiva do Estudo de Aula. As análises dos dados constituintes deste tipo de formação sinalizam para a melhoria da ação, por meio da reflexão coletiva e a investigação das práticas destes professores, desde o contexto escolar, além de ampliar seus horizontes formativos, assumindo-se como professores em constante formação.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Claudeir Guilhermino (claudeirguilhermino@ufgd.edu.br) on 2025-04-24T20:33:33Z No. of bitstreams: 1 DieineJaquelineAfonso.pdf: 1503566 bytes, checksum: 8a419e31132391f5cfa3e33aabc6e5e6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-24T20:33:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DieineJaquelineAfonso.pdf: 1503566 bytes, checksum: 8a419e31132391f5cfa3e33aabc6e5e6 (MD5) Previous issue date: 2023-03-31en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Exatas e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectMathematics educationen
dc.subjectContexto colaborativopt_BR
dc.subjectCollaborative contexten
dc.subjectEstudo de aulapt_BR
dc.subjectClass studyen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.titleA formação continuada de professores de matemática em uma perspectiva colaborativa: desafios e possibilidades vivenciados em uma escola pública de Dourados/MSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DieineJaquelineAfonso.pdf1,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.