Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6170
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Adair vieirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6884312497185259pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Cícero dapt_BR
dc.contributor.referee2Melo, Silvia Mara dept_BR
dc.contributor.referee3Góis, Marcos Lúcio de Sousapt_BR
dc.contributor.referee4Guimarães, Thayse Figueirapt_BR
dc.creatorSilva, Francisco Menezes dapt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/5013619269833282pt_BR
dc.date.accessioned2025-04-28T21:21:17Zpt_BR
dc.date.available2023-07-25pt_BR
dc.date.available2025-04-28T21:21:17Zpt_BR
dc.date.issued2023-04-13pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, F.M. O gênero escolar dissertação-argumentativa: análise de produções textuais em uma sequência didática à luz do interacionismo sociodiscursivo. 2023. 141 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6170pt_BR
dc.description.abstractThe purpose of this study is to present the theoretical-methodological application of Sociodiscursive Interactionism through action research, in order to generate data to investigate the language abilities of 28 students in the third year of high school at a private school located in the interior of the state of Pará, after the application of a Didactic Sequence (DS) of the argumentative dissertation genre, starting from the mapping of language abilities and didactic questions present in the initial and final production of the DS. The language abilities were analyzed in the texts produced, based on Bronckart's (2003) textual analysis model through the didacticization of the argumentative dissertation genre, in order to verify the language abilities developed by the students. Before applying the DS, it was necessary to create a didactic model of the genre based on Schneuwly and Dolz (2004), to assess the teachable dimensions of the language abilities of the textual genre. The results demonstrate that the theoretical-methodological assumptions of Sociodiscursive Interactionism are powerful tools for the analysis of textual genres and represent an effective tool for the successful didacticization of text genres in the classroom. Finally, our study proposed the development of a didactic instrument to assist teachers during the guidance of language abilities in the context of teaching and learning argumentative dissertations.en
dc.description.resumoA finalidade deste estudo é apresentar a aplicação teórico-metodológica do Interacionismo Sociodiscursivo por meio de uma pesquisa-ação, a fim de gerar dados para investigar as capacidades de linguagem de 28 estudantes de uma terceira série do Ensino Médio em uma escola privada, localizada no interior do estado do Pará, após a aplicação de uma Sequência Didática (SD) do gênero dissertação-argumentativa, partindo do mapeamento das capacidades de linguagem e as questões didáticas presentes na produção inicial e final da SD. As capacidades de linguagem foram analisadas, nos textos produzidos, à luz do modelo de análise textual de Bronckart (2003) através da didatização do gênero dissertação-argumentativa, a fim de verificar as capacidades de linguagem desenvolvidas pelos estudantes. Antes de aplicar a SD, foi necessária a criação de um modelo didático do gênero à luz de Schneuwly e Dolz (2004), para averiguar as dimensões ensináveis, das capacidades de linguagem do gênero textual. Com os resultados é passível de demonstração que os pressupostos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo são instrumentos poderosos para a análise de gêneros textuais e caracteriza-se uma ferramenta efetiva para a didatização eficaz de gêneros de textos na sala de aula. Por fim nosso estudo propôs a elaboração de um instrumento didático, a fim de assessorar professores durante a orientação das capacidades de linguagens durante as relações de ensino-aprendizagem da dissertação-argumentativa.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Claudeir Guilhermino (claudeirguilhermino@ufgd.edu.br) on 2025-04-28T21:21:17Z No. of bitstreams: 1 FranciscoMenezesdaSilva.pdf: 3524325 bytes, checksum: a3817f8e7ac6872e178ea8382745d789 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-28T21:21:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FranciscoMenezesdaSilva.pdf: 3524325 bytes, checksum: a3817f8e7ac6872e178ea8382745d789 (MD5) Previous issue date: 2023-04-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação, Artes e Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInteracionismo sociodiscursivopt_BR
dc.subjectSociodiscursive interactionismen
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectTextual Genresen
dc.subjectCapacidades de linguagempt_BR
dc.subjectLanguage skillsen
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleO gênero escolar dissertação-argumentativa: análise de produções textuais em uma sequência didática à luz do interacionismo sociodiscursivopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FranciscoMenezesdaSilva.pdf3,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.