Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6174
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Torchi, Gicelma da Fonseca Chacarosquipt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1000717123605254pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Chaves, Marcos Machadopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3979750863757284pt_BR
dc.contributor.referee1Maroneze, Brunopt_BR
dc.contributor.referee2Enedino, Wagner Corsinopt_BR
dc.contributor.referee3Lignelli, Césarpt_BR
dc.contributor.referee4Melo, Silvia Mara dept_BR
dc.creatorSouza Junior, José Manoel dept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1349031043963307pt_BR
dc.date.accessioned2025-04-28T22:08:20Zpt_BR
dc.date.available2023-07-26pt_BR
dc.date.available2025-04-28T22:08:20Zpt_BR
dc.date.issued2023-06-22pt_BR
dc.identifier.citationSOUZA JUNIOR, J. M. Dramaturgia sonora no auto da compadecida: um estudo de caso em Mato Grosso do Sul por meio da semiótica teatral. 2023. 124 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6174pt_BR
dc.description.abstractBased on the theoretical assumptions of Charles Sanders Peirce (2015), as well as on the contributions of Lúcia Santaella (2013) concerning semiotic studies and the theories of sonorities by Ernani Maletta (2016), César Lignelli (2020), Murray Schaffer (2001), Lívio Tragtenberg (2008) and Johan Sundberg (2018), this The study seeks to analyze, based on dramaturgy and sound signs, the possibilities and idealizations established in the theatrical scene, interpreting the reverberation of these elements through Semiotics, as well as influences on our reflections as beings in constant intellectual development. Based on the analysis of the theatrical show Auto da Compadecida, by Ariano Suassuna, performed by the Seventh Class of Performing Arts at UFGD, directed by Professor Doctor Marcos Machado Chaves, in 2017, we seek to understand how Sound Dramaturgy (voice, music, noise, among others created by the members of the show) are able to relate, creating meanings and providing opportunities for the progression of literary-cultural studies. Due to the ephemeral character of the theater, the investigation was carried out from the video recording of the show and, after the analysis, we realized that the sound dramaturgy of the show contributed with the other dramaturgies, including the textual one, in order to express the aesthetic value of the scene and that while theatrical language constituted itself as a prolific sphere for analysis in the field of study of Semiotics.en
dc.description.resumoAncorando-se nos pressupostos teóricos de Charles Sanders Peirce (2015), bem como nas contribuições de Lúcia Santaella (2013) concernentes aos estudos semióticos e pelas teorias das sonoridades de Ernani Maletta (2016), César Lignelli (2020), Murray Schaffer (2001), Lívio Tragtenberg (2008) e Johan Sundberg (2018), este estudo busca analisar, a partir da dramaturgia e dos signos sonoros, as possibilidades e idealizações estabelecidas na cena teatral interpretando a reverberação desses elementos pela Semiótica, assim como influências em nossas reflexões enquanto seres em constante desenvolvimento intelectual. A partir da análise do espetáculo teatral Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, realizado pela Sétima Turma de Artes Cênicas da UFGD, dirigida pelo Professor Doutor Marcos Machado Chaves, em 2017, busca-se compreender como a Dramaturgia Sonora (voz, música, ruídos, dentre outros criados pelos integrantes do espetáculo) são capazes de se relacionar criando significados e oportunizando a progressão de estudos literário-culturais. Pelo caráter efêmero do teatro, a investigação foi realizada a partir da gravação do vídeo do espetáculo e posteriormente às análises percebemos que a dramaturgia sonora do espetáculo contribuiu com as outras dramaturgias, inclusive a textual, de modo a expressar o valor estético da cena e que enquanto linguagem teatral se constituiu como uma prolífera esfera para análise no campo de estudo da Semiótica.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Claudeir Guilhermino (claudeirguilhermino@ufgd.edu.br) on 2025-04-28T22:08:20Z No. of bitstreams: 1 JoséManoeldeSouzaJunior.pdf: 7193521 bytes, checksum: 8e58f6351890bbb6b7ed575fbe20c0ce (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-28T22:08:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JoséManoeldeSouzaJunior.pdf: 7193521 bytes, checksum: 8e58f6351890bbb6b7ed575fbe20c0ce (MD5) Previous issue date: 2023-06-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação, Artes e Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDramaturgiapt_BR
dc.subjectDramaturgyen
dc.subjectSonoridadespt_BR
dc.subjectSoundsen
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.subjectSemioticsen
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleDramaturgia sonora no auto da compadecida: um estudo de caso em Mato Grosso do Sul por meio da semiótica teatralpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JoséManoeldeSouzaJunior.pdf7,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.