Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6177
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Bungart Neto , Paulopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2444065863989507pt_BR
dc.contributor.referee1Lopez, Anna Faedrich Martinspt_BR
dc.contributor.referee2Reis , Eloésio Paulo dospt_BR
dc.contributor.referee3Barzotto, Leoné Astridept_BR
dc.contributor.referee4Pinheiro, Alexandra Santospt_BR
dc.contributor.referee5Leite, Eudes Fernandopt_BR
dc.creatorPaula, Natacha Gomes dept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5732994423800927pt_BR
dc.date.accessioned2025-04-29T17:43:00Zpt_BR
dc.date.available2023-06-09pt_BR
dc.date.available2025-04-29T17:43:00Zpt_BR
dc.date.issued2023-03-12pt_BR
dc.identifier.citationPAULA, Natacha Gomes de. Estratégias autoficcionais: tessituras entre o subjetivo e o social em flores artificiais, de Luiz Ruffato. 2023. 147 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6177pt_BR
dc.description.abstractThe studies on autofictional writing, in contemporary times, have generated several reflections, because several authors have (auto)fictionalized themselves in some way in their novels. The Brazilian writer Luiz Ruffato is one of these authors who suggests bringing some situation from his private life to the center of the narrative. This can be seen in Flores artificiais [Artificial Flowers] (2014), object chosen to compose the corpus of the present dissertation. In it, the narrator-author Luiz Ruffato manifests himself at the beginning of the narrative, but soon makes room for another, Dório Finetto, who will tell part of his story, but will also give way to other subjects who enunciate their pains and hardships resulting mainly from the process of uprooting amidst so many historical and cultural issues. Thus, the central goal of this study is to analyze what mechanisms the author uses to suggest that the work belongs to the field of autofictional writing and, furthermore, to understand how the use of the resources of writing itself becomes a tool to give evidence to issues of social context, of the surroundings of the subject, whose identity is marked by the effects of spatial displacement, whether forced or not. The analysis of this aspect of the content is pertinent to understand how writers have invested in new ways of enunciating, not only subjectivity related to a possible subjective experience, but also to give emphasis to issues related to the social and collective context. Therefore, beside the theories related to autofiction, it is intended to study the characteristics of the so-called post fiction, a concept, elaborated by Julián Fuks, which is linked to autofictional narratives and concerns to plots crossed by other discourses besides the autobiographical. As for the methodology, a bibliographical analysis is developed on issues of contemporary literature, the theories of autofiction and post fiction, as well as on the theme of rootlessness, which has been present in many works of this character. These concepts are developed by theorists such as LEJEUNE (2008, 2014), DOUBROVSKY (2014), COLONNA (2014), SCHØLLHAMMER (2009), FUKS (2021), PERRONE-MOISÉS (2016), SILVA (2019), among others.en
dc.description.resumoOs estudos a respeito da escrita autoficcional, na contemporaneidade, vêm gerando diversas reflexões, pois vários autores têm se (auto)ficcionalizado de alguma maneira em seus romances. O escritor brasileiro Luiz Ruffato é um desses autores que sugerem trazer alguma situação de sua vida particular para o centro da narrativa. Pode-se perceber isso em Flores artificiais (2014), objeto escolhido para compor o corpus da presente dissertação. Nele, o narrador-autor Luiz Ruffato se manifesta no início da narrativa, no entanto, logo dá espaço para outro, Dório Finetto, que irá contar em parte a sua história, mas também dará lugar a outros sujeitos que enunciam suas dores e mazelas resultantes, principalmente, do processo de desenraizamento em meio a tantas questões históricas e culturais. Sendo assim, o objetivo central desse estudo é analisar quais mecanismos o autor utiliza para sugerir que a obra pertence ao campo da escrita autoficcional e, além disso, compreender como a utilização dos recursos da escrita de si se tornam ferramentas para dar evidência a questões do contexto social, do entorno do sujeito, cuja identidade é marcada pelos efeitos do deslocamento espacial, seja ele forçado ou não. A análise dos elementos narrativos é pertinente para compreender como os escritores têm investido em novas formas de enunciar, não apenas a subjetividade relacionada a uma possível experiência subjetiva, como também dar ênfase a questões relacionadas ao contexto social e coletivo. Portanto, ao lado das teorias relacionadas à autoficção, pretende-se estudar as características da chamada pós-ficção, conceito, elaborado por Julián Fuks, atrelado às narrativas autoficcionais e que diz respeito a enredos atravessados por outros discursos além do autobiográfico. Quanto à metodologia, foi desenvolvida uma análise de cunho bibliográfico sobre questões da literatura contemporânea, as teorias da autoficção e da pós-ficção, bem como sobre o tema do desenraizamento, que tem se mostrado presente em muitas obras com esse caráter. Esses conceitos são desenvolvidos por teóricos como LEJEUNE (2008, 2014), DOUBROVSKY (2014), COLONNA (2014), SCHØLLHAMMER (2009), FUKS (2021), PERRONE-MOISÉS (2016), SILVA (2019), dentre outros.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Claudeir Guilhermino (claudeirguilhermino@ufgd.edu.br) on 2025-04-29T17:43:00Z No. of bitstreams: 1 NatachaGomesdePaula.pdf: 1088102 bytes, checksum: 0d639134d35ac85b8cd799b358114dce (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-29T17:43:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 NatachaGomesdePaula.pdf: 1088102 bytes, checksum: 0d639134d35ac85b8cd799b358114dce (MD5) Previous issue date: 2023-03-12en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação, Artes e Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura contemporâneapt_BR
dc.subjectContemporary literatureen
dc.subjectAutoficçãopt_BR
dc.subjectAutofictionen
dc.subjectFlores artificiaispt_BR
dc.subjectFlores artificiais [Artificial Flowers],en
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleEstratégias autoficcionais: tessituras entre o subjetivo e o social em flores artificiais, de Luiz Ruffatopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NatachaGomesdePaula.pdf1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.