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Tipo: Dissertação
Título: Livros importados de língua inglesa usados por alunos brasileiros: princípios condizentes com a base nacional comum curricular (BNCC) e o uso do inglês como língua franca (ILF)?
Autor(es): Sato, Sidney Kazuyuki
Primeiro Orientador: Barbosa, Edilaine Buin
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Saparas, Marcelo
metadata.dc.contributor.referee1: Budny, Rosana
metadata.dc.contributor.referee2: Gonçalves, Adair Vieira
metadata.dc.contributor.referee3: Figueiredo, Carlos Vinícius da Silva
Resumo: O ensino da língua inglesa no Brasil tradicionalmente sempre seguiu os moldes de uma cultura de aprendizagem norte-americana e ou britânica. A partir de 2017, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi homologada para nortear o ensino básico brasileiro e, no caso da língua inglesa, seu ensino deve adotar a abordagem inglês como língua franca. Neste sentido, é importante que os materiais didáticos considerem aspectos inter e multiculturais durante o processo de ensino e aprendizagem da língua. Esta pesquisa objetivou investigar a ocorrência de conceitos inerentes à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ao uso do inglês como língua franca em livros didáticos importados. Foram avaliadas as representações culturais nacionais e de outras nações em imagens, textos e áudios e a adequação destes materiais para alunos do ensino básico brasileiro tendo como referência a BNCC em dois livros didáticos importados para o ensino da língua inglesa. Realizou-se uma pesquisa do tipo documental nos referidos livros, um para turmas iniciantes e outro para turmas avançadas, com análise científica de conteúdo por meio de um viés qualitativo. Para a triangulação dos dados, foram utilizados o documento referente à BNCC, artigos científicos e livros para a corroboração das informações obtidas. De forma resumida, os resultados das análises mostraram que a produção textual e as atividades discursivas vão de encontro às diretrizes estabelecidas na BNCC e a aspectos do uso do inglês como língua franca para as aulas de língua inglesa para estudantes brasileiros do ensino básico. Entretanto, aspectos culturais brasileiros não foram contemplados nos materiais analisados e observaram-se representações socioculturais de países criadores das normas da língua inglesa, destacando-se os Estados Unidos da América. As discussões sobre interculturalidade se fizeram presentes, principalmente nas atividades discursivas e de leitura, entretanto, de maneira superficial considerando as atividades didáticas propostas nos livros. Conclui-se que os livros em questão, frente aos objetivos estabelecidos estão parcialmente adequados para o estudante brasileiro considerando o viés do ILF. No entanto, estes materiais didáticos podem ser perfeitamente customizados pelo professor para atender a realidade brasileira, e não apenas a BNCC e os alunos do ensino básico brasileiro, principalmente o ensino público.
Abstract: he teaching of the English language in Brazil has traditionally followed the North American and/or British learning culture patterns. As of 2017, the National Common Curricular Base (NCCB) was approved to guide Brazilian basic education and, in the case of the English language, its teaching must follow the teaching of English as a lingua franca approach. It is important that the teaching materials consider inter and multicultural aspects during the language teaching and learning process. This research aimed to investigate the occurrence of concepts inherent to the National Common Curricular Base (NCCB) and the use of English as a lingua franca in imported textbooks. The national cultural representations and those of other nations in images, texts and audios were examined, as well as the adequacy of these materials for Brazilian basic education students, with reference to the NCCB in two imported textbooks for teaching the English language. A documentary research was carried out in such books, one for beginners and the other for advanced learners, with scientific content analysis through a qualitative approach. For data triangulation, the document referring to the NCCB, scientific papers and books were used to corroborate the information obtained. In summary, the results of the analyzes showed that the textual production and discursive activities meet the guidelines established in the NCCB and aspects of the use of English as a lingua franca for English language classes for Brazilian students in basic education. However, Brazilian cultural aspects were not considered in the analyzed materials, and sociocultural representations of countries that created the English language standards were observed, with emphasis on the United States of America. Discussions about interculturality were present, mainly in discursive and reading activities, however, superficially considering the didactic activities proposed in the books. In conclusion, the books in question, in view of the established objectives, are partially adequate for the Brazilian student, considering the ELF approach. Nevertheless, these didactic materials can be perfectly customized by the teacher to meet the Brazilian reality, and not just the NCBB and the Brazilian basic education students, mainly public education.
Palavras-chave: Livros didáticos importados de língua inglesa
Imported English language textbooks
Base Nacional Comum Curricular
National Common Curriculum Base
Inglês como Língua Franca
English as a Lingua Franca
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Comunicação, Artes e Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Letras
Citação: SATO, S.K. Livros importados de língua inglesa usados por alunos brasileiros: princípios condizentes com a base nacional comum curricular (BNCC) e o uso do inglês como língua franca (ILF)?. 2023. 115 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6178
Data do documento: 12-Abr-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

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