Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6179
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Gonçalves, Adair Vieira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6884312497185259 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Barros, Eliana Merlin Deganutti de | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Góis, Marcos Lúcio | pt_BR |
dc.creator | Piloneto, Adriana | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2111936319725152 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-04-29T18:05:07Z | pt_BR |
dc.date.available | 2024-08-28 | pt_BR |
dc.date.available | 2025-04-29T18:05:07Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024-06-28 | pt_BR |
dc.identifier.citation | PILONETO, Adriana. Materialização dos gestos didáticos em atividades pedagógicas complementares durante a pandemia da Covid-19. 2024. 121 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6179 | pt_BR |
dc.description.abstract | This study is situated in the field of Applied Linguistics and is theoretically based on Sociodiscursive Interactionism by Jean-Paul Bronckart, as well as on the contributions proposed by Bernard Schneuwly and Joaquim Dolz for the teaching and learning of textual genres. The general objective of this study is to investigate the materialization of foundational didactic gestures contained in the command for the production of the argumentative-essay genre in the Complementary Pedagogical Activities (APC) of Portuguese Language in a school in Dourados-MS during the COVID-19 pandemic period. The specific objectives are: to identify which foundational gestures are present in the commands for producing the argumentative essay genre; and to observe how these gestures are activated by the teacher when elaborating the command for textual production. The adopted methodology is qualitative, with a documentary research approach, which consists of analyzing data from documents to extract information for understanding the phenomenon in question. The research corpus consists of the APCs. The results obtained indicate that foundational didactic gestures, such as task formulation and the use of memory, are important elements in the commands for textual production of the argumentative-essay genre. These gestures not only guide students in their writing tasks but also encourage them to establish connections with prior knowledge and apply such knowledge in a critical and reflective manner. The detailed analysis of the APCs revealed that the teacher's actions, grounded in Sociodiscursive Interactionism, promote the development of language capacities by structuring activities to foster interaction and the construction of knowledge in a collaborative and dialogic way. Furthermore, the research demonstrated how the adaptation of textual production commands during the COVID-19 pandemic period proved effective in maintaining the continuity and quality of the teaching and learning process, even in the face of the adversities imposed by remote teaching. In summary, this study highlights the relevance of pedagogical practices that are flexible and responsive to emerging educational circumstances, emphasizing the importance of a student-centered didactic approach for the effective transmission and construction of linguistic knowledge in times of crisis. | en |
dc.description.resumo | Este estudo situa-se no campo da Linguística Aplicada e tem como base teórica o Interacionismo Sociodiscursivo, de Jean-Paul Bronckart, bem como as contribuições propostas por Bernard Schneuwly e Joaquim Dolz para o ensino e aprendizagem dos gêneros textuais. O presente estudo tem como objetivo geral investigar a materialização dos gestos didáticos fundadores contidos no comando de produção textual do gênero dissertativo-argumentativo nas Atividades Pedagógicas Complementares (APC) de Língua Portuguesa, em uma escola de Dourados-MS, durante o período da pandemia da covid-19. Como objetivos específicos: identificar quais gestos fundadores estão presentes nos comandos de produção do gênero dissertativo-argumentativo; e, observar como estes gestos são acionados pelo Professor (a) na elaboração do comando de produção textual. A metodologia adotada é qualitativa, com viés de pesquisa documental, que consiste na análise de dados provenientes de documentos, buscando extrair informações para a compreensão do fenômeno em questão. O corpus da pesquisa é composto pelas APCs. Os resultados obtidos indicam que os gestos didáticos fundadores, tais como a formulação de tarefas e a utilização da memória, são elementos importantes nos comandos de produção textual do gênero dissertativo-argumentativo. Esses gestos não apenas orientam os alunos nas tarefas de escrita, mas também os incentivam a estabelecer conexões com o conhecimento prévio e a aplicar tais conhecimentos de maneira crítica e reflexiva. A análise detalhada das APCs revelou que o agir docente, embasado no Interacionismo Sociodiscursivo, promove o desenvolvimento das capacidades de linguagem ao estruturar as atividades de maneira a fomentar a interação e a construção do saber de forma colaborativa e dialógica. Além disso, a pesquisa demonstrou como a adaptação dos comandos de produção textual durante o período da pandemia da Covid-19 se mostrou eficaz para manter a continuidade e a qualidade do processo de ensino e aprendizagem, mesmo diante das adversidades impostas pelo ensino remoto. Em síntese, este estudo destaca a relevância de práticas pedagógicas que são flexíveis e responsivas às circunstâncias educacionais emergentes, sublinhando a importância de uma abordagem didática centrada no aluno para a efetiva transmissão e construção do conhecimento linguístico em tempos de crise. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Claudeir Guilhermino (claudeirguilhermino@ufgd.edu.br) on 2025-04-29T18:05:07Z No. of bitstreams: 1 AdrianaPiloneto.pdf: 7629150 bytes, checksum: ede4799b50483d505a8120c1337730dc (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-04-29T18:05:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AdrianaPiloneto.pdf: 7629150 bytes, checksum: ede4799b50483d505a8120c1337730dc (MD5) Previous issue date: 2024-06-28 | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Grande Dourados | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Comunicação, Artes e Letras | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de pós-graduação em Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFGD | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Agir docente | pt_BR |
dc.subject | Teaching action | en |
dc.subject | Gestos didáticos | pt_BR |
dc.subject | Didactic gestures | en |
dc.subject | Gênero dissertativo-argumentativo | pt_BR |
dc.subject | Dissertation-argumentative genre | en |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.title | Materialização dos gestos didáticos em atividades pedagógicas complementares durante a pandemia da Covid-19 | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AdrianaPiloneto.pdf | 7,45 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.