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http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6246
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Benefícios do judô para crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista |
Autor(es): | Cano, Giovane Alexandre Martins |
Primeiro Orientador: | Barreto, Lindsei Brabec Mota |
metadata.dc.contributor.referee1: | Barcelos, Kaio da Silva |
metadata.dc.contributor.referee2: | Lollo, Pablo Christiano Barboza |
Resumo: | O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição de neurodesenvolvimentocaracterizada pela combinação de déficit na comunicação social (socialização e comunicação verbal e não verbal) e comportamental (interesse restrito e movimentos repetitivos), manifestada desde a infância. A prática do judô pode ser uma ferramenta eficaz para o desenvolvimento motor e de habilidades sociais de pessoas com TEA, por ter características de disciplina e movimentos coordenados. Objetivo: Identificar os benefícios que o judô pode proporcionar para pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Métodos: Este é um estudo de revisão de literatura que pesquisou artigos publicados entre 2015 à 2024, por meio das bases de dados Scielo, Biblioteca Virtual em Saúde e Google acadêmico. Foram encontrados 44 artigos e, após processo de triagem, restaram 4 estudos para serem analisados. Resultados: Os resultados indicaram pontos positivos na prática do judô por crianças e adolescentes com TEA, como aumento no condicionamento físico e na interação social (interação com amigos, família), além de aumento em seu repertório verbal e interesse em participação de novas atividades. Neste estudo foi constatado que o período de treinamento tem influência nos resultados alcançados para benefícios físicos, sendo que para obter melhores resultados o período de programa de judô deve ser aplicado por 6 meses ou mais. Já para os benefícios psicossociais, apenas 2 meses de prática de judô foram suficientes para mudanças significativas, porém, quando ocorreu o confinamento por conta do COVID-19 os resultados atingidos foram perdidos, mostrando a necessidade da prática contínua do judô para manter os benefícios psicossociais alcançados. Conclusão: Concluiu-se que o judô exerce um impacto positivo para o desenvolvimento motor e para a habilidade social de crianças e adolescentes com TEA contanto que sua prática seja por um longo prazo e contínua. |
Abstract: | Autism Spectrum Disorder (ASD) is a neurodevelopmental condition characterized by a combination of deficits in social communication (socialization and verbal and non-verbal communication) and behavioral patterns (restricted interests and repetitive movements), manifesting from childhood. The practice of judo can be an effective tool for improving motor skills and social abilities in individuals with ASD, as it incorporates discipline and coordinated movements. Objective: To identify the benefits that judo can provide for individuals with Autism Spectrum Disorder. Methods: This is a literature review study that analyzed articles published between 2015 and 2024 using databases such as Scielo, Virtual Health Library, and Google Scholar. A total of 44 articles were found, and after a screening process, 4 studies were selected for analysis. Results: The findings indicated positive outcomes from practicing judo for children and adolescents with ASD, including improvements in physical conditioning and social interaction (interacting with friends and family), as well as an increase in verbal repertoire and interest in participating in new activities. The study found that the training period influences the physical benefits achieved, with programs lasting 6 months or more yielding better results. For psychosocial benefits, only 2 months of judo practice were sufficient to observe significant changes. However, during the COVID-19 lockdown, the achieved benefits were lost, demonstrating the need for continuous judo practice to maintain psychosocial gains. Conclusion: It was concluded that judo positively impacts motor development and social skills in children and adolescents with ASD, provided that its practice is sustained over the long term and remains continuous. |
Palavras-chave: | Artes Marciais Martial arts Inclusão Escolar School inclusion Esportes de combate Combat sports |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Grande Dourados |
Sigla da Instituição: | UFGD |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências da Saúde |
Citação: | CANO, Giovane Alexandre Martins. Benefícios do judô para crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista. 2024. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6246 |
Data do documento: | 27-Nov-2024 |
Aparece nas coleções: | Educação Física |
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