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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Furlan, Cássia Cristinapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7036683053861459pt_BR
dc.contributor.referee1Neto, Manoel Pachecopt_BR
dc.contributor.referee2Taques, Marcelo Josépt_BR
dc.creatorlima, Pâmela Talita Valdez dept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5958585234587457pt_BR
dc.date.accessioned2025-05-07T18:17:37Zpt_BR
dc.date.available2024-11-27pt_BR
dc.date.available2025-05-07T18:17:37Zpt_BR
dc.date.issued2024-11-27pt_BR
dc.identifier.citationLIMA, P. T. V. Docência, gênero e sexualidade na educação infantil: a parentalidade lgbtqia+ em debate. 2024. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6248pt_BR
dc.description.abstractHomoparental families are increasingly present in early childhood education, which requires institutions to be prepared to serve this audience without being tied to beliefs, customs, or religion. Despite the presence of gender and sexuality diversity in the school context, many teachers struggle to address homoparental families in their classrooms, often opting to "stay uninvolved." This has led to a rise in studies analyzing the inclusion of these families and students in public institutions. The data were collected through bibliographic research using databases such as SciELO, BDTD (Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations), and CAPES. Keywords were combined with Boolean operators: (“gender and sexuality” AND "teachers" AND “early childhood education”) and (“homoparental families” AND “homoaffective families” AND “education”). The research employed participant observation, and data collection was conducted in an early childhood education institution in Dourados. A total of 33 staff members were interviewed in person, with interviews lasting approximately 10 minutes and following a predefined script. The results indicate that the local government does not provide continuing education on family diversity and/or gender and sexuality for early childhood education. This lack of training leads to a gap in knowledge among teaching staff. Additionally, it was found that the institution where data were collected does not promote inclusive events for diverse family structures nor addresses these topics as a matter of discussion among its staff.en
dc.description.resumoAs famílias homoparentais estão cada vez mais presentes na educação infantil, com isso as instituições devem estar preparadas para o seu público, sem amarras em crenças, costumes e religiões. Mesmo com as diversidades de gênero e sexualidade presentes no contexto escolar, muitas/os docentes não conseguem lidar com famílias homoafetivas em suas turmas, preferindo “não se envolver”. Por isso os estudos que analisam a inclusão dessas famílias e alunos nas instituições públicas estão em alta. Os dados foram obtidos por meio de levantamentos bibliográficos através dos bancos de dados SciELO, BDTD (Banco de teses e dissertações) e CAPES, foram utilizadas as palavras-chaves em conjunto com operadores booleanos: (“gênero e sexualidade” AND "docentes" AND “educação infantil”) (“famílias homoparentais)” AND “famílias homoafetivas” AND “educação”). A pesquisa caracteriza-se pela técnica de observação participante, e a coleta de dados foi feita em uma instituição de educação infantil de Dourados. Foram entrevistados 33 funcionários. As entrevistas foram presenciais com duração de 10 minutos, com um roteiro predefinido. Os resultados apontam que a prefeitura não disponibiliza formações continuadas sobre diversidades de famílias e/ou gênero e sexualidade para a educação infantil, ocasionando na falta de informações para o corpo docente. Identificou-se que o CEI onde ocorreu a coleta de dados, não promove eventos inclusivos para todos os formatos de famílias, e também não leva tal tema como questão de debate entre seus funcionários.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Claudeir Guilhermino (claudeirguilhermino@ufgd.edu.br) on 2025-05-07T18:17:37Z No. of bitstreams: 1 PamelaTalitaValdezdeLima.pdf: 421963 bytes, checksum: e63775bef7330735fa774654f42ed44d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-07T18:17:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PamelaTalitaValdezdeLima.pdf: 421963 bytes, checksum: e63775bef7330735fa774654f42ed44d (MD5) Previous issue date: 2024-11-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências da Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEarly childhood educationen
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectFamília homoafetivapt_BR
dc.subjectHomoaffective familyen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.titleDocência, gênero e sexualidade na educação infantil: a parentalidade lgbtqia+ em debatept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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