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http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6248
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Docência, gênero e sexualidade na educação infantil: a parentalidade lgbtqia+ em debate |
Autor(es): | lima, Pâmela Talita Valdez de |
Primeiro Orientador: | Furlan, Cássia Cristina |
metadata.dc.contributor.referee1: | Neto, Manoel Pacheco |
metadata.dc.contributor.referee2: | Taques, Marcelo José |
Resumo: | As famílias homoparentais estão cada vez mais presentes na educação infantil, com isso as instituições devem estar preparadas para o seu público, sem amarras em crenças, costumes e religiões. Mesmo com as diversidades de gênero e sexualidade presentes no contexto escolar, muitas/os docentes não conseguem lidar com famílias homoafetivas em suas turmas, preferindo “não se envolver”. Por isso os estudos que analisam a inclusão dessas famílias e alunos nas instituições públicas estão em alta. Os dados foram obtidos por meio de levantamentos bibliográficos através dos bancos de dados SciELO, BDTD (Banco de teses e dissertações) e CAPES, foram utilizadas as palavras-chaves em conjunto com operadores booleanos: (“gênero e sexualidade” AND "docentes" AND “educação infantil”) (“famílias homoparentais)” AND “famílias homoafetivas” AND “educação”). A pesquisa caracteriza-se pela técnica de observação participante, e a coleta de dados foi feita em uma instituição de educação infantil de Dourados. Foram entrevistados 33 funcionários. As entrevistas foram presenciais com duração de 10 minutos, com um roteiro predefinido. Os resultados apontam que a prefeitura não disponibiliza formações continuadas sobre diversidades de famílias e/ou gênero e sexualidade para a educação infantil, ocasionando na falta de informações para o corpo docente. Identificou-se que o CEI onde ocorreu a coleta de dados, não promove eventos inclusivos para todos os formatos de famílias, e também não leva tal tema como questão de debate entre seus funcionários. |
Abstract: | Homoparental families are increasingly present in early childhood education, which requires institutions to be prepared to serve this audience without being tied to beliefs, customs, or religion. Despite the presence of gender and sexuality diversity in the school context, many teachers struggle to address homoparental families in their classrooms, often opting to "stay uninvolved." This has led to a rise in studies analyzing the inclusion of these families and students in public institutions. The data were collected through bibliographic research using databases such as SciELO, BDTD (Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations), and CAPES. Keywords were combined with Boolean operators: (“gender and sexuality” AND "teachers" AND “early childhood education”) and (“homoparental families” AND “homoaffective families” AND “education”). The research employed participant observation, and data collection was conducted in an early childhood education institution in Dourados. A total of 33 staff members were interviewed in person, with interviews lasting approximately 10 minutes and following a predefined script. The results indicate that the local government does not provide continuing education on family diversity and/or gender and sexuality for early childhood education. This lack of training leads to a gap in knowledge among teaching staff. Additionally, it was found that the institution where data were collected does not promote inclusive events for diverse family structures nor addresses these topics as a matter of discussion among its staff. |
Palavras-chave: | Educação infantil Early childhood education Formação docente Teacher training Família homoafetiva Homoaffective family |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Grande Dourados |
Sigla da Instituição: | UFGD |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências da Saúde |
Citação: | LIMA, P. T. V. Docência, gênero e sexualidade na educação infantil: a parentalidade lgbtqia+ em debate. 2024. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6248 |
Data do documento: | 27-Nov-2024 |
Aparece nas coleções: | Educação Física |
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