Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6267
Tipo: | Dissertação |
Título: | Sequência didática: a utilização de animes como estímulos para o ensino de interações elétricas |
Autor(es): | Silva, Ivan Fernando Cabral da |
Primeiro Orientador: | Botero, Eriton Rodrigo |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santos, Adriano Manoel dos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Basso, Eduardo Andre Flach |
metadata.dc.contributor.referee3: | Botero, Eriton Rodrigo |
Resumo: | O contexto atual da educação no Brasil tem passado por inúmeras mudanças políticas e metodológicas. O ensino médio é o mais afetado e suas eventuais mudanças tem originado abismos cada vez mais profundos quanto à aprendizagem. A disciplina de Física, alocada na área de ciências de natureza, muitas vezes encontra-se deslocada devido as constantes alterações do sistema educacional. Em virtude disso torna-se necessário o emprego de alternativas que visem atenuar as defasagens educacionais oriundas deste contexto. Mediante a este panorama esta sequência didática tem como premissa utilizar da teoria de Ausubel sobre a aprendizagem significativa, incorporando elementos e conceituações na criação de um podcast, baseado em animes, tendo como temática central da Física a eletricidade. A aplicação do produto ocorreu em uma escola de Mato Grosso do Sul, com uma turma de 19 alunos do 3º ano do ensino médio. O passo inicial decorreu de coletar as concepções prévias dos estudantes (subsunçores) através de um formulário, prosseguindo pelos conceitos da eletricidade. O próximo passo os alunos foram separados em grupos e foram estimulados a responderem questões sobre trechos animes, que elucidavam problemáticas associadas a eletricidade. Os podcasts foram desenvolvidos no estágio final do trabalho, a fim unificar e aprimorar os conceitos anteriores, criando narrativas e enredos pautados nos animes. A aplicação demonstrou-se satisfatória visto o feedback dos educandos, entretanto não é plausível afirmar que houve de fato uma aprendizagem significativa, visto que, torna-se necessário um acompanhamento mais extenso e detalhado para avaliar os possíveis indícios da aprendizagem significativa, ou seja, seria pertinente uma continuidade desta ação para verificar e comparar a evolução das habilidades, mas que devido ser o último ano escolar destes estudantes estabeleceu-se está barreira de análise. |
Abstract: | The current context of education in Brazil has undergone numerous political and methodological changes. The high school segment is the most affected, and any potential reforms have created increasingly profound gaps in learning. The subject of Physics, situated within the natural sciences, often finds itself sidelined due to the constant shifts in the educational system. Consequently, it becomes necessary to employ alternatives aimed at mitigating the educational deficits arising from this context. In light of this situation, this didactic sequence is premised on utilizing Ausubel’s theory of meaningful learning, incorporating elements and concepts in the creation of a podcast based on anime, with electromagnetism as the central theme of Physics. The application of this product took place in a school in Mato Grosso do Sul, involving a group of 19 students in their third year of high school. The initial step involved collecting students' prior concepts (subsumers) through a questionnaire, followed by an exploration of electromagnetism concepts. Next, students were divided into groups and encouraged to respond to questions about excerpts from anime that highlighted issues related to electromagnetism. The podcasts were developed in the final stage of the project to unify and enhance previous concepts by creating narratives and plots based on the anime. The application proved to be satisfactory given the feedback from the students, however it is not plausible to state that there was in fact significant learning, since more extensive and detailed monitoring is necessary to evaluate possible signs of significant learning, that is, it would be pertinent to continue this action to verify and compare the evolution of skills, but due to it being the last school year of these students, this analysis barrier was established. |
Palavras-chave: | Ausubel Ausubel Aprendizagem significativa Meaningful learning Podcast Podcast |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Grande Dourados |
Sigla da Instituição: | UFGD |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de pós-graduação em Ensino de Física |
Citação: | SILVA, Ivan Fernando Cabral da. Sequência didática: a utilização de animes como estímulos para o ensino de interações elétricas. 2024. 123 f. Dissertação (Mestrado Profissional de Ensino de Física) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6267 |
Data do documento: | 10-Out-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino de Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
IvanFernandoCabraldaSilva.pdf | 2,14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.