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    http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6304| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso | 
| Título: | O professor de educação física do sexo masculino na educação infantil: desafios e perspectivas | 
| Autor(es): | Vargas, Marco Antônio Mendonça | 
| Primeiro Orientador: | Rizzo, Dayvid Tenner de Souza | 
| metadata.dc.contributor.referee1: | Taques, Marcelo José | 
| Resumo: | O objetivo dessa pesquisa é discutir os aspectos da presença e impactos dos professores de educação física do sexo masculino na educação infantil, por meio de uma revisão de literatura apoiada em estudo de campo, a fim de promover um levantamento de dados específicos relacionados à diversidade de gênero no contexto educacional, enquanto que a revisão de literatura contribui para uma compreensão mais aprofundada do contexto teórico e pesquisas anteriores sobre o impacto da diversidade de gênero no ambiente educacional. Essa abordagem integrada visa fornecer uma análise abrangente e fundamentada, combinando as vantagens da pesquisa no campo com a base teórica consolidada na literatura acadêmica. Especificamente o estudo de campo se deu por meio da aplicação de um questionário junto a quatro professores que atendiam os critérios de serem do sexo masculino e atuantes na Educação Física na Educação Infantil nos anos iniciais, sendo que o contato se deu por meio das redes sociais. Quanto a pesquisa bibliográfica, foi realizada a partir de uma grande variedade de fontes envolvendo artigos, teses e livros publicados em língua portuguesa, abordando a presença de homens na educação infantil. Esses dados foram coletados em quatro bases de dados acadêmicos amplamente reconhecidos, incluindo o Catálogo de Teses e Dissertações CAPES, o Portal de Periódicos da CAPES, o Scientific Electronic Library Online (SciELO) e o Google Scholar. Os resultados indicam que embora um dos professores realmente tenha passado por uma situação de desconfiança e descrédito pela sua atuação enquanto professor do sexo masculino, este tipo de relato não está presente em todos os discursos. Inclusive um dos professores acredita que a realização de um bom trabalho faz com que seja respeitado pelos alunos e colegas. Com base nos resultados percebe-se que é uma preocupação a ausência do tema da Educação Física direcionada às crianças no curso de graduação em Educação Física. | 
| Abstract: | O objetivo dessa pesquisa é discutir os aspectos da presença e impactos dos professores de educação física do sexo masculino na educação infantil, por meio de uma revisão de literatura apoiada em estudo de campo, a fim de promover um levantamento de dados específicos relacionados à diversidade de gênero no contexto educacional, enquanto que a revisão de literatura contribui para uma compreensão mais aprofundada do contexto teórico e pesquisas anteriores sobre o impacto da diversidade de gênero no ambiente educacional. Essa abordagem integrada visa fornecer uma análise abrangente e fundamentada, combinando as vantagens da pesquisa no campo com a base teórica consolidada na literatura acadêmica. Especificamente o estudo de campo se deu por meio da aplicação de um questionário junto a quatro professores que atendiam os critérios de serem do sexo masculino e atuantes na Educação Física na Educação Infantil nos anos iniciais, sendo que o contato se deu por meio das redes sociais. Quanto a pesquisa bibliográfica, foi realizada a partir de uma grande variedade de fontes envolvendo artigos, teses e livros publicados em língua portuguesa, abordando a presença de homens na educação infantil. Esses dados foram coletados em quatro bases de dados acadêmicos amplamente reconhecidos, incluindo o Catálogo de Teses e Dissertações CAPES, o Portal de Periódicos da CAPES, o Scientific Electronic Library Online (SciELO) e o Google Scholar. Os resultados indicam que embora um dos professores realmente tenha passado por uma situação de desconfiança e descrédito pela sua atuação enquanto professor do sexo masculino, este tipo de relato não está presente em todos os discursos. Inclusive um dos professores acredita que a realização de um bom trabalho faz com que seja respeitado pelos alunos e colegas. Com base nos resultados percebe-se que é uma preocupação a ausência do tema da Educação Física direcionada às crianças no curso de graduação em Educação Física. | 
| Palavras-chave: | Educação física Diversidade de gênero Docência Questões de gênero na educação | 
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | 
| Idioma: | por | 
| País: | Brasil | 
| Editor: | Universidade Federal da Grande Dourados | 
| Sigla da Instituição: | UFGD | 
| metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências da Saúde | 
| Citação: | VARGAS, Marco Antônio Mendonça. O professor de educação física do sexo masculino na educação infantil: desafios e perspectivas. 2024. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2024. | 
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto | 
| URI: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6304 | 
| Data do documento: | 19-Fev-2024 | 
| Aparece nas coleções: | Educação Física | 
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