Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6321
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Gomes, Narciso Bastos | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8591563148610577 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Mendonça, Jane Corrêa Alves | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Almeida, Vera Luci de | pt_BR |
dc.creator | Silva, Thayne Braga Rios | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8917525995969417 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-05-15T21:15:40Z | pt_BR |
dc.date.available | 2024-12-16 | pt_BR |
dc.date.available | 2025-05-15T21:15:40Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024-12-02 | pt_BR |
dc.identifier.citation | SILVA, Thayne Braga Rios. Lição de vida e cidadania: como o Projeto Rondon molda os bacharéis em administração. 2024. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6321 | pt_BR |
dc.description.abstract | This study aims to verify whether the Rondon Project, through its proposals and operations, contributes to the formation of the profile of the bachelor in Administration, based on what is established by the CNE / CES DCN's No. 438/2020 and Resolution No. 5, of 10/14/2021, which establishes the National Curricular Guidelines for the Undergraduate Course in Administration, which participated in the operations of the Rondon Project, which occurred in the years 2018, 2023 and 2024; Operation Pantanal, Operation Guaicurus and Operation Velho Chico, respectively, whether the challenges faced, the skills developed and the competencies acquired during the operations, contribute to the formation of the profile of the bachelor in administration, as established by the National Curricular Guidelines - DCN's of Administration. In order to learn about the students' reports, experiences and experiences, questionnaires with pre-prepared open-ended questions were sent to four participants of the Administration course at the Federal University of Grande Dourados–MS, who participated in the operations during the years 2018, 2023 and 2024. This is an exploratory and descriptive study, characterized as an experience report. The data were collected and treated using content analysis from Bardin's perspective. The result of the study indicates that the Rondon Project, according to the students' reports, is a relevant experience for the development of essential skills for the training of administrators, according to the National Curricular Guidelines (DCN). The operations promote the integration between theory and practice and encourage interdisciplinary work. Contact with different realities expanded skills such as leadership, empathy, creativity and adaptability, essential for the current job market. The experience in the operations allowed the students to apply theoretical concepts in practical situations, showing that the Rondon Project, due to its objectives and skills developed in the students, is a strategy to shape the profile of the bachelor's degree in Administration. | en |
dc.description.resumo | Este estudo tem como objetivo Verificar se o Projeto Rondon, mediante suas propostas e operações, contribui para a formação do perfil do bacharel de Administração, com base no que estabelece as DCN's de CNE/CES n.º 438/2020 e Resolução n.º 5, de 14/10/2021, institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Graduação em Administração, que participaram das operações do Projeto Rondon, ocorridas nos anos 2018, 2023 e 2024; Operação Pantanal, Operação Guaicurus e Operação Velho Chico, respectivamente, se os desafios enfrentados, as habilidades desenvolvidas e as competências adquiridas durante as operações, contribuem para a formação do perfil do bacharel de administração, como estabelecido pelas Diretrizes Curriculares Nacionais- DCN's de Administração. Para conhecer os relatos, vivências e experiências dos alunos, foram enviados questionários com perguntas abertas pré-elaboradas para quatro participantes do curso Administração da Universidade Federal da Grande Dourados–MS, que participaram das operações, durante os anos 2018, 2023 e 2024. É um estudo exploratório e descritivo, caracterizado como um relato de experiência. Os dados foram coletados e tratados pela análise de conteúdo na perspectiva de Bardin. O resultado do estudo aponta que o Projeto Rondon, segundo os relatos de estudantes, é uma experiência relevante para o desenvolvimento das competências essenciais para a formação do administrador, conforme DCN's. As operações promovem a integração entre teoria e prática e incentivam o trabalho interdisciplinar. O contato com realidades distintas ampliou habilidades como liderança, empatia, criatividade e adaptabilidade, essenciais para o mercado de trabalho atual. A experiência nas operações permitiu que os estudantes aplicassem conceitos teóricos em situações práticas, evidenciando que o Projeto Rondon, por seus objetivos e competências desenvolvidas nos estudantes, é uma estratégia para moldar o perfil do bacharel em Administração. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Claudeir Guilhermino (claudeirguilhermino@ufgd.edu.br) on 2025-05-15T21:15:40Z No. of bitstreams: 1 ThayneBragaRiosSilva.pdf: 1322385 bytes, checksum: 6ad88e3d6643211cedf947768f5e2922 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-05-15T21:15:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ThayneBragaRiosSilva.pdf: 1322385 bytes, checksum: 6ad88e3d6643211cedf947768f5e2922 (MD5) Previous issue date: 2024-12-02 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Grande Dourados | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFGD | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Competências | pt_BR |
dc.subject | Experience Report | en |
dc.subject | Habilidades | pt_BR |
dc.subject | Bachelor of Business Administration | en |
dc.subject | Perfil do administrador | pt_BR |
dc.subject | Administrator Competencies | en |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO | pt_BR |
dc.title | Lição de vida e cidadania: como o Projeto Rondon molda os bacharéis em administração | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Administração |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ThayneBragaRiosSilva.pdf | 1,29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.