Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6329
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Aguiar, Márcio Mucedulapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9169785325927540pt_BR
dc.contributor.referee1Rampazzo, Camila Ribolipt_BR
dc.contributor.referee2Rubbo, Deni Ireneu Alfaropt_BR
dc.creatorSouza, Elias Alves dept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5228866910128208pt_BR
dc.date.accessioned2025-05-16T20:36:53Zpt_BR
dc.date.available2025-04-26pt_BR
dc.date.available2025-05-16T20:36:53Zpt_BR
dc.date.issued2025-03-12pt_BR
dc.identifier.citationSOUZA, E. A. A educação ambiental frente à destruição da natureza: possibilidades e limites para transpor a crise ambiental. 2025. 126 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6329pt_BR
dc.description.abstractThis study addresses how environmental education may or may not contribute to engaging or understanding the relationship between society and nature, highlighting the catastrophic consequences of human actions, such as the greenhouse effect, climate change, global warming, deforestation, and pollution. Environmental education is presented as an essential tool for tackling these crises by promoting necessary social changes. Thus, the objective was to discuss how environmental education is integrated into the context of Dourados-MS, with the State School Menodora Fialho de Figueiredo as the field of study. The central hypothesis is that, although present in the school community, environmental education does not satisfactorily engage in the fight against environmental crises because it does not address the root of the problem: the capitalist production system. Furthermore, it also explores how sociology and the human sciences deal with these issues. The dissertation is structured into three chapters: the first addresses the socio-historical context of the environmental crisis, the second analyzes the structuring of environmental education in Brazil, and the third examines the practice of environmental education in everyday school life. Finally, the findings corroborate the hypothesis, indicating that environmental education is, at the very least, a contradictory tool for transpose the environmental crisis.en
dc.description.resumoO presente trabalho aborda como a educação ambiental pode contribuir ou não para engajar ou compreender a relação entre sociedade e natureza, destacando as consequências catastróficas das ações humanas, como o efeito estufa, alterações climáticas, aquecimento global, desmatamentos e poluição. Na qual, a educação ambiental é apresentada como uma ferramenta essencial para enfrentar essas crises, promovendo mudanças sociais necessárias. Deste modo, o objetivo foi discutir como a educação ambiental está inserida no contexto de Dourados-MS, tendo por campo de estudo a Escola Estadual Menodora Fialho de Figueiredo. A hipótese central é que, embora presente na comunidade escolar, a educação ambiental não engaje satisfatoriamente na luta contra as crises ambientais, pois não aborda a raiz do problema: o sistema de produção capitalista. Ademais, explora também como a sociologia e as ciências humanas lidam com essas questões. A dissertação está estruturada em três capítulos: o primeiro aborda o contexto sócio-histórico da crise ambiental, o segundo analisa a estruturação da educação ambiental no Brasil e o terceiro examina a prática da educação ambiental no cotidiano escolar. Por fim, aos resultados encontrados, corroboram com a hipótese, assim a educação ambiental é no mínimo uma ferramenta contraditória para transpor a crise ambiental.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Claudeir Guilhermino (claudeirguilhermino@ufgd.edu.br) on 2025-05-16T20:36:53Z No. of bitstreams: 1 EliasAlvesdeSouza.pdf: 11893305 bytes, checksum: a5554bfe0e91c72b62d672f701242a1a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-16T20:36:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 EliasAlvesdeSouza.pdf: 11893305 bytes, checksum: a5554bfe0e91c72b62d672f701242a1a (MD5) Previous issue date: 2025-03-12en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Sociologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNaturezapt_BR
dc.subjectNatureen
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectSociologyen
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
dc.titleA educação ambiental frente à destruição da natureza: possibilidades e limites para transpor a crise ambientalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Sociologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EliasAlvesdeSouza.pdf11,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.