Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6329
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Aguiar, Márcio Mucedula | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9169785325927540 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Rampazzo, Camila Riboli | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Rubbo, Deni Ireneu Alfaro | pt_BR |
dc.creator | Souza, Elias Alves de | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5228866910128208 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-05-16T20:36:53Z | pt_BR |
dc.date.available | 2025-04-26 | pt_BR |
dc.date.available | 2025-05-16T20:36:53Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2025-03-12 | pt_BR |
dc.identifier.citation | SOUZA, E. A. A educação ambiental frente à destruição da natureza: possibilidades e limites para transpor a crise ambiental. 2025. 126 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6329 | pt_BR |
dc.description.abstract | This study addresses how environmental education may or may not contribute to engaging or understanding the relationship between society and nature, highlighting the catastrophic consequences of human actions, such as the greenhouse effect, climate change, global warming, deforestation, and pollution. Environmental education is presented as an essential tool for tackling these crises by promoting necessary social changes. Thus, the objective was to discuss how environmental education is integrated into the context of Dourados-MS, with the State School Menodora Fialho de Figueiredo as the field of study. The central hypothesis is that, although present in the school community, environmental education does not satisfactorily engage in the fight against environmental crises because it does not address the root of the problem: the capitalist production system. Furthermore, it also explores how sociology and the human sciences deal with these issues. The dissertation is structured into three chapters: the first addresses the socio-historical context of the environmental crisis, the second analyzes the structuring of environmental education in Brazil, and the third examines the practice of environmental education in everyday school life. Finally, the findings corroborate the hypothesis, indicating that environmental education is, at the very least, a contradictory tool for transpose the environmental crisis. | en |
dc.description.resumo | O presente trabalho aborda como a educação ambiental pode contribuir ou não para engajar ou compreender a relação entre sociedade e natureza, destacando as consequências catastróficas das ações humanas, como o efeito estufa, alterações climáticas, aquecimento global, desmatamentos e poluição. Na qual, a educação ambiental é apresentada como uma ferramenta essencial para enfrentar essas crises, promovendo mudanças sociais necessárias. Deste modo, o objetivo foi discutir como a educação ambiental está inserida no contexto de Dourados-MS, tendo por campo de estudo a Escola Estadual Menodora Fialho de Figueiredo. A hipótese central é que, embora presente na comunidade escolar, a educação ambiental não engaje satisfatoriamente na luta contra as crises ambientais, pois não aborda a raiz do problema: o sistema de produção capitalista. Ademais, explora também como a sociologia e as ciências humanas lidam com essas questões. A dissertação está estruturada em três capítulos: o primeiro aborda o contexto sócio-histórico da crise ambiental, o segundo analisa a estruturação da educação ambiental no Brasil e o terceiro examina a prática da educação ambiental no cotidiano escolar. Por fim, aos resultados encontrados, corroboram com a hipótese, assim a educação ambiental é no mínimo uma ferramenta contraditória para transpor a crise ambiental. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Claudeir Guilhermino (claudeirguilhermino@ufgd.edu.br) on 2025-05-16T20:36:53Z No. of bitstreams: 1 EliasAlvesdeSouza.pdf: 11893305 bytes, checksum: a5554bfe0e91c72b62d672f701242a1a (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-05-16T20:36:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 EliasAlvesdeSouza.pdf: 11893305 bytes, checksum: a5554bfe0e91c72b62d672f701242a1a (MD5) Previous issue date: 2025-03-12 | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Grande Dourados | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Ciências Humanas | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de pós-graduação em Sociologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFGD | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Natureza | pt_BR |
dc.subject | Nature | en |
dc.subject | Sociologia | pt_BR |
dc.subject | Sociology | en |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Environmental education | en |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA | pt_BR |
dc.title | A educação ambiental frente à destruição da natureza: possibilidades e limites para transpor a crise ambiental | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Sociologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EliasAlvesdeSouza.pdf | 11,61 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.