Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6377
Tipo: Dissertação
Título: A imigração venezuelana a partir da perspectiva dos estudantes venezuelanos da Escola Menodora Fialho de Figueiredo, de Dourados – MS
Autor(es): Silva, Leandro Arvelino da
Primeiro Orientador: Sá Junior, Mario Teixeira de
metadata.dc.contributor.referee1: Moreira Junior, Hermes
metadata.dc.contributor.referee2: Lutti, Aline Castilho Crespe
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira, Esmael Alves de
metadata.dc.contributor.referee4: Pereira, Levi Marques
Resumo: Esta dissertação tem por objetivo analisar os impactos da imigração venezuelana na vida dos estudantes imigrantes e refugiados da Venezuela. Tem como grupo focal discentes matriculados em uma escola estadual, na cidade de Dourados, no interior do Mato Grosso do Sul. Diante disso, o objeto de estudo desta pesquisa centra-se no processo de adaptação destes jovens diante do processo de aprendizagem, construção de identidade e pertencimento. Para tanto, o método adotado para o desenvolvimento deste trabalho é o etnográfico, pois a convivência com o grupo foi a base para a coleta de dados, além das entrevistas com os atores envolvidos no processo: professores, estudantes brasileiros, imigrantes, servidores e direção escolar. Outra preocupação desta pesquisa relaciona-se à análise das políticas públicas em prol dos estudantes imigrantes, bem como as estratégias de ensino ofertadas pela instituição, a partir do estudo dos documentos norteadores da escola, como o Regimento Escolar e o Projeto Político Pedagógico.
Abstract: This dissertation aims to analyze the impacts of Venezuelan immigration on the lives of immigrant and refugee students from Venezuela. Its focus group is students enrolled in a state school, in the city of Dourados, in the interior of Mato Grosso do Sul. Therefore, the object of study of this research focuses on the process of adaptation of these young people to the process of learning, construction of identity and belonging. Therefore, the method adopted for the development of this work is the ethnographic one, because the coexistence with the group was the basis for data collection, in addition to the interviews with the actors involved in the process: teachers, Brazilian students, immigrants, servers and school management. Another concern of this research is related to the analysis of public policies in favor of immigrant students, as well as the Teaching strategies Offered by the institution, based on the study of the school's guiding documents, such as School Regiment and Pedagogical Political Project.
Palavras-chave: Imigrantes
Immigrants
Refugiados
Refugees
Crise Humanitária
Humanitarian Crisis
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Antropologia
Citação: SILVA, Leandro Arvelino da. A imigração venezuelana a partir da perspectiva dos estudantes venezuelanos da Escola Menodora Fialho de Figueiredo, de Dourados – MS. 2023. 109 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6377
Data do documento: 4-Set-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Antropologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LeandroArvelinodaSilva.pdf2,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.